A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programação I Laboratório I Mateus Raeder Material baseado nos originais da Profa. Denise Bandeira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programação I Laboratório I Mateus Raeder Material baseado nos originais da Profa. Denise Bandeira."— Transcrição da apresentação:

1 Programação I Laboratório I Mateus Raeder Material baseado nos originais da Profa. Denise Bandeira

2 Prof. Mateus Raeder - Prog e Lab I IDE  Ambiente Integrado para o Desenvolvimento de software  BlueJ  Download em:  Para usar o BlueJ é preciso instalar também o Java SE Development Kit (JDK) que pode ser baixado de Integrated Development Environment

3 Prof. Mateus Raeder - Prog e Lab I BlueJ Tela inicial do BlueJ

4 Prof. Mateus Raeder - Prog e Lab I BlueJ  Para criar um novo projeto, vá em Project – New Project Obs.: todos os arquivos criados pelo BlueJ são armazenados em uma pasta que tem o mesmo nome do projeto. Logo, escolha adequadamente e lembre-se do local em que criou seu projeto  A finalidade desta parte da aula é a ambientalização com o ambiente de desenvolvimento BlueJ (que será utilizado durante toda a cadeira) e um primeiro contato com a linguagem de programação Java.  A partir de agora, siga as instruções deste documento e tire suas dúvidas com o professor

5 Prof. Mateus Raeder - Prog e Lab I BlueJ Crie um projeto chamado PrimeiroProjeto Ao criar seu projeto, esta tela aparecerá. Crie agora uma nova classe (botão New Class...)

6 Prof. Mateus Raeder - Prog e Lab I BlueJ - A tela ao lado permite a definição do nome da nova classe que está sendo criada. - Crie, então, a classe chamada HelloWorld. Deixe a opção class marcada e clique em OK.

7 BlueJ Prof. Mateus Raeder - Prog e Lab I - Um retângulo amarelo chamado HelloWorld aparece na tela. Esta é a sua classe. Dê um duplo clique para abrí-la para edição.

8 Prof. Mateus Raeder - Prog e Lab I BlueJ - Você verá que existem linhas de código na sua classe. Estas linhas de código são geradas automaticamente pelo BlueJ quando da criação de novas classes.

9 BlueJ Prof. Mateus Raeder - Prog e Lab I - Apague todas estas linhas e insira o código abaixo:

10 Prof. Mateus Raeder - Prog e Lab I BlueJ Exercício 1 - Agora compile este primeiro programa. Para isto, clique no botão Compile que aparece na parte superior esquerdo da tela de edição do código da sua classe. Pelo Windows Explorer, entre no diretório criado pelo BlueJ e responda: a)quais são os diretório e arquivos criados? b)existem arquivos com extensão “.java”? Se existem, quais são e qual o seu conteúdo?

11 Prof. Mateus Raeder - Prog e Lab I BlueJ Exercício 2 No BlueJ, clique com o botão direito do mouse sobre a classe HelloWord e escolha a opção void main (String[] args) a) o que aconteceu? b) edite o código e troque a frase entre aspas Hello, World! Por outra qualquer (não tire as aspas). Responda: o que aconteceu? Para que você acha que serve o comando System.out.println?

12 Prof. Mateus Raeder - Prog e Lab I BlueJ Exercício 3 Crie agora a classe Dado. Substitua o código criado pelo código abaixo:

13 Prof. Mateus Raeder - Prog e Lab I BlueJ Exercício 3 (continuação) Aperte, então, no botão Compile. a) O que aconteceu? b) Que tipo de erro é este (compilação ou lógica)?

14 Prof. Mateus Raeder - Prog e Lab I BlueJ Corrija a classe, alterando a linha de código que apontava erro. Exercício 4

15 Prof. Mateus Raeder - Prog e Lab I BlueJ Compile a classe. Agora você vai criar uma instância da classe dado, ou seja, um objeto da classe Dado. Para isto, clique com o botão direito na classe Dado, e escolha new Dado(int nlados). Indique a quantidade de lados 6. Um objeto “dado1” (se não for alterado o nome) deve aparecer em uma caixa vermelha. Clique com o botão direito sobre ele e jogue o dado. Jogue várias vezes. a) Que valores estão aparecendo? b) Que tipo de erro é este (compilação ou lógica)? Exercício 4 (continuação)

16 Prof. Mateus Raeder - Prog e Lab I BlueJ Corrija a classe, substituindo a linha de código pela sugerida abaixo. Exercício 5

17 Prof. Mateus Raeder - Prog e Lab I BlueJ Crie um objeto da classe Dado com 6 lados e jogue-o algumas vezes. a) Os valores estão corretos? b) Existiram erros de compilação ou lógica agora? Exercício 5 (continuação)

18 Prof. Mateus Raeder - Prog e Lab I BlueJ Responda as seguintes questões. Traga-as e entregue-as no COMEÇO da aula do dia 15 de março, escritas À MÃO (não serão aceitas respostas impressas). Valor: 1,0pt no Teste A. a)Quais são os 3 principais tipos de erros? Diferencie-os dando um exemplo de cada. b)Qual a diferença entre um compilador e um interpretador? c)O que faz o método System.out.println(X)? E o que faz o método System.out.print(Y)? d)A partir da classe HelloWord, crie uma classe chamada MinhasInformacoes, que imprime na tela o seguinte: Nome: Seu nome Data de nascimento: Sua data de nascimento - RG: Seu RG Endereço: Nome da sua rua - Número: Número na rua - Complemento: Se houver e)Pesquise e responda: o que é identação? Por que é importante? Faça 2 versões do código do exercício (d), uma identada corretamente e outra não identada. Exercício 6


Carregar ppt "Programação I Laboratório I Mateus Raeder Material baseado nos originais da Profa. Denise Bandeira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google