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GEOGRAFIA 8o ANO – UNIDADE 4 POPULAÇÃO E ECONOMIA DA AMÉRICA

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Apresentação em tema: "GEOGRAFIA 8o ANO – UNIDADE 4 POPULAÇÃO E ECONOMIA DA AMÉRICA"— Transcrição da apresentação:

1 GEOGRAFIA 8o ANO – UNIDADE 4 POPULAÇÃO E ECONOMIA DA AMÉRICA
Slides Capítulo 1: População da América Capítulo 2: Atividades econômicas na América Atividades integradas PETER ADAMS/JAI/CORBIS/LATINSTOCK Alfabetização cartográfica Inforresumo CADERNO 2

2 População e economia da América
1 2 ANDY SACKS/STONE/GETTY IMAGES JEREMY HORNER/CORBIS/LATINSTOCK Professor: convide os alunos à leitura das imagens para avaliar o grau de conhecimento da classe sobre os assuntos que serão tratados nesta unidade. Essas fotos complementam a atividade do próximo slide. Trabalhadores de mina de estanho, Potosí (Bolívia) Técnicos eletrônicos em montagem de circuitos (Estados Unidos) O que você já sabe

3 População e economia da América
3 5 JON HICKS/CORBIS/LATINSTOCK NATALIE FOBES/CORBIS/LATINSTOCK Colheita de batatas (Guatemala) 4 Professor: com base nas imagens deste e do slide anterior, peça aos alunos que respondam às questões 1 e 2. 1. Agrupe as fotos segundo as atividades apresentadas em cada um dos locais. Atividades primárias: fotos 1, 3 e 4 Atividade secundária: foto 2 Atividade terciária: foto 5 2. Quais são os contrastes que podem ser observados entre as imagens? Há diferença entre a situação social dos trabalhadores da Guatemala, da Argentina e da Bolívia e dos trabalhadores dos Estados Unidos e do Canadá. A desigualdade social observada nos países da América Latina é superior à dos países da América Anglo-Saxônica. PAUL A. SOUDERS/CORBIS/LATINSTOCK Colheita de trigo, Alberta (Canadá) Galeria comercial, Buenos Aires (Argentina) O que você já sabe

4 1 População da América X SAIR

5 Densidade demográfica
Os cerca de 900 milhões de habitantes da América estão distribuídos pelo território de forma irregular. Isso é justificado, em parte, pelos fatores naturais que inibem a ocupação humana, como as altas montanhas, os desertos e as regiões de clima muito frio. Professor: os índices mais altos de densidade demográfica do continente estão na porção leste, mais próxima da Europa e a primeira a ser colonizada. Os fatores limitadores da ocupação humana na porção central são o clima muito seco na América do Norte, a Floresta Amazônica e os desertos na América do Sul. No oeste de todo o continente, o relevo montanhoso dificulta o povoamento dessas áreas. Os extremos norte e sul apresentam as menores densidades populacionais por causa do clima muito frio. Obs.: a escala indicada se refere ao mapa impresso no caderno e pode variar em função das configurações do computador. Dados de 2002 1. População da América

6 Crescimento demográfico
América Anglo-Saxônica Na segunda metade do século XIX, o desenvolvimento econômico proporcionou um rápido aumento da população. A partir de 1950, a redução da natalidade, associada a um rigoroso controle da imigração, resultou na queda do crescimento demográfico. América Latina Em meados do século XX, iniciou-se a explosão demográfica por causa da queda da taxa de mortalidade e aumento da taxa de natalidade. Após 1970, a adoção de políticas de controle de natalidade reduziu lentamente o crescimento da população. 1. População da América

