A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Básica Secundária de Santa Maria Ilha de Santa Maria - Açores Formosa 6 12º ano de química Maria Cristina Coelho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Básica Secundária de Santa Maria Ilha de Santa Maria - Açores Formosa 6 12º ano de química Maria Cristina Coelho."— Transcrição da apresentação:

1 Escola Básica Secundária de Santa Maria Ilha de Santa Maria - Açores Formosa 6 12º ano de química Maria Cristina Coelho

2 O biogás é um combustível gasoso com um conteúdo energético elevado semelhante ao gás natural, composto, principalmente, por hidrocarbonetos de cadeia curta e linear. Tem origem nos efluentes agro-pecuários (estrume de bovinos). É constituído por uma mistura de metano (CH 4 ) em percentagens que variam entre os 50% e os 70% sendo o restante essencialmente CO 2. A mistura é produzida naturalmente, em meio anaeróbico (sem a presença de O 2 ) por acção de bactérias, em matéria orgânica, que é fermentada dentro de determinados limites de temperatura, teor em água e acidez. Figura1- Biodigestor no início da produção.

3 Durante a planificação deste projecto foram testados diversos materiais, inicialmente utilizou-se garrafões de água com resíduos alimentares. No entanto, nesta fase de experimentação não se obteve grande resultado (a mistura não fermentou). Numa segunda fase utilizou-se estrume de bovino e água (numa percentagem de 50% de cada), onde se verificou a fermentação e consequentemente grande produção de metano. Figuras 2, 3 e 4 – várias fases do primeiro Biodigestor

4 Grupos de alunos envolvido neste projecto demonstrou durante todo este processo um grande interesse na na pesquisa de informação necessária para a produção de biogás. Foram os alunos que surgiriam o tipo de resíduos e material a utilizar depois da realização de vários testes. Figura5 - Biodigestor no início da produção.

5 Este tipo de gás poderá ser utilizado nos fogões domésticos, esquentadores e em motores a quatro tempos. Este projecto está integra-se no programa de 12º ano de Química na unidade de Combustíveis, Energia e Ambiente. Conteúdos adquiridos: Figura 6 – Câmara de ar com biogás ligado a um bico de bunsen. Combustíveis alternativos: hidrogénio, álcool, bioálcool, biodiesel e biogás A energia dos combustíveis: a eficiência no uso, a necessidade de a economizar e as implicações ambientais da sua utilização


Carregar ppt "Escola Básica Secundária de Santa Maria Ilha de Santa Maria - Açores Formosa 6 12º ano de química Maria Cristina Coelho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google