A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIRETRIZES PARA O FOMENTO FLORESTAL GT Fomento – Fórum SC/PR – 08/07/09.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIRETRIZES PARA O FOMENTO FLORESTAL GT Fomento – Fórum SC/PR – 08/07/09."— Transcrição da apresentação:

1 DIRETRIZES PARA O FOMENTO FLORESTAL GT Fomento – Fórum SC/PR – 08/07/09

2 DIRETRIZES DO FOMENTO – Fórum SC/PR 1.Nos novos contratos e na renovação dos contratos atuais, adotar um sistema de classificação do uso do solo das propriedades, de forma a garantir que as áreas classificadas como de vegetação primária e secundária em estágios médio e avançado de regeneração, não sejam objetos de contrato de fomento florestais entre empresas e proprietários rurais. 2.Em se constatando desmatamentos na propriedade durante a vigência do contrato, o fomentado deverá apresentar, no ato da renovação do mesmo, um plano de compensação/recuperação das áreas desmatadas devidamente aprovado no órgão ambiental.

3 3.Novos plantios em zona de amortecimento de Unidades de Conservação de Proteção Integral, deverão seguir a legislação vigente e as melhores práticas acordadas no âmbito deste fórum. 4.No ato da contratação e na renovação de contratos será incentivado o cumprimento da legislação relativa à reserva legal da propriedade, orientando os proprietários quanto a alocação da RL e no plano de recuperação da mesma, quando for o caso, priorizando a conectividade e formação de corredores florestais.

4 5.Buscar a integração das estratégias adotadas pelas empresas para a promoção de práticas sustentáveis - incluindo informações sobre técnicas de produção, conservação da Biodiversidade, recursos hídricos e outros temas de relevância, buscando ainda integrar a participação das organizações ambientalistas, associações de proprietários rurais e prestadores de serviços silviculturais nestas estratégias. 6. Acompanhar o cumprimento das diretrizes do Fomento nos estados do Paraná e Santa Catarina.

5 7.Incorporar as melhores práticas agrícolas e ambientais na relação econômica com os produtores florestais e rurais, visando o uso múltiplo e sustentável da propriedade e dos recursos naturais, como por exemplo: solo, recursos hídricos e biodiversidade local. Utilizar ferramentas, tais como: cartilhas, reuniões técnicas, visitas técnicas e outras julgadas apropriadas para esse fim. 8.Incentivar a certificação florestal dos participantes dos Programas de Fomento.

6 9.Buscar, em conjunto com as organizações ambientalistas, instituições de ensino e pesquisa e órgãos governamentais, mecanismos de incentivo para a restauração de áreas degradadas/alteradas – especialmente APPs e RL - acordados e validados por este fórum.

7 ETAPAS: 1.VALIDAÇÃO DAS DIRETRIZES JUNTO AOS PARTICIPANTES DO FÓRUM - primeira versão – nov/08 - OK 2.VALIDAÇAO INTERNA DAS DIRETRIZES (DENTRO DE CADA EMPRESA) - OK 3.REUNIÃO DE CONSOLIDAÇÃO DAS DIRETRIZES (GT)– jul/09 -OK 4.APRESENTAÇAO NO FÓRUM – ago/09 5.COMPROMISSO DAS EMPRESAS E DIVULGAÇÃO DO DOCUMENTO NO SITE DO DIÁLOGO, JUNTO AOS FOMENTADOS E OUTRAS PARTES ENVOLVIDAS – set/09 em diante

8


Carregar ppt "DIRETRIZES PARA O FOMENTO FLORESTAL GT Fomento – Fórum SC/PR – 08/07/09."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google