A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Extensão em Gestão Social de Políticas Educacionais em EJA Parceria UnB-MEC/Secad-MDA-Unesco/ICAE Papel do Fóruns – conquistas e limitações Maria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Extensão em Gestão Social de Políticas Educacionais em EJA Parceria UnB-MEC/Secad-MDA-Unesco/ICAE Papel do Fóruns – conquistas e limitações Maria."— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Extensão em Gestão Social de Políticas Educacionais em EJA Parceria UnB-MEC/Secad-MDA-Unesco/ICAE Papel do Fóruns – conquistas e limitações Maria Margarida Machado "o saber de experiência feito" Camões e Paulo Freire!!!

2 Curso de Extensão em Gestão Social de Políticas Educacionais em EJA Parceria UnB-MEC/Secad-MDA-Unesco/ICAE Qual a nossa origem? Quem somos? Como estamos organizados? O que defendemos? Quais nossas conquistas? Quais nossas limitações?

3 Curso de Extensão em Gestão Social de Políticas Educacionais em EJA Parceria UnB-MEC/Secad-MDA-Unesco/ICAE Origem Educação popular; Organização sindical; Comunidades eclesiais de base e pastorais; Governos do campo democrático-popular.

4 Curso de Extensão em Gestão Social de Políticas Educacionais em EJA Parceria UnB-MEC/Secad-MDA-Unesco/ICAE Círculos de Cultura

5 Curso de Extensão em Gestão Social de Políticas Educacionais em EJA Parceria UnB-MEC/Secad-MDA-Unesco/ICAE

6

7 Quem somos e como nos organizamos: Governos Federal, Estaduais e Municipais IESMov. populares ONGs EducadoresEducandos Sistema S Sindicatos Econ. solidária

8 Curso de Extensão em Gestão Social de Políticas Educacionais em EJA Parceria UnB-MEC/Secad-MDA-Unesco/ICAE

9 O fato de que uma multidão de homens seja conduzida a pensar coerentemente e de maneira unitária a realidade presente é um fato filosófico bem mais importante e original do que a descoberta, por parte de um gênio filosófico, de uma nova verdade que permaneça como patrimônio de pequenos grupos intelectuais. (Gramsci,1999)

10 Curso de Extensão em Gestão Social de Políticas Educacionais em EJA Parceria UnB-MEC/Secad-MDA-Unesco/ICAE Constituição dos Fóruns de EJA em todo o país (V Confintea a...); Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos – I ENEJA/Rio/1999 ; A EJA em rede : II ENEJA/PB/2000; III ENEJA/SP/2001; IV ENEJA/MG/2002; V ENEJA/MT/2003; VI ENEJA/RS/2004; VII ENEJA/DF/2005; VIII ENEJA/PE/2006; IX ENEJA/PR/2007; X ENEJA/RJ/2008; XI ENEJA/PA/2009; EREJAs/2010.

11 Curso de Extensão em Gestão Social de Políticas Educacionais em EJA Parceria UnB-MEC/Secad-MDA-Unesco/ICAE O que defendemos? O DIREITO A EDUCAÇÃO

12 Curso de Extensão em Gestão Social de Políticas Educacionais em EJA Parceria UnB-MEC/Secad-MDA-Unesco/ICAE - A EJA que defendemos é mesmo só a escolarização? - Deixamos de dialogar com a educação popular, quando brigamos por escolarização? - Há um engessamento do currículo formal instransponível pelos sujeitos da EJA? - Perdemos o foco da luta política na EJA? O que é EJA para nós hoje?

13 Curso de Extensão em Gestão Social de Políticas Educacionais em EJA Parceria UnB-MEC/Secad-MDA-Unesco/ICAE Não devemos chamar o povo à escola para receber instruções, postulados, receitas, ameaças, repreensões e punições, mas para participar coletivamente da construção de um saber, que vai além do saber de pura experiência feito, que leve em conta as suas necessidades e o torne instrumento de luta, possibilitando-lhe ser sujeito de sua própria história. (Freire,2001)

14 Curso de Extensão em Gestão Social de Políticas Educacionais em EJA Parceria UnB-MEC/Secad-MDA-Unesco/ICAE

15 Desafios dos Fóruns: - Constituir-se enquanto espaço plural de discussão da política de EJA; - Garantir a construção coletiva das pautas e dos encaminhamentos; - Fortalecer-se enquanto uma rede nacional; - Sobreviver às mudanças de governos; - Constituir-se enquanto espaço privilegiado de diálogo entre professores e alunos da EJA.

16 Curso de Extensão em Gestão Social de Políticas Educacionais em EJA Parceria UnB-MEC/Secad-MDA-Unesco/ICAE Segmentos Temas Construção Coletiva Universidade Sindicato Governo ONGs Estudantes Mov. Popular Professores Sistema S Ambiental Do campo Indigena Etnico-racial Educação: Prisional PNEE Pescadores Mulheres Leia mais... Acesse o Fórum EJA Brasil, Fórum estadual, Segmento e/ou Tema.

17 Curso de Extensão em Gestão Social de Políticas Educacionais em EJA Parceria UnB-MEC/Secad-MDA-Unesco/ICAE A conscientização não pode parar na etapa do desvelamento da realidade. A sua autenticidade se dá quando a prática de desvelamento da realidade constitui uma unidade dinâmica e dialética com a prática da transformação. (Freire, 1981)


Carregar ppt "Curso de Extensão em Gestão Social de Políticas Educacionais em EJA Parceria UnB-MEC/Secad-MDA-Unesco/ICAE Papel do Fóruns – conquistas e limitações Maria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google