A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Origem da Enfermagem Professora e Enfermeira : Drª Carla Gomes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Origem da Enfermagem Professora e Enfermeira : Drª Carla Gomes"— Transcrição da apresentação:

1 Origem da Enfermagem Professora e Enfermeira : Drª Carla Gomes
Aula Inaugural

2 Fase Empírica Doenças – castigo de Deus ou o poder diabólico exercido sobre os homens: Sacerdotes e Feiticeiros · Sacerdote-médico – conhecimento de plantas medicinais; delegava o preparo a assistentes que acumulavam a função de farmacêuticos e enfermeiros.

3 Tempos Antigos( 4688 a. c) Descobrimento da Anatomia Fórmulas médicas;
Enciclopédias religiosa-científicas que identificavam o coração como centro da circulação; Conhecimento de ligamentos, músculos, vasos linfáticos, nervos, plexos e faziam suturas amputações e correção de fraturas.

4 Tratamentos Os tratamentos se baseavam-se em: Banhos, Clistéres,
Inalações, Sangrias Dietas

5 Indía..... Tinham hospitais e é o único país onde, à época, se falava em enfermeiros exigindo dos mesmos qualidades e conhecimentos: Asseio, habilidade, Inteligência, conhecimento de culinária e preparo de remédios. Deveriam ser puros, dedicados e cooperativos).

6 Grécia Antiga Hipócrates (pai da medicina) - lançou a base da medicina científica, pregava a observação do doente para fins: Diagnóstico, Prognóstico e terapêutica. Dissecção de cadáveres – evolução da medicina.

7 Era cristã – Fase Religiosa
Nasce a comunidade cristã com o ideal da caridade. Primeiros séculos - o cuidado ao enfermo era prestado por: Diáconos Diaconisas.

8 Definição..... Diáconos eram pessoas ricas que praticavam a filantropia e o cuidado de enfermagem. Diaconisas- “As viúvas que dispunham de tempo, assim como as virgens que se consagravam a Deus, tomavam parte ativa nesse socorro aos pobres e doentes”(Paixão, 1969,p.29).

9 O Trabalho.... Trabalho dos diáconos e diaconisas promoveu uma revolução social com os serviços de assistência prestados, porém, sofreram a perseguição por judeus e pagãos que eram contra o cristianismo. Após 3 séc. de perseguição a igreja é declarada livre para exercer suas atividades.

10 O surgimento dos Hospitais
Inicia-se o desenvolvimento da assistência com a organização de hospitais e recolhimentos dirigidos por bispos. Nos séc. IV e V cresceu o número de hospitais cristãos, que abrigavam além de doentes, órfãos, velhos, deficientes e peregrinos. Os bispos tinham conhecimento de medicina e organizavam e orientavam a assistência.

11 Hospital Bethlehen Inglaterra séc.XVII e XVIII
O número de doentes mentais aumenta assim como a pobreza e as prisões são usadas para segregar esses pacientes. Acredita-se que por serem pobres e insanos eles haviam caído na desgraça divina. Muitos são ridicularizados, maltratados e até mesmo expostos publicamente

12 IDADE MÉDIA Ordens Militares – Cruzadas séc. XI
Inicia a organização da enfermagem sob a forma religiosa-militar. Criaram-se hospitais para socorrer os peregrinos cristãos perseguidos pelos mulçumanos.

13 As Ordens As ordens militares se destacaram pelo cuidado
aos loucos e aos leprosos. É criada a ordem terceira (sec. XII/ S. Francisco) permitindo que pessoas casadas e outras que tinham deveres no mundo praticassem a caridade cuidando de doentes sem fazer votos. Muitos desses eram nobres. As ordens terceiras foram fundamentais para o progresso da enfermagem.

14 A Fase da Decadência Reforma Protestante – expulsão das religiosas dos hospitais, não havendo pessoal para substituí-las. O cuidado passou a ser prestado por pessoas de reputação duvidosa. A maioria mulheres por ser o serviço considerado doméstico, ainda era pesado, com remuneração escassa e sem organização nem supervisão.

15 Os doentes morriam ao abandono, eram extorquidos de gorjetas, não tinham higiene e a comida era insuficiente. Esse período foi também chamado: Período Obscuro ou Período Negro da Enfermagem

16 Ordens Religiosas que se Destacaram antes da Enfermagem Moderna
Confrarias de Misericórdia A primeira foi Fundada em Lisboa por Frei Miguel de Contreras no séc. XVI. Seus associados exerciam a caridade através de atividades de enfermagem. Todo núcleo de povoação em colônia portuguesa tinha sua Sta Casa de Misericórdia.

17 As Santas Casas recebiam apoio dos poderes públicos e esforçavam-se para ter o possível de organização hospitalar na época. ·No Brasil a 1ª Sta Casa de Misericórdia foi criada em Santos (SP) em 1543.

18 Confraria da Caridade Criada na França por S. Vicente de Paulo no séc. XVII, era formada por senhoras que se propunham a socorrer pobres e doentes da paróquia Se ampliou pelas aldeias da França chegando a Paris onde a miséria era grande e mostrou-se eficiente em períodos de fome, epidemia e peste.

19 Devido a dificuldade das senhoras da sociedade em servir aos pobres a domicílio, criou-se o Instituto das Filhas de Caridade que aceitava jovens camponesas que serviam aos doentes sob a vigilância das Senhoras da Caridade. Cria-se a Congregação das Filhas das Caridade (1633) - Irmãs que viviam sem clausura e andavam livremente pelas ruas para acudir aos doentes.

20 Em 1625 , Luiza de Marillac , viúva passou a dedicar-se a obra da caridade
Recebendo a missão de inspetora nas paróquias onde São Vicente de Paulo ou seus missionários pregavam as missões. As irmãs de Caridade deveriam saber ler e escrever, tinham um programa de ética e respeitavam a dignidade humana do pobre. O que contribuiu para o reerguimento da enfermagem.

21 Em 1640, as Irmãs tomaram a direção de um hospital e difundiram-se pelos países cristãos.
Um grande feito das Irmãs de caridade foi a reorganização do Hotel Diêu em Paris onde se abrigavam mais de 2000 doentes.


Carregar ppt "Origem da Enfermagem Professora e Enfermeira : Drª Carla Gomes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google