7 Diferenças sociais FRANZ-MARC FREI/CORBIS/LATINSTOCK Os apelos para o consumo são grandes nos países mais ricos da América. Na foto, luminosos em Nova York (Estados Unidos) ROBERT HARDING PICTURE LIBRARY LTD/ALAMY/OTHER IMAGES Professor: a foto da República Dominicana, que não se encontra no caderno impresso, mostra uma praia com lixo a céu aberto. A má distribuição de renda leva a situações extremas como a de pessoas que vivem do lixo, como na República Dominicana. 1. População da América

8 Taxa de mortalidade infantil e expectativa de vida de países americanos selecionados
Professor: os problemas sociais mais graves da América Latina, apesar dos avanços verificados nas últimas décadas, estão relacionados à saúde pública. Em grande parte dos países latino-americanos, o atendimento médico-hospitalar é inadequado e insuficiente para a maioria da população. Além disso, um elevado contingente de pessoas vive na pobreza, sem acesso a uma alimentação adequada ou a medicamentos. Dados de 2005 1. População da América

9 Pirâmide etária do Equador
População (em milhares) Homens Mulheres Faixas etárias Professor: por meio de um gráfico chamado pirâmide etária ou de idades, podemos perceber diferença na estrutura etária da população dos diversos países americanos. Na maioria dos países latino-americanos, a pirâmide tem base larga, indicando altas taxas de natalidade e predomínio de população jovem. O topo, onde estão os idosos, é estreito porque a expectativa de vida é baixa. 1. População da América

10 Pirâmide etária do Canadá
População (em milhões) Homens Mulheres Faixas etárias Professor: nos países da América Anglo-Saxônica, a pirâmide etária tem base mais estreita, por causa da baixa natalidade, e topo mais largo, porque a expectativa de vida é alta. 1. População da América

11 Pirâmide etária do Chile
População (em milhões) Homens Mulheres Faixas etárias Professor: alguns países latino-americanos, como a Argentina, o Uruguai e o Chile, apresentam pirâmides etárias parecidas com as dos países desenvolvidos. Isso ocorre porque esses países conseguiram avanços significativos no atendimento médico-hospitalar e redução das taxas de natalidade. 1. População da América

12 Recorde os conceitos 1. População da América
Professor: peça aos alunos que observem a imagem e respondam à questão 1. Obs.: a escala indicada se refere ao mapa impresso no caderno e pode variar em função das configurações do computador. 1. Indique a densidade demográfica das regiões abaixo com as palavras alta, média e baixa. Nordeste da América do Sul: média Norte do Canadá: baixa Costa oeste dos Estados Unidos: média Extremo sul da América do Sul: baixa Caribe: média Costa sudeste da América do Sul: alta 1. População da América

13 Leia a tabela 1. População da América
Professor: peça aos alunos que observem a tabela e respondam às questões de 1 a 3. 1. O que ocorreu com a população da América Latina e do Caribe entre 1950 e 2002? A população aumentou mais de três vezes. 2. O que ocorreu com a população dos Estados Unidos e do Canadá entre 1950 e 2002? O aumento populacional foi duas vezes inferior à população existente em 1950. 3. Explique os fatores responsáveis pela diferença da evolução da população nas duas porções do continente americano entre 1950 e 2002. O principal motivo para essa diferença é que nos países anglo-saxônicos a taxa de natalidade e a de mortalidade eram baixas. Na América Latina, houve queda da taxa de mortalidade, mas a taxa de natalidade permaneceu alta por mais tempo. 1. População da América

14 2 Atividades econômicas na América X SAIR

15 Setor primário BRANDON D. COLE/CORBIS/LATINSTOCK Professor: o continente americano é rico em recursos naturais vegetais, animais e minerais. A formação geológica do continente propicia a exploração de recursos minerais. A presença de dois oceanos, que banham as costas leste e oeste do continente, favorece a atividade pesqueira. A existência de uma extensa rede hidrográfica facilita a obtenção de energia elétrica por meio da geração hidroelétrica. Os diversos tipos de clima, as variadas formas de relevo e os diferentes tipos de solo contribuem para a prática da agropecuária. Navio pesqueiro puxa rede nas proximidades da costa da América do Norte. 2. Atividades econômicas na América

