A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROBEN CONSCIENTIZAÇÃO EDUCAÇÃO. OBJETIVOS PROBEN - PROGRAMA DE BOM USO ENERGÉTICO Buscar a mudança de hábitos dos usuários em relação ao uso da energia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROBEN CONSCIENTIZAÇÃO EDUCAÇÃO. OBJETIVOS PROBEN - PROGRAMA DE BOM USO ENERGÉTICO Buscar a mudança de hábitos dos usuários em relação ao uso da energia."— Transcrição da apresentação:

1 PROBEN CONSCIENTIZAÇÃO EDUCAÇÃO

2 OBJETIVOS PROBEN - PROGRAMA DE BOM USO ENERGÉTICO Buscar a mudança de hábitos dos usuários em relação ao uso da energia elétrica, estimulando o consumo consciente através da difusão das informações, possibilitando a redução do consumo e dos custos de energia elétrica na UFPel, além de procurar difundir este conhecimento para fora das fronteiras da universidade.

3 ESTRATÉGIA PROBEN - PROGRAMA DE BOM USO ENERGÉTICO Um programa de conservação de energia, fruto da gestão energética, só terá resultados positivos caso haja conscientização e motivação dos servidores e alunos da instituição. Para chegarmos a esse grau de envolvimento da comunidade estamos propondo que parte dos recursos economizados com a redução do consumo e demanda de energia (especificamente com esta campanha) sejam redistribuídos às unidades.

4 DISTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS PROBEN - PROGRAMA DE BOM USO ENERGÉTICO Os recursos obtidos através da redução de consumo e demanda de energia em função da aplicação do PROBEN – EDUCAÇÃO serão distribuídos da seguinte forma: - 80% serão repassados às unidades; -20% serão repassados a um fundo, denominado FUNDO PROBEN, dos quais 10% ajudarão a custear outras ações na área de eficiência energética na universidade e 10% serão utilizados para premiar a unidade que, percentualmente, obtiver a maior economia. - A transferência dos recursos será feita às unidades anualmente, no início do ano seguinte à economia gerada, sem correção monetária ou juros.

5 VERIFICAÇÃO DA ECONOMIA PROBEN - PROGRAMA DE BOM USO ENERGÉTICO A unidade de medição a ser considerada será o KWh, convertido em reais, no fim do período de medição. Para efeito de economia será considerada, além da redução do consumo de energia, medido em KWh, também a redução de demanda de energia (KW) que porventura seja obtida especificamente com as ações do PROBEN–EDUCAÇÃO. A redução de demanda obtida através da eficientização de sistemas de iluminação, condicionamento de ar, motores e outros, com recursos externos à unidade, não serão considerados para fins de bonificação.

6 PREMISSAS ADOTADAS PARA VERIFICAÇÃO DA ECONOMIA PROBEN - PROGRAMA DE BOM USO ENERGÉTICO Será levada em conta a instalação de novos equipamentos, bem como o aumento de ocupação das salas de aula, em função do crescimento do curso ou disponibilização de salas a outros cursos. Para cada curso será determinada a relação entre salas de aula, laboratórios, área construída e número de alunos equivalentes e os kWs consumidos pela unidade. Esta referência será utilizada para prever o aumento de consumo resultante, principalmente, das ações do PROGRAMA REUNI. Acompanhamento do desempenho de cada unidade via internet.

7 AÇÕES DO PROGRAMA PROBEN - PROGRAMA DE BOM USO ENERGÉTICO Elaboração de material informativo e educativo Realização de palestras e seminários Criação de uma página do PROBEN no site da UFPel Utilização da Intranet e da Rádio Federal FM Início previsto para o 1 o semestre de 2009

8 EXEMPLOS DE MATERIAL

9

10

11

12


Carregar ppt "PROBEN CONSCIENTIZAÇÃO EDUCAÇÃO. OBJETIVOS PROBEN - PROGRAMA DE BOM USO ENERGÉTICO Buscar a mudança de hábitos dos usuários em relação ao uso da energia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google