A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fontes Escola Secundária Diogo de Macedo Curso Tecnológico de Informática Ano lectivo 2006/2007 Prof.: Henrique Ribeiro Paulo Cruz 11ºD nº2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fontes Escola Secundária Diogo de Macedo Curso Tecnológico de Informática Ano lectivo 2006/2007 Prof.: Henrique Ribeiro Paulo Cruz 11ºD nº2."— Transcrição da apresentação:

1 Fontes Escola Secundária Diogo de Macedo Curso Tecnológico de Informática Ano lectivo 2006/2007 Prof.: Henrique Ribeiro Paulo Cruz 11ºD nº2

2  Curso Tecnológico de Informática Aplicações Informáticas A 2 Conteúdos Introdução O que são fontes ou tipos de letra Fontes Bitmapped Fontes Escaladas Programa de gestão de fontes Uso racional das fontes Conclusão Bibliografia

3  Curso Tecnológico de Informática Aplicações Informáticas A 3 Introdução Neste trabalho irei abordar o conceito de fontes, e que tipo de fontes existem (Bitmapped e Escaladas). O que é um gestor de fontes e como utilizar um (X-Fonter). Como usar racionalmente as fontes instaladas no nosso computador.

4  Curso Tecnológico de Informática Aplicações Informáticas A 4 Fontes Concepção gráfica aplicada a um conjunto de números, símbolos e caracteres. Um tipo de letra descreve um certo tipo de carácter em conjunto com outras características, tais como tamanho, espaçamento e tonalidade.

5  Curso Tecnológico de Informática Aplicações Informáticas A 5 Fontes Bitmapped Tipos de letra armazenados como mapas de bits. Os tipos de letra por quadrícula são concebidos com uma resolução e tamanho específicos para uma impressora específica e não podem ser escalados. Se uma impressora não suportar tipos de letra por quadrícula, estes não serão impressos.

6  Curso Tecnológico de Informática Aplicações Informáticas A 6 Fontes Bitmapped (Cont.) Os cinco tipos de letra por quadrícula são Courier, MS Sans Serif, MS Serif, Small e Symbol. São tamtém conhecidas por tipos de letra por quadrícula tipos de letra de mapa de bits.

7  Curso Tecnológico de Informática Aplicações Informáticas A 7 Fontes Escaladas Tipo de letra composto a partir de um modelo matemático, no qual cada carácter é definido como um conjunto de linhas desenhadas entre pontos. Os tipos de letra vectoriais podem ser correctamente dimensionados para qualquer tamanho ou relação altura/largura. Existem três tipos: Type 1 True Type Open Type

8  Curso Tecnológico de Informática Aplicações Informáticas A 8 Type 1 Tipos de letra dimensionáveis concebidos para trabalhar com dispositivos PostScript. O que é o PostScript??? Uma linguagem de descrição de página (PDL), desenvolvida pela Adobe Systems para imprimir em impressoras laser. O PostScript fornece uma capacidade de tipo de letra flexível e gráficos de alta qualidade. Trata-se do padrão para a edição electrónica, uma vez que é suportado por impressoras de alta resolução.

9  Curso Tecnológico de Informática Aplicações Informáticas A 9 True Type Tipos de letra que são dimensionáveis e, por vezes, gerados como mapas de bits ou tipos de letra de software, dependendo das capacidades da impressora. É possível dimensioná-los para qualquer altura e podem ser impressos exactamente como aparecem no ecrã.

10  Curso Tecnológico de Informática Aplicações Informáticas A 10

11  Curso Tecnológico de Informática Aplicações Informáticas A 11 Open Type Tipos de letra vectoriais compostos a partir de comandos de linhas e curvas que podem ser dimensionados e rodados. Os tipos de letra Open Type são transparentes e legíveis em todos os tamanhos e suportados pelo Windows em todos os dispositivos de saída. O Open Type é uma extensão da tecnologia do tipo de letra True Type.

12  Curso Tecnológico de Informática Aplicações Informáticas A 12

13  Curso Tecnológico de Informática Aplicações Informáticas A 13 Programa de gestão de fontes O que é um gestor de fontes? Estes programas permitem ao utilizador controlar as fontes instaladas no Sistema Operativo. O Windows disponibiliza para os seus utilizadores o programa Tipos de Letra, disponível no painel de controlo. Este dá-nos a possibilidade de visualizar e gerir os tipos de letra instalados.

14  Curso Tecnológico de Informática Aplicações Informáticas A 14 Programa de gestão de fontes (cont.) O programa por mim escolhido foi o “X-Fonter”. Versão 6.1 Para ser utilizado no Windows 3491 KB Tipo Shareware Tem como principal funcionalidade gerir as nossas fontes (instalar, desinstalar, carregar, descarregar, comparar e pré- visualizar).

15  Curso Tecnológico de Informática Aplicações Informáticas A 15 Programa de gestão de fontes (cont.) Visualizar filme de instalação.

16  Curso Tecnológico de Informática Aplicações Informáticas A 16 O uso racional de fontes Quando estamos a realizar um trabalho de não abusar na utilização de fontes. Isto quer dizer que não devemos utilizar muitos tipos de letra num só trabalho. Podemos referir que devemos ter certos limites aquando da instalação de fontes no nosso computador.

17  Curso Tecnológico de Informática Aplicações Informáticas A 17 O uso racional de fontes (Cont.) Devemos ter em consideração o número de fontes que temos instaladas no nosso computador. Em número elevado podem atrasar as operações de processamento. Devem ser geridas de acordo com as necessidades do utilizador e com a capacidade de armazenamento do computador.

18  Curso Tecnológico de Informática Aplicações Informáticas A 18 Conclusão Com este trabalho fiquei a conhecer melhor o que são fontes e as diferenças entre os diversos tipos existentes. Aprendi a manusear um novo programa que me permite gerir e editar as fontes, com o qual podemos utilizar a nossa criatividade e criar textos bastante interessantes. Devemos ter também em atenção á maneira como utilizamos as fontes, ou seja, usá-las racionalmente.

19  Curso Tecnológico de Informática Aplicações Informáticas A 19 Bibliografia Consulta em: “ Centro de ajuda e suporte” do Windows XP Home Edition. Fonseca, Dalila. Pacheco, Deolinda. Marques, Fernando. Soares, Soares. “Aplicações Informáticas A”. 11º ano. Porto Editora. 2006. Programa de gestão de fontes retirado de: www.download.com

20  Curso Tecnológico de Informática Aplicações Informáticas A 20


Carregar ppt "Fontes Escola Secundária Diogo de Macedo Curso Tecnológico de Informática Ano lectivo 2006/2007 Prof.: Henrique Ribeiro Paulo Cruz 11ºD nº2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google