16 Setor primário: extração de minerais
PHILIP GOULD/CORBIS/LATINSTOCK Parte do petróleo produzido na América do Norte é extraída em plataformas petrolíferas instaladas no Golfo do México, como essa no litoral da Louisiana (Estados Unidos). 2. Atividades econômicas na América

17 Setor primário: principais jazidas
Professor: os Estados Unidos e o Canadá utilizam modernas técnicas para a extração de minerais. Entretanto, as leis ambientais controlam a produção das empresas, por meio de fiscalização rigorosa e da aplicação de pesadas multas aos infratores. Para obter mais lucro, evitar as exigências das leis ambientais e fugir do esgotamento de algumas jazidas, várias empresas mineradoras da América Anglo-Saxônica migraram para a América Latina. Nessa parte do continente, existe grande quantidade de recursos naturais, com jazidas inexploradas. Além disso, em muitos países latino-americanos as leis contra a exploração predatória são quase inexistentes, a mão de obra é barata e os governos oferecem incentivos fiscais. Obs.: a escala indicada se refere ao mapa impresso no caderno e pode variar em função das configurações do computador. 2. Atividades econômicas na América

18 Setor primário: agropecuária na América Anglo-Saxônica
MIKE GRANDMAISON/CORBIS/LATINSTOCK Professor: na América Anglo-Saxônica, a agropecuária é uma das mais desenvolvidas do mundo, com técnicas modernas na produção agrícola, na seleção de sementes e no uso intensivo de fertilizantes químicos para a correção dos solos e de agrotóxicos para combater as doenças. Além disso, adota tecnologias como a inseminação artificial e a modificação genética para aumentar a produtividade. Tudo isso faz desses países grandes produtores agropecuários, principalmente de trigo, soja, centeio e cevada, com produção voltada para o mercado interno. Colheita mecanizada de trigo (Canadá): poucos trabalhadores e alta produtividade 2. Atividades econômicas na América

19 Setor primário: agropecuária na América Latina
BRUNO MORANDI/THE IMAGE BANK/GETTY IMAGES Professor: muitos países latino-americanos (como Colômbia, Paraguai, Cuba, Guatemala e Costa Rica) têm economias dependentes da exportação de produtos agropecuários, especialmente de café, cana-de-açúcar, banana, lã, carne e soja. Essa imagem, que não se encontra no caderno impresso, mostra que geralmente nesses países os agricultores utilizam técnicas rudimentares na produção agropecuária, o que resulta em baixa produtividade. Países como Brasil, Argentina, México e Chile apresentam áreas de produção agropecuária mecanizada, obtendo assim alta produtividade. Agricultor prepara a terra para o plantio em Cuba. Com o uso de técnicas rudimentares, a produtividade é reduzida. 2. Atividades econômicas na América

20 Setor primário: regiões agropecuárias
Professor: a escala indicada se refere ao mapa impresso no caderno e pode variar em função das configurações do computador. 2. Atividades econômicas na América

21 Setor secundário: indústria na América Anglo-Saxônica
SCOTT OLSON/GETTY IMAGES Professor: a região industrial dos Estados Unidos, conhecida como manufacturing belt ou cinturão da manufatura, concentra tradicionais indústrias dos ramos automobilístico, siderúrgico, metalúrgico, mecânico, têxtil, aeronáutico e naval. No sul do país, há uma região industrial mais recente conhecida como Sun belt ou cinturão do Sol, onde se destacam as indústrias dos ramos aeroespacial e petroquímico. No oeste, na região conhecida como Vale do Silício, concentram-se as indústrias de tecnologia de ponta, como as de informática, eletrônica e robótica. Linha de montagem de automóveis, Chicago (Estados Unidos) 2. Atividades econômicas na América

