A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Imunitário.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Imunitário."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Imunitário

2 Imunidade se refere à proteção do organismo contra doenças infecciosas.
Os cílios, a pele e a mucosa são barreiras físicas que impedem a invasão de microorganismos. A saliva, a lágrima, o suor e o suco gástrico constituem as barreiras químicas do nosso corpo. Se as barreiras físicas e químicas são vencidas, entram em ação as defesas imunitárias.

3

4 O sistema imunitário pode desempenhar dois tipos de resposta a agentes invasores:
Resposta inata (inflamatória): rápida e efetiva. Atuam com mais freqüência os macrófagos e os granulócitos. Resposta adaptativa: lenta e duradoura. Atuam com mais freqüência os linfócitos.

5 Resposta Imune Inata Exemplo: ferimento ocorrido na pele que permitiu a entrada de microrganismos. Multiplicação de microrganismos que encontram condições propícias; Dor, atrai células de defesa; Terminações nervosas liberam bradicinina (substância dilatadora e permeabilizadora da parede dos vasos sanguíneos), basófilos e mastócitos também liberam histamina (substância com o mesmo efeito da bradicinina); Local fica avermelhado (maior irrigação sanguínea) e quente (calor inibe a reprodução de microrganismos); Bradicinina e histamina favorecem a diapedese (saída de leucócitos do sangue para a área afetada); Macrófagos, neutrófilos e eosinófilos iniciam a defesa (fagocitose e destruição dos agentes patogênicos); Formação do pus (leucócitos e invasores mortos).

6

7 Resposta imune adaptativa
Resposta imunitária propriamente dita, ocorre quando o agente invasor tem acesso ao organismo por outras vias (respiratória ou digestória). Característica desta resposta imune: a especificidade (antígeno-anticorpo=imunoglobulina (Ig)) e a memória imunitária. Anticorpos: podem facilitar a fagocitose; destruir diretamente os antígenos; podem ser barreiras físicas. Antígenos: substâncias ou materiais reconhecidos como corpos estranhos pelo organismo.

8 Resposta imune adaptativa
Existem dois tipos de resposta imune adaptativa: Humoral: exercida pelos anticorpos produzidos pelos linfócitos B (relacionada com a memória imunitária). Celular: mediada por células denominadas linfócitos T.

9 Imunidade humoral Ao longo da vida, produzimos anticorpos contra os antígenos que vamos entrando em contato, nesse processo, participam os linfócitos B que são produzidos na medula óssea vermelha. Para cada antígeno é produzido um tipo de linfócito B que produz um tipo de anticorpo. No nosso corpo já existem vários anticorpos prontos para atuar. Alguns podem se transformar em plasmócitos (células do TC que produzem anticorpos) outros armazenam informações e se transformam em células de memória.

10 Imunidade celular Mediada pelos linfócitos T. Existem vários tipos mas, duas se destacam, as células CD8+ (citotóxicas, matam células invasoras) e as CD4+ que atuam na ativação de linfócitos B e macrófagos. Os linfócitos T supressores inibem a atividade dos linfócitos B e T quando a infecção se encontra controlada. Existem ainda os linfócitos denominados natural killer (NK) (células matadoras naturais), essas reconhecem e matam células tumorais, células infectadas por vírus e órgãos transplantados.

11 Tipos de imunização Imunização: é a capacidade de se criar resistência contra antígenos, produzindo anticorpos. Pode ser de dois tipos: ativa ou passiva.

12 Tipos de imunização Características Tipos Ativa Como ocorre?
Quando o organismo produz anticorpos. Natural Quando ficamos doentes. Mecanismo Imunização lenta e duradoura. Desenvolve células de memória. Artificial Ao tomarmos vacinas. Passiva Quando o organismo recebe anticorpos. Durante a gestação e amamentação. Imunização rápida e temporária. Não desenvolve células de memória. Ao recebermos o soro.

13

14

15 Órgãos do sistema imunitário
Podem ser classificados em primários e secundários. Órgãos primários: os linfócitos são produzidos a partir de células embrionárias e amadurecem se tornando funcional. Ex.: medula óssea vermelha (linfócitos B) e timo (linfócito T). Órgãos secundários: são aqueles que participam ativamente da resposta imune, as células são produzidas nos primários e migram através da circulação linfática. Ex.: linfonodos, placas de Peyer (duodeno), tonsilas, baço e medula óssea.

16


Carregar ppt "Sistema Imunitário."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google