A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO DE PESQUISA - METODOLOGIA Profª Débora Rinaldi Nogueira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO DE PESQUISA - METODOLOGIA Profª Débora Rinaldi Nogueira."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE PESQUISA - METODOLOGIA Profª Débora Rinaldi Nogueira

2 Projeto de Pesquisa  “É um todo constituído de partes que se denominam plano de pesquisa” (RUDIU, 2002). Fazer um plano de pesquisa é traçar um caminho seguro, confiável e eficaz com o intuito de conduzir o pesquisador ao fim que se pretende alcançar.

3  O projeto de pesquisa é um conjunto de perguntas: O que fazer? Por que fazer? Para que fazer? Onde fazer? Como, com que, quanto e quando fazer? Como pagar? Quem vai fazer? (BEZZON, 2005) (BEZZON, 2005)

4 Estrutura Projeto de Pesquisa do PAC  Capa;  Contra capa;  Resumo;  Sumário;  Introdução/Justificativa;  Objetivos (geral e específicos);  Revisão da literatura;  Metodologia;  Análise crítica dos riscos e benefícios;  Recursos humanos e financeiros;  Cronograma;  Orçamento;  Referências;  Apêndices;  Anexos.

5 Metodologia  Momento da pesquisa em que se explicam, passo a passo, todos os procedimentos do estudo que permitam que os resultados sejam atingidos, identificando os sujeitos com os quais serão coletados os dados, o modo como serão coletados, os instrumentos utilizados nessa coleta e a maneira como os dados serão analisados.

6 Metodologia “Meios e técnicas utilizados para atingir os objetivos”  Como fazer? Descrever métodos e variáveis que serão utilizados.  Onde fazer? Informar onde estão as informações, as pessoas ou objetos que precisamos investigar.

7 Metodologia  Com que fazer? Instrumentos de aplicação de pesquisa.  Com quem fazer? Sujeitos ou objetos da pesquisa: pessoas, prontuários, instituição. Delinear suas características.  Quanto? Análise estatística, previsão de custos.  Quando fazer? Cronograma de execução do projeto: divisão da pesquisa em etapas com o tempo provável para a realização de cada uma delas.

8 Metodologia Indagação permanente: “Relevância do método escolhido para atingir os objetivos a que se propõe porque cada metodologia contém suas limitações”.

9 TIPO DE ABORDAGEM Poderá ser QUANTITATIVO ou QUALITATIVO. A pesquisa quantitativa, em sua racionalidade científica e lógica, é útil a diversos estudos que necessitam de mensuração, diferentemente da qualitativa, que visa investigar fatos ou fenômenos em busca da compreensão da sua essência.

10 PESQUISA QUANTITATIVA PESQUISA QUALITATIVA Enfatiza o raciocínio lógico, as regras da lógica e os atributos mensuráveis da experiência humana. Os pesquisadores salientam os aspectos dinâmicos, holísticos e individuais da experiência humana. Utiliza procedimentos estruturados e instrumentos formais para a coleta de informações: questionários, testes, entrevistas e escolas. Requer abertura, flexibilidade, capacidade de observação e de interação com o grupo participante da pesquisa. Utiliza entrevistas semiestruturadas, observações, depoimento, etc. Analisa as informações numéricas, por meio de procedimentos estatísticos. Analisa as informações de forma não estruturada, intuitiva, buscando a interpretação dos fatos e fenômenos segundo a subjetividade (percepção/consciência) sujeito.

11 ESCREVER É FÁCIL. VOCÊ COMEÇA COM UMA LETRA MAIÚSCULA E TERMINA COM UM PONTO FINAL. NO MEIO VOCÊ COLOCA AS IDÉIAS. Pablo Neruda


Carregar ppt "PROJETO DE PESQUISA - METODOLOGIA Profª Débora Rinaldi Nogueira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google