A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O processador de imagem... Em termos gerais, entendemos que o processador de imagem é hoje uma ferramenta indispensável para professores e alunos...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O processador de imagem... Em termos gerais, entendemos que o processador de imagem é hoje uma ferramenta indispensável para professores e alunos..."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 O processador de imagem... Em termos gerais, entendemos que o processador de imagem é hoje uma ferramenta indispensável para professores e alunos...

4 A nossa perspectiva... Na maioria dos casos, o processador de imagem deve ser entendido não como um fim em si mesmo mas como um recurso que pode ser integrado numa multiplicidade de actividades e projectos.

5 Osoftware O software... Entendemos ainda que a opção de utilização do PSP como programa de processamento de imagem se justifica: pelas suas potencialidades técnicas por se tratar de um programa acessível (do ponto de vista financeiro, mas não só) comparativamente a outros programas.

6 Alternativas Sobretudo pelo facto de não existir versão portuguesa, parece-nos que ao nível da implementação do Currículo Básico seria desejável considerar possibilidades alternativas.

7 Adequação aos contextos Assim, defendemos a possibilidade de os professores poderem escolher outro programa de processamento de imagem que, eventualmente, se adapte melhor ao seu contexto (nível de ensino, por exemplo). O currículo básico precisa de facto de alguma plasticidade !...

8 OManual O Manual Quanto ao manual, propriamente dito, alguns aspectos mereceram da nossa parte algumas notas: estrutura exploração dos recursos

9 OManual - estrutura O Manual - estrutura Simplicidade e consistência Clareza na exploração dos aspectos técnicos tratados Definição clara de objectivos Enquadramento no âmbito do Currículo Básico Indicação/sugestão da duração prevista do módulo

10 OManual – exploração de recursos O Manual – exploração de recursos Actividades orientadas para situações concretas Abordagem adequada (mostra o produto final e apresenta de forma clara os procedimentos, passo a passo). Escassas referências aos diferentes formatos de gravação de imagens (e suas características), definição de imagens... Ausência de ideias/sugestões/exemplos de actividades ou projectos de referência (boas práticas).

11 A partir de um exemplo de Boa Prática Projecto Comunicar através da imagem

12 Através de um trabalho de composição de imagens e partindo de obras de artistas conhecidos, os alunos realizam as suas próprias criações. Cada grupo trabalhará com base em duas obras, a que escolheram e que foi seleccionada pela escola parceira. O projecto culminará com a publicação na Internet dos trabalhos e com a realização de uma eventual exposição local.

13 Comunicar através da imagem Objectivos: Conhecer artistas, as suas pinturas, as suas obras e o seu contexto socio-cultural. Utilizar um programa de processamento e tratamento de imagem como uma ferramenta de apoio à (re)criação de arte gráfica. Utilizar a Internet como meio de comunicação e intercâmbio com outros parceiros.

14 Comunicar através da imagem La liberté guidant le peuple ( Eugène Delacroix) Estremoz (Maluda)

15

16 Exercício 1 Sobrepor (integrar) duas imagens Figura 1 Figura 2

17 Figura 3

18 Títulos (Letras com fundo de outra imagem)

19 Efeitos especiais Do texto à imagem – FIRE

20 Formar Professores em Rede... Augusto CandeiasAugusto Candeias José Luís CarvalhoJosé Luís Carvalho Vicência MaioVicência Maio Fevereiro de 2001 Universidade de Évora


Carregar ppt "O processador de imagem... Em termos gerais, entendemos que o processador de imagem é hoje uma ferramenta indispensável para professores e alunos..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google