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Sustentabilidade & Agronegócio Marco Antonio Fujihara FEA – USP – Agosto 2004 *connectedthinking.

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Apresentação em tema: "Sustentabilidade & Agronegócio Marco Antonio Fujihara FEA – USP – Agosto 2004 *connectedthinking."— Transcrição da apresentação:

1 Sustentabilidade & Agronegócio Marco Antonio Fujihara FEA – USP – Agosto 2004 *connectedthinking

2 PricewaterhouseCoopers Índice 1.Overview do Setor 2.Novos Instrumentos para o Agronegócio 3.Conceitos de Sustentabilidade 4.Integrando Sustentabilidade e a Estratégia do Agronegócio 5.Gestão da Sustentabilidade

3 PricewaterhouseCoopers Overview do Setor

4 Page

5 Page

6 Page Brasil: Nova expansão da área plantada de grãos 38,5 39,1 37,0 35,0 37,8 47,3 37,9 35,6 37,8 40,2 43, Fonte: Conab A área cresceu 9,5 milhões de ha nas 3 últimas safras

7 Page Brasil: a produção de grãos em novo patamar

8 Page Brasil: Valor Bruto da Produção Agropecuária Fonte: CNA/Decon. (*) a preços de julho/2004, pelo IGP-DI

9 Page Mundo: Evolução do consumo de alimentos, Taxa anual (em %) Fonte: USDA, FAO e OMC Soja Farelo Fumo 5,4 5,1 4,8 -0,1 -0,3-0,9 3,2 2,9 2,4 2,3 1,9 1,8 1,4 1,1 0,6 0, PIB Mundo*: 2,18% Frango Açúcar Suínos Soja Óleo Soja Grão Boi Milho Laranja Leite Arroz Café Feijão Algodão Banana Trigo *

10 Page Brasil: expansão da produção de alimentos, Taxa anual (em %) Soja Farelo Fontes: USDA, FAO, BACEN e IBGE Fumo 3,0 3,1 3,6 4,2 4,5 5,4 6,8 6,9 2,9 2,5 1,0 7,1 9,0 9,5 9, PIB Brasil – 1,92% Frango Açúcar Suínos Soja Óleo Soja Grão Boi Milho Laranja Leite Arroz Café Feijão Algodão Banana Trigo

11 Page Brasil: Exportações de carnes – mil toneladas

12 Page Brasil: Exportações de carnes – US$ milhões Ago-03 a Jul.04 Bovina Suína Frango

13 Page Balança Comercial do Agronegócio (US$ bilhões) Fonte: Secex-MDIC. Elaboração: SPC/MAPA 20,6 23,9 24,8 30,6 36,7 5,80 4,85 4,49 4,794, Ago/03-Jul/04 Saldo Exportação Importação 14,8 25,9 20,419,0 31,8

14 Page Ampliação do volume de recursos e o acesso dos produtores ao crédito rural 2.Fortalecimento dos programas de investimento 3.Modernização dos instrumentos tradicionais de política agrícola 4.Criação de novos instrumentos para a competitividade do agronegócio Principais Linhas de Ação do PAP

15 Page Balanço do crédito rural Fontes: Bacen e BNDES Elaboração: SPA-MAPA R$ bilhões Em , o crédito superou a meta em R$ 5,4 bilhões (16,5%) Aplicado Safra ,53 7,01 33,54 4,37 37,91

16 Page Safra : maior oferta de crédito rural Fontes: Bacen e BNDES Elaboração: SPA-MAPA R$ bilhões

17 Page Crédito Rural para a Agricultura Comercial 15,6 27,6 22,6 28,8 5,0 10,7 11,8 39,5 12,7 9,9 2,9 1, Em R$ bilhões Custeio e Comercialização Investimento Total

18 Page Expansão do crédito para a agricultura 30,0 46,5 27,6 15,6 11,8 39,5 2,3 7,0 2,2 0,0 17,8 11, Em R$ bilhões Total Agric. Comercial Agric. Familiar 37,937,9

19 PricewaterhouseCoopers Novos Instrumentos para o Agronegócio

20 Page Inovações para a safra CDCA – LCA – CRA – novos títulos de recebíveis FIA – Fundo de Investimento no Agronegócio NC-A – Nota Comercial do Agronegócio (Agrinote) Contrato Privado de Opção de Venda Contrato de Opção de Compra de Estoques Públicos CDA – Certificado de Depósito Agropecuário WA – Warrant Agropecuário Certificação de Armazéns Implantação da Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural e Reformulação do Proagro

21 Page Fundos de Investimentos: Patrimônio Líquido Crédito rural total na Safra : R$ 46,5 bilhões

22 Page O cenário é promissor…Mas é SUSTENTÁVEL? Made in BRAZIL Trabalho Infantil Contaminação Trabalho EscravoPragas e Doenças Barreiras Não Tarifárias Etc... Etc !!!