22 Setor secundário: Vale do Silício
ED KASHI/CORBIS/LATINSTOCK Professor: o Vale do Silício, ou Parque Tecnológico de Stanford, foi criado em 1955 na Califórnia, nos Estados Unidos. A região reúne empresas do ramo de informática e microeletrônica, atraídas pela disponibilidade do silício, importante elemento para a fabricação de chips de computador e de equipamentos para comunicação. Além das empresas de alta tecnologia, há universidades e centros de pesquisa. Indústrias de informática reunidas no Vale do Silício, Califórnia (Estados Unidos) 2. Atividades econômicas na América

23 Setor secundário: indústria na América Latina
DONOVA RESSE/STONE/GETTY IMAGES Professor: a industrialização da América Latina é posterior à da América Anglo-Saxônica e caracteriza-se pela grande dependência de capital e tecnologia provenientes de empresas transnacionais ou multinacionais sediadas no Hemisfério Norte. Em muitos países, a atividade industrial é pouco significativa e prevalecem as indústrias tradicionais de bebidas, alimentos e tecidos, que utilizam baixa tecnologia no processo produtivo e mão de obra barata e pouco qualificada. Brasil, México e Argentina têm as principais e mais modernas áreas industriais do território latino-americano, com variados tipos de indústria e produção diversificada de bens. Venezuela e Chile, que tiveram uma industrialização mais tardia, apresentaram um rápido crescimento industrial, favorecido pela instalação de multinacionais, a maioria fabricante de bens de consumo. Apesar das desigualdades, na América Latina há indústrias modernas. Na foto, montagem de computadores no México 2. Atividades econômicas na América

24 Setor secundário: desenvolvimento industrial
Professor: na América, as principais zonas de desenvolvimento tecnológico localizam-se nos Estados Unidos e no Canadá, onde há um grande orçamento para pesquisa, educação e formação profissional. A maioria dos países latino-americanos não conta com tecnologia necessária para transformar suas matérias-primas – isso os leva a exportá-las a nações com maior desenvolvimento tecnológico e a importar os produtos industrializados de que necessitam. Obs.: a escala indicada se refere ao mapa impresso no caderno e pode variar em função das configurações do computador. 2. Atividades econômicas na América

25 Setor terciário Dados de 2005
JON HICKS/CORBIS/LATINSTOCK Dados de 2005 Professor: o setor terciário ocupa a maior parte da população economicamente ativa (PEA) de países desenvolvidos e subdesenvolvidos industrializados. Compreende o comércio e a prestação de serviços, como educação, sistema bancário, transporte, saúde e comunicação. Galeria comercial, Buenos Aires (Argentina) Dados de 2005 2. Atividades econômicas na América

26 Desemprego Favela em Lima (Peru) 2. Atividades econômicas na América
HOWARD DAVIES/CORBIS/LATINSTOCK Professor: as cidades são as principais áreas de concentração das atividades do setor terciário. Porém, em quase todos os países da América Latina, industrializados ou não, elas não conseguiram absorver o grande contingente de mão de obra dispensada pelos setores primário e secundário. Esse fato agravou os problemas sociais nas áreas urbanas, aumentando o número de favelas, o desemprego, o subemprego, a criminalidade e a mendicância. Favela em Lima (Peru) 2. Atividades econômicas na América

27 Aplique seu conhecimento
B CORBIS/LATINSTOCK LIVIA CORONA/STONE/GETTY IMAGES Campo de algodão (Estados Unidos) Plantação de sementes de café (Colômbia) Professor: peça aos alunos que observem as imagens e identifiquem se há baixo ou alto uso de tecnologia. Foto A: alto uso de tecnologia Foto B: baixo uso de tecnologia 2. Atividades econômicas na América

