A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A distribuição do desmatamento na Amazônia: vetores, áreas críticas e mapeamento de fronteiras Ane Alencar Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A distribuição do desmatamento na Amazônia: vetores, áreas críticas e mapeamento de fronteiras Ane Alencar Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia."— Transcrição da apresentação:

1 A distribuição do desmatamento na Amazônia: vetores, áreas críticas e mapeamento de fronteiras
Ane Alencar Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia

2 Evolução da taxa de desmatamento
O desmatamento tem estacionado no patamar dos 24 mil nos 3 ultimos anos Tendo o Mato Grosso o município que mais desmatou com um crescimento médio nos ultimos dois anos de _____%

3 Focos de Calor NOAA 12 (2000-2005) Acre Mato Grosso Pará Rondônia
Maranhão Acre Amazonas Fonte: MCT - INPE/DSA - MONITORAMENTO DE FOCOS DE CALOR / SATELITE - NOAA-12 ASCENDENTE (MOSAICO). Adaptado IPAM

4 Áreas Críticas (“Hotspots”)

5 Vetores

6 Principais Causas Tipos de uso da terra Pecuária extensiva
Plantio de grãos Agricultura de corte e queima Obras de infra-estrutura Estradas Especulação de terras públicas (pecuária) Tem pontencial de piorar Fonte: Alencar et al. Desmatamento na Amazônia: Indo Além da Emergência Crônica. IPAM. Belém, 2004.

7 Evolução do Rebanho Bovino
Fonte: IBGE

8 Evolução do Rebanho Bovino 1998-2003

9 Área Plantada principais cultivos anuais mecanizáveis

10 Concentração da produção de cultivos anuais mecanizáveis

11 Municípios onde predominam a Pecuária e Agricultura Mecanizada (soja)

12 Tamanho do desmatamento (Mapeamento de fronteiras)

13 Intervenção nos tipos de fronteira
1. Intervenção em fronteiras sob a ação da produção familiar A meta principal da gestão de paisagens constituídas principalmente pela produção familiar deve ser a criação de condições mínimas para que a viabilidade econômica, ecológica e social das famílias que as ocupam seja possível 2. Intervenção em fronteiras sob expansão da agroindústria A meta da governança em fronteiras empresariais deve ser a proteção da funcionalidade ecológica das paisagens onde a agricultura e a exploração madeireira estão avançando rapidamente. Isso implica na manutenção da saúde das bacias hidrológicas, a conectividade entre fragmentos florestais e na redução dos incêndios florestais, entre outras metas. 3. Intervenção nas fronteiras em fase explosiva As “forças tarefa” emergenciais implementadas pelo IBAMA, INCRA, Polícia Federal, Ministério Público e Ministério da Justiça, seguidas logo pela representação efetiva dessas instituições, podem inserir o governo na fronteira nova e exercer um comando e controle que ordene o uso dos recursos naturais Fonte: Alencar et al. Desmatamento na Amazônia: Indo Além da Emergência Crônica. IPAM. Belém, 2004.

14 O desafio de mapear o desmatamento ilegal
visa apenas justificar a posse da terra, sendo usado de forma especulativa para “mostrar produtividade” aos órgãos governamentais, tais como o INCRA; ocorre em terras inapropriadas ao cultivo agrícola e à criação de gado (p. ex. relevo acidentado, solos inapropriados, sob alto índice de precipitação, distantes de mercados e estradas), levando a sistemas agropecuários de baixa produtividade; fere o Código Florestal (desmatamento de reserva legal e/ou das áreas de proteção permanente, Lei no , de 15 de novembro de 1965), ou seja, é ilegal; ocorre em unidades de conservação, terras indígenas, ou em áreas de elevado valor para a conservação ou a utilização sustentável da biodiversidade (áreas ainda não protegidas por unidades de conservação); ocorre em áreas onde a melhor opção econômica de uso da terra é a florestal – seja para a produção madeireira, seja para a produção não-madeireira, ou para ambas. Fonte: Alencar et al. Desmatamento na Amazônia: Indo Além da Emergência Crônica. IPAM. Belém, 2004.

15 Desmatamento ilegal?

16

17 Distribuição dos Assentamentos na Amazônia
Fonte: Alencar et al. Desmatamento na Amazônia: Indo Além da Emergência Crônica. IPAM. Belém, 2004.


Carregar ppt "A distribuição do desmatamento na Amazônia: vetores, áreas críticas e mapeamento de fronteiras Ane Alencar Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google