23 Sustentabilidade: Pré- Requisito de toda a Cadeia Produtiva do Agro - Negocio

24 Page Utilização de recursos para atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras em atender as suas próprias necessidades. (Desenvolvido por Gro Brutland em 1990 e aprovado na Rio 92) Este conceito integra os três vetores da sustentabilidade: ambiental, econômico e social. Desenvolvimento Econômico Responsabilidade Social Sustentabilidade Gestão Ambiental Triple Bottom Line Sustentabilidade Relembrando o conceito básico

25 Page Maximização do retorno do capital Investidor Empreendedor (Lucratividade no longo prazo) Preservação de recursos naturais Eco-Eficiência Energia renovável Cidadania Geração de Emprego Engajamento das partes interessadas Desenvolvimento Econômico Gestão Ambiental Responsabilidade Social Sustentabilidade PricewaterhouseCoopers

26 Page Sustentabilidade não é Meio ambiente Acessório, mas sim fundamental para a estratégia de negócios da empresa Apenas políticas e procedimentos: é uma cultura, uma atitude Sustentabilidade é Fator estratégico e criação de valor a longo prazo A legitimidade da empresa, está além da conformidade (licença de operação e crescimento) A ligação entre diversos fatores (Governança, Transparência, Valor agregado ao acionistas etc) Deslocamento do stakeholder-oriented para o value-oriented Transparência dos seus valores intangíveis Cidadania Corporativa Triple Bottom Line Responsabilidade Corporativa Desenvolvimento Sustentável Ética nos Negócios Responsabilidade Social Corporativa Sustainability

27 Page Sustentabilidade & não financeiro Valor de mercado Valor contábil Avaliação retrospectiva Avaliação retrospectiva Explicação de como os resultados foram atingidos Explicação de como os resultados foram atingidos Capacidade financeira Pioneirismo Pioneirismo Maneira pela qual os resultados foram e serão atingidos Maneira pela qual os resultados foram e serão atingidos Capacidade estratégica Reputação Brand Confiança Credibilidade Integridade Capital Intelectual Fidelidade do consumidor Gestão de risco Responsabilidade sócio- ambiental Capital financeiro Imobilizado Tangíveis Inatingíveis L I N K

28 Page Sustentabilidade no Agro Negocio, será que atualmente é só isso?

29 Page É a perenidade do empreendimento (empresarial ou social) com adequada remuneração do capital e/ou continuidade do cumprimento de sua missão ao longo to tempo. Adiciona aos vetores básicos de sustentabilidade - econômicos, ambientais e sociais – outros instrumentos de gestão: Governança Corporativa Ética e Cultura Gestão de Riscos Indicadores de Sustentabilidade Fatores Críticos de Sustentabilidade Sustentabilidade do Agro Negocio Visão :PricewaterhouseCoopers PricewaterhouseCoopers

30 Page Pressões de Leis e Regulamentações Legislação Ambiental Legislação Trabalhista Proteção aos Minoritários Código de Defesa do Consumidor SEC; CVM, BOVESPA, Sarbannes-Oxley, etc. Pressões Sociais Aumento do consumo consciente Crescimento do conceito de cidadania Atuação de organizações não governamentais, etc. Pressões do ambiente de negócios Movimento internacional de fusões e aquisições Concessão de crédito vinculada a critérios de sustentabilidade Intensificação dos investimentos de fundos de pensão Postura mais ativa dos investidores institucionais, nacionais e internacionais Seletividade de fornecedores Oportunidades e Riscos de reputação da cadeia de valor, incluindo fornecedores, clientes, parceiros, etc. Sustentabilidade Pressões externas PricewaterhouseCoopers