28 Aplique seu conhecimento
D OWEN FRANKEN/CORBIS/LATINSTOCK SCOTT SINKLIER/CORBIS/LATINSTOCK Plantação de milho (Equador) Colheita mecanizada de milho (Estados Unidos) Professor: peça aos alunos que observem as imagens e identifiquem se há baixo ou alto uso de tecnologia. Foto C: baixo uso de tecnologia Foto D: alto uso de tecnologia 2. Atividades econômicas na América

29 Leia o mapa 2. Atividades econômicas na América
Professor: peça aos alunos que observem a imagem e respondam às questões de 1 a 3. Obs.: a escala indicada se refere ao mapa impresso no caderno e pode variar em função das configurações do computador. 1. Quais países dispõem de mais recursos naturais? Estados Unidos, Canadá, México, Venezuela, Peru, Bolívia, Chile e Brasil 2. Quais países possuem as maiores reservas de petróleo? Venezuela, Estados Unidos e Brasil 3. Explique por que os recursos naturais são importantes para o desenvolvimento industrial de um país. A presença de recursos naturais, associada à grande disponibilidade de capital para investir, favoreceu o surgimento de indústrias na América Anglo-Saxônica. Na América Latina, mesmo com a presença de recursos minerais não houve investimento de capital nem recursos tecnológicos suficientes para desenvolver as indústrias como aconteceu na América Anglo-Saxônica. 2. Atividades econômicas na América

30 Aplique seu conhecimento
Professor: peça aos alunos que observem os gráficos e respondam às questões de 1 a 3. 1. Quais países apresentaram redução na porcentagem da população empregada no setor primário entre os anos de 1995 e 2005? Todos os países tiveram redução na porcentagem de empregados no setor primário. 2. Explique as razões de haver pequena variação nas porcentagens de pessoas empregadas no setor secundário. Mesmo que o número de fábricas cresça, o aumento da automação reduz os postos de trabalho. 3. Que problemas surgem com o rápido aumento de população nas cidades? Surgem problemas como a favelização, o desemprego, o subemprego, a criminalidade e a mendicância. Atividades integradas

31 Aplique seu conhecimento
Fazendeiro examina sua plantação de soja. Nos Estados Unidos, 2% da PEA é absorvida pela agricultura. SCOTT SINKLIER/CORBIS/LATINSTOCK Professor: peça aos alunos que observem as imagens e respondam às questões 1 e 2. 1. Explique as razões para a utilização de pouca mão de obra na agricultura norte-americana. Os agricultores dos Estados Unidos utilizam tecnologia, e a mecanização provoca a redução de mão de obra nesse setor. 2. No Peru, os principais produtos agrícolas são: cana-de-açúcar, café, algodão, batata e milho. Eles são cultivados, em geral, com que tipo de técnica? Nessa região, predomina o uso de técnicas arcaicas de cultivo, o que leva à maior utilização de mão de obra no campo. KAZUYOSHI NOMACHI/CORBIS/LATINSTOCK Trabalhadores em campo de trigo na região de Cuzco. No Peru, 37,5% da PEA é absorvida pela agricultura. Atividades integradas

32 Aplique seu conhecimento
Professor: peça aos alunos que observem a tabela e respondam às questões 1 e 2. 1. Explique por que a América do Sul possui um PIB maior que o da América Central, apesar de apresentar indicadores sociais mais baixos. Porque a América do Sul tem um parque industrial grande e diversificado, principalmente no Brasil e na Argentina. Na América Central, Cuba tem bons indicadores sociais, o que ajuda a elevar a média geral da América Central. 2. O valor do PIB per capita na América do Norte pode ser considerado real para todos os países que compõem essa região? Explique. Não, o México apresenta um PIB per capita bem inferior ao dos Estados Unidos e do Canadá. Entretanto, na tabela é mostrada uma média para todos os países da América do Norte. Atividades integradas

