A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sónia Fernandes Castanheira Escola Básica e Secundária de Santa Maria Ilha de Santa Maria - Açores 10º Ano – Físico Química A Pico Alto 6.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sónia Fernandes Castanheira Escola Básica e Secundária de Santa Maria Ilha de Santa Maria - Açores 10º Ano – Físico Química A Pico Alto 6."— Transcrição da apresentação:

1 Sónia Fernandes Castanheira Escola Básica e Secundária de Santa Maria Ilha de Santa Maria - Açores 10º Ano – Físico Química A Pico Alto 6

2 Após a análise da informação recolhida na Internet, em sites de empresas e instituições ligadas às energias renováveis e da informação do manual adoptado, optamos por produzir o colector solar, do tipo plano, por ser o mais simples de construir a partir dos materiais disponíveis, e de todos os protótipos testados este foi no que se verificou um melhor rendimento. Na construção do nosso colector utilizamos o seguinte material: caixa de madeira, tubo de cobre, material isolador, vidro, tinta preta, chapas de metal, pregos, balde, arame e tábuas de madeira. Figura 1 – Medições efectuadas na construção da caixa. Figura 2 – Ajuste do tubo de cobre à caixa.

3 Este projecto enquadra-se num dos objectivos específicos da disciplina do 10º ano de Físico Química A (na unidade 1- Sol e Aquecimento). Para desenvolver este projecto foi pedido aos alunos que pesquisassem e seleccionassem informação que permitisse construir um colector solar, onde fosse premiado a utilização de materiais reciclados e se pudesse obter um bom rendimento. Como se verifica nas fotos durante a construção do nosso protótipo foram testados vários materiais e modelos, sempre com o intuito de adquirir um melhor rendimento associado aos matérias que disponibilizávamos, fácil construção e de segurança. Figura 3 – Colector solar ainda em fase de construção.

4 Grupos de alunos envolvido neste projecto demonstrou durante todo este processo um grande interesse na pesquisa de informação necessária para a construção do colector e na sua aplicação. Foram os alunos que decidiram o tipo de colector e o material a utilizar depois da realização de vários testes com outros protótipos. É importante salientar que os alunos trocaram ideias com colegas, da escola, que em anos anteriores já tinham construído colectores solares e participado em provas similares. Os alunos pesquisaram no manual adoptado (VENTURA, Graça; FIOLHAIS, Manuel; FIOLHAIS, Carlos; PAIVA, João; FERREIRA, António: FA, 1ª edição, Texto Editora) e em diversos sites da internet, nomeadamente: -http://www.jorgeneto.eprofes.net/colector_solar.htm;http://www.jorgeneto.eprofes.net/colector_solar.htm -http://www.energiasrenovaveis.com/DetalheConceitos.asp?ID_conteudo=41&ID_are a=8&ID_sub_area=26;http://www.energiasrenovaveis.com/DetalheConceitos.asp?ID_conteudo=41&ID_are a=8&ID_sub_area=26 -http://www.youtube.com/watch?v=HrFt8twY9d4&feature=related;http://www.youtube.com/watch?v=HrFt8twY9d4&feature=related - entre outros sites. Figuras 4 e 5 – Pintura do colector solar.

5 Protótipo apresentou alguma rentabilidade no aquecimento de águas. Aprendizagem e conceitos adquiridos: -Conceitos de emissão, absorção e reflexão. -Mecanismo de transferência de energia. -Rendimento. -Conversão térmica solar; -Materiais condutores e isoladores do calor. Condutividade térmica; Figura 6 – Colector solar e respectivo suporte. Figura 7 – Aplicação de mangueiras ao reservatório. Figura 8 – Colector solar.


Carregar ppt "Sónia Fernandes Castanheira Escola Básica e Secundária de Santa Maria Ilha de Santa Maria - Açores 10º Ano – Físico Química A Pico Alto 6."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google