31 Partes interessadas no Agronegócio ClientesFuncionáriosSociedadeSócios Tópico Econômica Cumprir com normas e garantias Valor do produto e serviço comparado à concorrência Conscientização de tendências externas Remuneração comparada à concorrência Investimento no futuro dos funcionários Evitar práticas corrompidas Disponibilidade de compartilhamento de lucro Participação na tomada de decisões Respeitar cultura e legislação Contribuir com economias locais Promover feiras comerciais Sensibilidade na desordem Alianças estratégicas Fomentar relacionamentos justos Fomentar responsabilidade na direção Ambiente Resposta às preocupações do cliente Eficiência e, energia e materiais Política ambiental Promover a responsabilidade ambiental no local de trabalho Elaborar iniciativas para melhorar a produção de modo ambientalmente eficiente Transparência com relação ao desempenho Proteção do ambiente Resposta às preocupações da comunidade Qualidade da interface com a comunidade Áreas de projeto de pesquisa e desenvolvimento Fomentar responsabilidade ambiental Social Promover saúde e segurança – na construção, produtos e serviços Observação das normas internacionais Registros de saúde e segurança Respeito aos diretos do trabalho e direitos humanos Diversidade da força de trabalho e administração Oportunidades de aprendizado Promover saúde e segurança Respeitar e promover direitos humanos Parcerias com partes interessadas – Criação de empregos Fomentar responsabilidade na área de saúde e segurança Respeitar direitos do trabalho e direitos humanos

32 O caminho a seguir – a integração de sustentabilidade na sua estratégia de negócios Conexões Identifique a série completa de conexões que estão potencialmente integradas ao sucesso dos seus negócios– investidores, sócios, consumidores e sociedade como um todo. Considere quais os melhores motivadores de reputação e valor no seu mercado Diálogo Defina os mecanismos certos para conduzir o diálogo em todos os pontos de conexão em potencial e considere as implicações estratégicas do que foi aprendido a partir dessas conexões Indicadores Converta o diálogo em indicadores relevantes para estabelecer as implicações de estratégias futuras Defina metas para melhoria e para monitorar desempenho Apresentação de relatórios Desenvolva mecanismos de apresentação de relatórios capazes de oferecer governança e gestão pró- ativas mediante os fatores críticos e não-financeiros.

33 Page Integrando sustentabilidade e estratégia do Agro negócio

34 Page Integrando sustentabilidade e estratégia do Agro Negócio Fazer da sustentabilidade parte integral da estratégia de negócio da companhia oferece oportunidades de benefícios reais : Esses benefícios podem ser divididos em: Valor Crescimento Boas Práticas Gerenciais Comprometimento

35 Page Integrando sustentabilidade e estratégia do Agronegócio Passos fundamentais: Identificar toda a gama de CONEXÕES, que são potencialmente integrantes do sucesso do seu negócio – investidores, sócios, consumidores e toda a sociedade. Estabelecer os mecanismos corretos para conduzir o DIÁLOGO com todos os pontos potenciais de conexão. Traduzir o diálogo em INDICADORES que tenham significado para as implicações da futura estratégia. Desenvolver mecanismo de REPORTES que são capazes de apresentar uma visão da boa prática gerencial e gestão pró-ativa através de uma gama de missões críticas de fatores financeiros e não financeiros.

36 Page Sustentabilidade é uma jornada, não um destino. Planos estratégicos para incluir na estratégia corporativa todos os elementos para medir custos de impactos, juntamente com soluções de negócios à longo prazo, proporcionam a base para a melhoria continua da companhia Integral Business, Integrando sustentabilidade e estratégia de negócios, PricewaterhouseCoopers, 2003

37 PricewaterhouseCoopers Gestão da Sustentabilidade

38 Identificação de fatores críticos (limitadores) de Sustentabilidade Análise de riscos e oportunidades Coaching para a Sustentabilidade Gestão da Sustentabilidade no Agro - Negocio - Processo

39 Fornecedores Concentração Matéria-Prima Tecnologia Serviços Capital Empresa Recursos Humanos Processos Conhecimento Gestão Corporativa Clientes Concentração Cultura Valores Governo Legislação Infra-estrutura Sociedade Cultura Educação Concorrentes Perfil de Concorrência Produtos Substitutos Novos Entrantes Gestão da Sustentabilidade do Agro Negocio Elementos (áreas) de Análise (base Porter / Hamel / Prahalad) PricewaterhouseCoopers

40 1.Governança e Engajamento Governança & Gestão Engajamento de Partes Interessadas 2.Foco Ambiental Melhoria do Processo Ambiental Produtos e Serviços Ambientais 3.Desenvolvimento Sócio-Econômico Crescimento Econômico Local Desenvolvimento da Comunidade Gestão de Recursos Humanos Fatores de Sustentabilidade Modelo Sistêmico de Criação de Valor PricewaterhouseCoopers

41 © 2004 PricewaterhouseCoopers. PricewaterhouseCoopers refere-se ao conjunto global de firmas PricewaterhouseCoopers, cada uma delas constituindo uma pessoa jurídica separada e independente. *connectedthinking é marca registrada da PricewaterhouseCoopers.


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