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NAVEGAÇÃO PARA PROVAS DE REGULARIDADE Elaborado por Eduardo Cançado www.cancado.net.

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1 NAVEGAÇÃO PARA PROVAS DE REGULARIDADE Elaborado por Eduardo Cançado

2 CONCEITOS BÁSICOS Elaborado por Eduardo Cançado

3 Provas de rallye de regularidade ou similares (raid, enduro) tem por objetivo medir a precisão das equipes participantes. São desenvolvidas em trajetos predefinidos divididos em trechos de deslocamentos e de média imposta. Nos trechos de média imposta são colocados os postos de controle horário que marcam o horário exato (hh:mm:ss.d) da passagem da equipe. Este horário comparado com o horário ideal de passagem determinará o número de pontos perdidos pela equipe. A equipe que obtiver o menor numero de pontos perdidos será a vencedora da prova. Elaborado por Eduardo Cançado

4 Equipe: é composta por um piloto, um navegador e um veículo. Acompanhantes (zequinhas) são permitidos em algumas provas. Trecho: é a divisão do percurso a ser percorrido. O início de um trecho sempre será o final do trecho anterior, com exceção do primeiro. Livro de Bordo (planilha): é onde estão descritos os trechos de uma prova. Média: é a velocidade dada em Km/h para ser cumprida em um trecho. Trecho de Regularidade(velocidade): é o trecho que deve ser percorrido mantendo-se a velocidade média. Elaborado por Eduardo Cançado

5 Tempo: é o tempo dado para que um trecho seja percorrido. A unidade deste tempo varia de prova para prova e é informada no regulamento específico. Trecho de Deslocamento: é o trecho que deve ser percorrido no tempo dado. Se no final deste trecho ainda “sobrar” tempo, a equipe deverá parar e esperar que o tempo dado seja atingido. Trecho Neutralizado: é um deslocamento com a distância igual a zero. É utilizado para que o concorrente fique parado em um ponto durante o tempo determinado. Horário ideal: é o horário calculado para cada ponto da prova tomando-se por base o início desta. Elaborado por Eduardo Cançado

6 Horário Padrão: é fornecido pelo organizador antes do início da prova. A equipe deve acertar seu relógio por ele com a maior precisão possível. Horário da Largada: é o horário estabelecido pela organização para que a equipe comece a sua prova. Padrão de Aferição: é o trecho marcado pelo organizador como referência para medição. O hodômetro do veículo deve ser aferido por esse padrão. Medição: é a distância medida do início da prova até a posição atual. A medição pode ser reiniciada a qualquer momento, a critério do organizador (zerar hodômetro). Elaborado por Eduardo Cançado

7 NAVEGAÇÃO Elaborado por Eduardo Cançado

8 A navegação de uma prova pode ser separada em duas funções básicas: Manter o carro no trajeto da prova e manter o carro no tempo ideal. Para manter o carro no trajeto da prova o navegador deve saber interpretar um planilha e seguir fielmente as instruções nela contidas. Elaborado por Eduardo Cançado

9 T1 2, V 60 HH:MM:SS Entrar à direita Distância para a próxima referência Distância acumulada Número do trecho Tulipa Tipo de trecho (V-elocidade, D-eslocamento, N-eutro) Média ou tempo de acordo com o tipo de trecho Tempo de prova até a referência Observações Uma planilha é divida em quadriculas. Os elementos de uma quadricula são: Elaborado por Eduardo Cançado

10 A tulipa representa a visão aérea de uma referência. A bolinha é o ponto aonde estamos e a seta é a direção que devemos tomar. A seguir cortes de uma planilha e a interpretação de cada quadricula. Elaborado por Eduardo Cançado

11 T1 D 00:20 00:00:00Zerar no poste Entre com cuidado T2 V 30 00:20:00 A quadricula 01 indica que a prova começa no poste, aonde o hodômetro deve ser zerado. O tipo de trecho é um deslocamento com o tempo de 20 minutos. A 02 indica que quando o hodômetro marcar 0.1 kms devemos entrar à direita. A 03 indica que quando o hodômetro marcar 0.95 kms devemos seguir em frente. Neste ponto também começa um trecho de regularidade aonde devemos a manter uma média de 30 kms/h. Elaborado por Eduardo Cançado

12 T2 V 30 00:20: :22: T3 D 10 00:24:00 A 04 manda seguir reto atravessando uma estrada. A 05 indica que devemos entrar a direita, o trecho fim do trecho na média de 30 kms/h e início de um deslocamento de 10 minutos. Elaborado por Eduardo Cançado

13 T4 D 00:01 00:34:00 Zerar T5 V 60 00:34: :35:45 Na 06 indica que o deslocamento terminou, um neutralizado de 1 minuto começou, isto é, devemos parar antes de entrar à esquerda por um minuto. Neste ponto devemos zerar o hodômetro. A 07 indica que o neutralizado terminou e começamos um trecho de regularidade com média de 60 kms/h. Elaborado por Eduardo Cançado

14 Para manter o carro no tempo ideal temos vários métodos: - comparação de um cronômetro com o tempo dado na planilha; - navegação por programas (HPs, Palm, Windows Mobile, Pcs). - navegação com equipamentos integrados. Elaborado por Eduardo Cançado

15 Abordaremos aqui a navegação com a utilização de um cronômetro. Para mantermos o carro no tempo ideal devemos disparar um cronômetro no momento exato da nossa largada e compara-lo ao tempo de cada quadricula. Se ao passarmos pela referência da quadricula o cronômetro marcar um tempo maior do que o indicado quer dizer que estamos atrasados e se marcar menor que dizer que estamos adiantados. Elaborado por Eduardo Cançado

16 Não existe um modelo padrão de planilha. Cada organizador adota um. Porém, todos contém o mesmo tipo de informação com algumas variações. Os trechos de regularidade são chamados também de velocidade, cronometrados. A diferença entre um trecho neutralizado e um trecho de deslocamento é a distância ( a distância do meutralizado é zero). Alguns adotam nome de neutralizado também para trechos de deslocamento. Elaborado por Eduardo Cançado

17 Espero ter conseguido passar o básico para uma navegação. No site tenho programas de navegação para Palms, Window Mobile e Windows disponíveis para download.www.cancado.net Elaborado por Eduardo Cançado


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