A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS 6 de Março de 2010 Escola Superior de Educação de Viseu.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS 6 de Março de 2010 Escola Superior de Educação de Viseu."— Transcrição da apresentação:

1 1 Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS 6 de Março de 2010 Escola Superior de Educação de Viseu

2 Números racionais não negativos Algumas considerações… Formação coordenada por: João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Novo Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação de Coordenadores de Agrupamentos/Escolas 6 de Março de 2010 S3-3 Escola Superior de Educação de Viseu Luís Menezes e Cátia Rodrigues Preparação de um tópico matemático

3 3 Números racionais O sentido de número racional envolve diferentes significados, embora até aqui se tenha privilegiado só alguns deles.

4 4 Números racionais e seus significados Quociente A Matilde convidou as suas quatro amigas para o lanche, mas tem apenas 3 bolas de berlim. Decidiram dividir igualmente os bolos. Quanto comerá cada uma? (Corresponde a uma distribuição equitativa. Assim, na fracção, a é repartido em b partes iguais.) Relação parte-todo A Joana dividiu um canteiro em 5 partes iguais para plantar as suas flores preferidas. Começou por plantar margaridas e orquídeas. Que parte do canteiro já está ocupado? (O denominador da fracção representa o número de partes em que a unidade é dividida e o numerador o número de partes consideradas.)

5 5 Razão Para fazer sumo de laranja são necessários 3 copos de água por cada dois copos de concentrado de laranja. Quantos copos de água são necessários por cada 5 copos de concentrado de laranja? (Estabelece uma comparação entre medidas de grandezas.) Medida Tomando como unidade de medida de área o triângulo grande do Tangram, qual a medida de área do triângulo pequeno? (Compara uma grandeza com outra tomada como unidade. Neste caso, o denominador representa o número de partes em que se divide a unidade, de modo a ser possível efectuar a medição.)

6 6 Operador O João demorou 25 minutos a fazer o trabalho de casa e o Pedro demorou mais um quinto desse tempo. Quanto tempo demorou o Pedro a realizar o trabalho de casa? (Funciona como uma máquina que opera sobre um determinado valor para originar um segundo valor. Assim, a fracção actua sobre um determinado valor, modificando-o e produzindo um novo valor.)

7 7 Contínua Discreta Tipos de unidade A unidade discreta pode ainda ser simples ou composta. A definição clara da unidade é muito importante. As unidades podem assumir naturezas diversas.

8 8 Representações PictóricaSimbólica Verbal (dois terços)


Carregar ppt "1 Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS 6 de Março de 2010 Escola Superior de Educação de Viseu."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google