A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Imunitário. Imunidade se refere à proteção do organismo contra doenças infecciosas. Os cílios, a pele e a mucosa são barreiras físicas que impedem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Imunitário. Imunidade se refere à proteção do organismo contra doenças infecciosas. Os cílios, a pele e a mucosa são barreiras físicas que impedem."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Imunitário

2 Imunidade se refere à proteção do organismo contra doenças infecciosas. Os cílios, a pele e a mucosa são barreiras físicas que impedem a invasão de microorganismos. A saliva, a lágrima, o suor e o suco gástrico constituem as barreiras químicas do nosso corpo. Se as barreiras físicas e químicas são vencidas, entram em ação as defesas imunitárias.

3

4 O sistema imunitário pode desempenhar dois tipos de resposta a agentes invasores:  Resposta inata (inflamatória): rápida e efetiva. Atuam com mais freqüência os macrófagos e os granulócitos.  Resposta adaptativa: lenta e duradoura. Atuam com mais freqüência os linfócitos.

5 Resposta Imune Inata Exemplo: ferimento ocorrido na pele que permitiu a entrada de microrganismos. 1.Multiplicação de microrganismos que encontram condições propícias; 2.Dor, atrai células de defesa; 3.Terminações nervosas liberam bradicinina (substância dilatadora e permeabilizadora da parede dos vasos sanguíneos), basófilos e mastócitos também liberam histamina (substância com o mesmo efeito da bradicinina); 4.Local fica avermelhado (maior irrigação sanguínea) e quente (calor inibe a reprodução de microrganismos); 5.Bradicinina e histamina favorecem a diapedese (saída de leucócitos do sangue para a área afetada); 6.Macrófagos, neutrófilos e eosinófilos iniciam a defesa (fagocitose e destruição dos agentes patogênicos); 7.Formação do pus (leucócitos e invasores mortos).

6

7 Resposta imune adaptativa  Resposta imunitária propriamente dita, ocorre quando o agente invasor tem acesso ao organismo por outras vias (respiratória ou digestória).  Característica desta resposta imune: a especificidade (antígeno-anticorpo=imunoglobulina (Ig)) e a memória imunitária.  Anticorpos: podem facilitar a fagocitose; destruir diretamente os antígenos; podem ser barreiras físicas.  Antígenos: substâncias ou materiais reconhecidos como corpos estranhos pelo organismo.

8 Resposta imune adaptativa Existem dois tipos de resposta imune adaptativa:  Humoral: exercida pelos anticorpos produzidos pelos linfócitos B (relacionada com a memória imunitária).  Celular: mediada por células denominadas linfócitos T.

9 Imunidade humoral  Ao longo da vida, produzimos anticorpos contra os antígenos que vamos entrando em contato, nesse processo, participam os linfócitos B que são produzidos na medula óssea vermelha.  Para cada antígeno é produzido um tipo de linfócito B que produz um tipo de anticorpo.  No nosso corpo já existem vários anticorpos prontos para atuar.  Alguns podem se transformar em plasmócitos (células do TC que produzem anticorpos) outros armazenam informações e se transformam em células de memória.

10 Imunidade celular  Mediada pelos linfócitos T. Existem vários tipos mas, duas se destacam, as células CD8+ (citotóxicas, matam células invasoras) e as CD4+ que atuam na ativação de linfócitos B e macrófagos. Os linfócitos T supressores inibem a atividade dos linfócitos B e T quando a infecção se encontra controlada. Existem ainda os linfócitos denominados natural killer (NK) (células matadoras naturais), essas reconhecem e matam células tumorais, células infectadas por vírus e órgãos transplantados.

11 Tipos de imunização Imunização: é a capacidade de se criar resistência contra antígenos, produzindo anticorpos. Pode ser de dois tipos: ativa ou passiva.

12 Tipos de imunização CaracterísticasTipos AtivaComo ocorre? Quando o organismo produz anticorpos. Natural Quando ficamos doentes. Mecanismo Imunização lenta e duradoura. Desenvolve células de memória. Artificial Ao tomarmos vacinas. PassivaComo ocorre? Quando o organismo recebe anticorpos. Natural Durante a gestação e amamentação. Mecanismo Imunização rápida e temporária. Não desenvolve células de memória. Artificial Ao recebermos o soro.

13

14

15 Órgãos do sistema imunitário Podem ser classificados em primários e secundários.  Órgãos primários: os linfócitos são produzidos a partir de células embrionárias e amadurecem se tornando funcional. Ex.: medula óssea vermelha (linfócitos B) e timo (linfócito T).  Órgãos secundários: são aqueles que participam ativamente da resposta imune, as células são produzidas nos primários e migram através da circulação linfática. Ex.: linfonodos, placas de Peyer (duodeno), tonsilas, baço e medula óssea.

16


Carregar ppt "Sistema Imunitário. Imunidade se refere à proteção do organismo contra doenças infecciosas. Os cílios, a pele e a mucosa são barreiras físicas que impedem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google