A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é No dia âmbito do Projecto Igreja Solidária, a Cáritas Diocesana de Lisboa procedeu à abertura, no dia 24 de Junho de 2009, da Loja Solidária da.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é No dia âmbito do Projecto Igreja Solidária, a Cáritas Diocesana de Lisboa procedeu à abertura, no dia 24 de Junho de 2009, da Loja Solidária da."— Transcrição da apresentação:

1

2 O que é No dia âmbito do Projecto Igreja Solidária, a Cáritas Diocesana de Lisboa procedeu à abertura, no dia 24 de Junho de 2009, da Loja Solidária da Cáritas Diocesana de Lisboa É Dado, uma loja de entrega gratuita de roupa, em Lisboa.

3 Como surgiu o projecto Um grupo de voluntários propôs o aproveitamento de um espaço já utilizado pela Cáritas como armazém e como ponto de oferta de ajuda para criar uma solução que pudesse dar resposta a situações de precariedade económica emergentes mediante a disponibilização de roupas

4 Filosofia da Loja Contribuir para uma resposta integral à sociedade nestes tempos de desafio que o país atravessa, regendo-se pelo lema da Cáritas Diocesana de Lisboa: Fazer bem, o Bem, a quem mais precisa Funcionar como qualquer loja, onde os seus clientes podem escolher as peças de roupa que pretendem, experimentá-las e, se gostarem, levá-las, o que confere dignidade acrescida à ajuda que lhes é proporcionada

5 Modo de funcionamento Todas as pessoas que necessitem de roupa e se dirijam directamente à Loja poderão beneficiar do vestuário existente, uma vez justificada essa necessidade. Segundo o Regulamento, as pessoas que sejam encaminhadas para a Loja pela Cáritas ou por um dos parceiros da rede de solidariedade social (Paróquias, Centros Sociais Paroquiais, Misericórdias, Movimentos e Grupos, Institutos Religiosos e Instituições Particulares de Solidariedade Social), poderão usufruir de ajuda mais significativa

6 Fornecimento da Loja Campanha para a abertura divulgada na Internet explicando o projecto no sentido de se captar doadores. Desde a inauguração, a É Dado tem contado com a generosidade crescente de muitos particulares, de empresas, de hotéis e de lojas que têm canalizado para a Loja roupa e calçado, livros e brinquedos.

7 Angariação de voluntários O enorme volume de bens que foi sendo entregue obrigou a uma campanha para mobilizar mais voluntários para o projecto – para a triagem dos bens e para aumentar os horários de abertura da loja. Responderam ao apelo mais de uma centena de pessoas, muitas das quais participam regularmente naquelas tarefas.

8 Colaboração com instituições Em 2010 foi-nos cedido um grande armazém num local central de Lisboa, passando para aqui a triagem dos bens doados. Iniciou-se também o contacto com diversas instituições (Hospitais, Estabelecimentos Prisionais, Orfanatos, Associações) propondo-nos suprir as suas necessidades de roupa.

9 A É Dado na Comunicação Social O projecto mereceu sempre o interessa dos órgãos de Comunicação social : Selecções do Readers Digest, Novembro de 2009: RTP, : brinquedos.rtp&headline=20&visual=9&tm=8&article= Rádio Renascença, : Diário de Notícias, : Antena 1, : recolhe-roupa-e-calcado-para-oferecer-a-pessoas-carenciadas.rtp&article= Agência Ecclesia, : bin/noticia.pl?id=73809

10 1º Aniversário da É Dado No dia 24 de Junho de 2010 comemorou-se o1º aniversário da abertura da Loja, facto que motivou o interesse da comunicação social que deu bastante relevo ao projecto. Aumentaram significativamente as doações e diversificou-se a oferta que passou a incluir roupas de casa, louças e outros objectos.

11 Balanço da actividade Desde a sua inauguração a Loja É Dado já registou a inscrição de 692 clientes, a que correspondem agregados familiares de 1947 pessoas. Pessoas sós: 28%, maioritariamente sem-abrigo 41% são agregados familiares de até 3 pessoas ; 31% são agregados familiares entre 4 e 15 pessoas. Origem dos clientes : portugueses, nativos de todos os PALOP, brasileiros, indianos, paquistaneses, marroquinos, romenos, ucranianos.

12 Divulgação do Projecto A divulgação deste projecto da CDL faz-se através de um folheto informativo e de uma entrada no Facebook.

13 Localização e Horário R. Manuela Porto, n.º 12 em Carnide (próximo da Casa do Artista e da Esquadra de Carnide da PSP Acessível, por Metro, pela estação de Carnide (linha Azul) e pela Carris, pelos autocarros n.ºs 26, 115, 68 e 202 Funciona às terças e quintas-feiras, das 9:00h às 12:00h, e aos sábados das 15:00h às 17:00h


Carregar ppt "O que é No dia âmbito do Projecto Igreja Solidária, a Cáritas Diocesana de Lisboa procedeu à abertura, no dia 24 de Junho de 2009, da Loja Solidária da."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google