Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Papel do Fóruns – conquistas e limitações
Maria Margarida Machado "o saber de experiência feito" Camões e Paulo Freire!!!
2
Qual a nossa origem? Quem somos? Como estamos organizados? O que defendemos? Quais nossas conquistas? Quais nossas limitações?
3
Organização sindical; Comunidades eclesiais de base e pastorais;
Origem Educação popular; Organização sindical; Comunidades eclesiais de base e pastorais; Governos do campo democrático-popular.
4
Círculos de Cultura
6
II Seminário de Formação
Círculo de Cultura II Seminário de Formação Audiência MEC VII ENEJA V MOVA
7
Quem somos e como nos organizamos:
Governos Federal, Estaduais e Municipais IES Mov. populares ONGs Educadores Educandos Sistema S Sindicatos Econ. solidária
9
“O fato de que uma multidão de homens seja conduzida a pensar coerentemente e de maneira unitária a realidade presente é um fato ‘filosófico’ bem mais importante e ‘original’ do que a descoberta, por parte de um ‘gênio’ filosófico, de uma nova verdade que permaneça como patrimônio de pequenos grupos intelectuais.” (Gramsci,1999)
10
Constituição dos Fóruns de EJA em todo o país (V Confintea a ...);
Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos – I ENEJA/Rio/1999; A EJA em rede: II ENEJA/PB/2000; III ENEJA/SP/2001; IV ENEJA/MG/2002; V ENEJA/MT/2003; VI ENEJA/RS/2004; VII ENEJA/DF/2005; VIII ENEJA/PE/2006; IX ENEJA/PR/2007; X ENEJA/RJ/2008; XI ENEJA/PA/2009; EREJAs/2010.
11
O que defendemos? O DIREITO A EDUCAÇÃO
12
O que é EJA para nós hoje? A EJA que defendemos é mesmo só a escolarização? Deixamos de dialogar com a educação popular, quando brigamos por escolarização? Há um engessamento do currículo formal instransponível pelos sujeitos da EJA? Perdemos o foco da luta política na EJA?
13
“Não devemos chamar o povo à escola para receber instruções, postulados, receitas, ameaças, repreensões e punições, mas para participar coletivamente da construção de um saber, que vai além do saber de pura experiência feito, que leve em conta as suas necessidades e o torne instrumento de luta, possibilitando-lhe ser sujeito de sua própria história.” (Freire,2001)
15
Desafios dos Fóruns: Constituir-se enquanto espaço plural de discussão da política de EJA; Garantir a construção coletiva das pautas e dos encaminhamentos; Fortalecer-se enquanto uma rede nacional; Sobreviver às mudanças de governos; Constituir-se enquanto espaço privilegiado de diálogo entre professores e alunos da EJA.
16
Acesse o Fórum EJA Brasil, Fórum estadual,
Segmento e/ou Tema. Temas Segmentos Educação: Universidade Sindicato Governo ONG’s Estudantes Mov. Popular Professores Sistema “S” Ambiental Do campo Indigena Etnico-racial Prisional PNEE Pescadores Mulheres Construção Coletiva Leia mais...
17
“A conscientização não pode parar na etapa do desvelamento da realidade. A sua autenticidade se dá quando a prática de desvelamento da realidade constitui uma unidade dinâmica e dialética com a prática da transformação.” (Freire, 1981)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.