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NAVEGAÇÃO PARA PROVAS DE REGULARIDADE

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Apresentação em tema: "NAVEGAÇÃO PARA PROVAS DE REGULARIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 NAVEGAÇÃO PARA PROVAS DE REGULARIDADE
Elaborado por Eduardo Cançado

2 CONCEITOS BÁSICOS Elaborado por Eduardo Cançado

3 Provas de rallye de regularidade ou similares (raid, enduro) tem por objetivo medir a precisão das equipes participantes. São desenvolvidas em trajetos predefinidos divididos em trechos de deslocamentos e de média imposta. Nos trechos de média imposta são colocados os postos de controle horário que marcam o horário exato (hh:mm:ss.d) da passagem da equipe. Este horário comparado com o horário ideal de passagem determinará o número de pontos perdidos pela equipe. A equipe que obtiver o menor numero de pontos perdidos será a vencedora da prova. Elaborado por Eduardo Cançado

4 Média: é a velocidade dada em Km/h para ser cumprida em um trecho.
Equipe: é composta por um piloto, um navegador e um veículo. Acompanhantes (zequinhas) são permitidos em algumas provas. Trecho: é a divisão do percurso a ser percorrido. O início de um trecho sempre será o final do trecho anterior, com exceção do primeiro. Livro de Bordo (planilha): é onde estão descritos os trechos de uma prova. Média: é a velocidade dada em Km/h para ser cumprida em um trecho. Trecho de Regularidade(velocidade): é o trecho que deve ser percorrido mantendo-se a velocidade média. Elaborado por Eduardo Cançado

5 Tempo: é o tempo dado para que um trecho seja percorrido.
A unidade deste tempo varia de prova para prova e é informada no regulamento específico. Trecho de Deslocamento: é o trecho que deve ser percorrido no tempo dado. Se no final deste trecho ainda “sobrar” tempo, a equipe deverá parar e esperar que o tempo dado seja atingido. Trecho Neutralizado: é um deslocamento com a distância igual a zero. É utilizado para que o concorrente fique parado em um ponto durante o tempo determinado. Horário ideal: é o horário calculado para cada ponto da prova tomando-se por base o início desta. Elaborado por Eduardo Cançado

6 Horário Padrão: é fornecido pelo organizador antes do início da prova
Horário Padrão: é fornecido pelo organizador antes do início da prova. A equipe deve acertar seu relógio por ele com a maior precisão possível. Horário da Largada: é o horário estabelecido pela organização para que a equipe comece a sua prova. Padrão de Aferição: é o trecho marcado pelo organizador como referência para medição. O hodômetro do veículo deve ser aferido por esse padrão. Medição: é a distância medida do início da prova até a posição atual. A medição pode ser reiniciada a qualquer momento, a critério do organizador (zerar hodômetro). Elaborado por Eduardo Cançado

7 NAVEGAÇÃO Elaborado por Eduardo Cançado

8 Manter o carro no trajeto da prova
A navegação de uma prova pode ser separada em duas funções básicas: Manter o carro no trajeto da prova e manter o carro no tempo ideal. Para manter o carro no trajeto da prova o navegador deve saber interpretar um planilha e seguir fielmente as instruções nela contidas. Elaborado por Eduardo Cançado

9 V 60 Uma planilha é divida em quadriculas.
Os elementos de uma quadricula são: Tipo de trecho (V-elocidade, D-eslocamento, N-eutro) Média ou tempo de acordo com o tipo de trecho Tulipa Tempo de prova até a referência Observações T1 2,234 1.34 V 60 HH:MM:SS Entrar à direita Distância para a próxima referência Distância acumulada Número do trecho Elaborado por Eduardo Cançado

10 A tulipa representa a visão aérea de uma referência.
A bolinha é o ponto aonde estamos e a seta é a direção que devemos tomar. A seguir cortes de uma planilha e a interpretação de cada quadricula. Elaborado por Eduardo Cançado

11 01 0.000 0.10 T D 00:20 00:00:00 Zerar no poste. 02 0.100 0.85 Entre com cuidado. 03 0.950 1.00 T V 30 00:20:00 A quadricula 01 indica que a prova começa no poste, aonde o hodômetro deve ser zerado. O tipo de trecho é um deslocamento com o tempo de 20 minutos. A 02 indica que quando o hodômetro marcar 0.1 kms devemos entrar à direita. A 03 indica que quando o hodômetro marcar 0.95 kms devemos seguir em frente. Neste ponto também começa um trecho de regularidade aonde devemos a manter uma média de 30 kms/h. Elaborado por Eduardo Cançado

12 03 0.950 1.00 T V 30 00:20:00 04 1.950 00:22:00 05 2.950 2.50 T D 10 00:24:00 A 04 manda seguir reto atravessando uma estrada. A 05 indica que devemos entrar a direita, o trecho fim do trecho na média de 30 kms/h e início de um deslocamento de 10 minutos. Elaborado por Eduardo Cançado

13 06 5.500 0.00 T D 00:01 00:34:00 Zerar. 07 0.000 1.00 T V 60 08 1.000 00:35:45 Na 06 indica que o deslocamento terminou, um neutralizado de 1 minuto começou, isto é, devemos parar antes de entrar à esquerda por um minuto. Neste ponto devemos zerar o hodômetro. A 07 indica que o neutralizado terminou e começamos um trecho de regularidade com média de 60 kms/h. Elaborado por Eduardo Cançado

14 Para manter o carro no tempo ideal temos vários métodos:
comparação de um cronômetro com o tempo dado na planilha; navegação por programas (HPs, Palm, Windows Mobile, Pcs). navegação com equipamentos integrados. Elaborado por Eduardo Cançado

15 Abordaremos aqui a navegação com a utilização de um cronômetro.
Para mantermos o carro no tempo ideal devemos disparar um cronômetro no momento exato da nossa largada e compara-lo ao tempo de cada quadricula. Se ao passarmos pela referência da quadricula o cronômetro marcar um tempo maior do que o indicado quer dizer que estamos atrasados e se marcar menor que dizer que estamos adiantados. Elaborado por Eduardo Cançado

16 Não existe um modelo padrão de planilha. Cada organizador adota um
Não existe um modelo padrão de planilha. Cada organizador adota um. Porém, todos contém o mesmo tipo de informação com algumas variações. Os trechos de regularidade são chamados também de velocidade, cronometrados. A diferença entre um trecho neutralizado e um trecho de deslocamento é a distância ( a distância do meutralizado é zero) . Alguns adotam nome de neutralizado também para trechos de deslocamento. Elaborado por Eduardo Cançado

17 Espero ter conseguido passar o básico para uma navegação.
No site tenho programas de navegação para Palms, Window Mobile e Windows disponíveis para download. Elaborado por Eduardo Cançado


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