33 Mapa topográfico O mapa topográfico permite o conhecimento das características (elementos da natureza e os da sociedade) da área representada. Professor: um mapa topográfico traz a representação detalhada da superfície terrestre. Nele estão assinaladas as coordenadas geográficas, os rios, os lagos, os oceanos, as áreas de cobertura vegetal, as cidades, as áreas de cultura e de pastagem e as vias de circulação. Essas informações são dispostas sobre o relevo, representado em curvas de nível – linhas que unem os pontos de mesma altitude. Obs.: a escala indicada se refere ao mapa impresso no caderno e pode variar em função das configurações do computador. Alfabetização cartográfica

34 Roteiro de interpretação: espaço natural
1 1. Relevo: observe as curvas de nível e identifique as partes altas, baixas, íngremes e planas do relevo. 2 2. Hidrografia: veja como se distribui a rede de rios e seus afluentes nos vales para formar as bacias hidrográficas separadas pelas cristas. 3 3. Cobertura vegetal: verifique onde estão as áreas cobertas por mata natural ou secundária. Alfabetização cartográfica

35 Roteiro de interpretação: áreas urbanas
4 4. Sítio e situação: observe a base de relevo sobre a qual está assentada a cidade. Verifique também a maneira como a cidade está posicionada em relação ao espaço geográfico (rios, relevo, outras localidades, uso da terra, vias de circulação). Alfabetização cartográfica

36 Roteiro de interpretação: áreas rurais
5 5. Habitat agrupado: veja se há habitações rurais reunidas em determinados pontos e como elas se posicionam em relação aos elementos do espaço geográfico, abrangendo as vias de circulação. 6 6. Habitat disperso: veja se há habitações separadas por terras com diferentes usos e como elas se posicionam em relação aos elementos do espaço geográfico, abrangendo as vias de circulação. 7 7. Uso da terra: com o auxílio da legenda, observe como estão organizadas no espaço as áreas de culturas permanentes e as áreas de pastagem. Alfabetização cartográfica

37 O continente americano
Professor: com base na imagem, proponha aos alunos as questões de 1 a 3. 1. Observe o mapa e recorde as características da população americana. Quais são as diferenças do crescimento vegetativo nos vários países da América? 2. Observe os desenhos que indicam as atividades agropecuárias. Quais são as diferenças existentes no desenvolvimento desse setor na América Anglo-Saxônica e na América Latina? 3. Observe as fotos. Quais são as diferenças existentes no desenvolvimento econômico da América Anglo-Saxônica e América Latina? Inforresumo

38 FIM SEQUÊNCIA DIDÁTICA
PETER ADAMS/CORBIS/LATINSTOCK SEQUÊNCIA DIDÁTICA Adaptação: Bianca Santana Edição: Kelly Mayumi Ishida Revisão técnica: Professora Jarimar Aparecida Jesus Revisão: Lara Milani (coord.), Alexandre Sansone, André Annes Araujo, Débora Baroudi, Fabio Pagotto, Flávia Yacubian, Greice Furini, Letícia Scarp, Luiza Delamare, Maria Fernanda Neves, Renata Tavares, Valéria C. Borsanelli Diagramação: Adailton Brito de Souza, Alexandre Zanoni, Anderson Messias, Guilherme Kroll (assistente editorial), Keila Grandis, Valdei Prazeres, Vicente Valenti Junior VÍDEO Palavra do editor Produção: Estúdio Moderna Produções Edição: 3D Logic © 2010, Grupo Santillana/Sistema UNO Uso permitido apenas em escolas filiadas ao Sistema UNO Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida, arquivada ou transmitida, de qualquer forma, em qualquer mídia, seja eletrônica, química, mecânica, óptica, de gravação ou de fotocópia, fora do âmbito das escolas do Sistema UNO. A violação dos direitos mencionados constitui delito contra a propriedade intelectual e os direitos de edição. GRUPO SANTILLANA Rua Padre Adelino, 758 − Belenzinho São Paulo − SP − Brasil − CEP Vendas e Atendimento: Tel.: (11) Fax: (11) FIM


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