A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva 8º ano - Unidade III capítulo 8 – A população americana Geografia Homem & Espaço ELIAN.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva 8º ano - Unidade III capítulo 8 – A população americana Geografia Homem & Espaço ELIAN."— Transcrição da apresentação:

1 Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva 8º ano - Unidade III capítulo 8 – A população americana Geografia Homem & Espaço ELIAN ALABI LUCCI ANSELMO LAZARO BRANCO

2 Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva A diversidade de povos da América A maioria vinda da Europa, mas vários outros povos compõem a América Anglo-Saxônica, é o caso dos africanos escravizados, e dos chineses, japoneses e coreanos. A diversidade de povos nos países que formam a América explica- se pelas particularidades da colonização em suas diversas regiões e pela própria variedade de povos indígenas. Apesar de ter existido grande diversidade de povos indígenas na América Anglo-Saxônica, eles foram praticamente exterminados no processo de colonização. Tendo essa região recebido um maior número de imigrantes.

3 Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Índios em reserva no Arizona, nos Estados Unidos (2005). Alison Wright/Cobis/LatinStock Índios caiapó no Brasil. Ricardo Azoury/Pulsar

4 Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Descendentes de imigrantes alemães em Santa Catarina, Brasil. Juca Martins/Pulsar Negros nos Estados Unidos. Ken Glaser/Keystock

5 Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Índios norte-americanos no Arizona, Estados Unidos. Branson Reynolds/Keystock Índios em situação de miséria no Paraguai (2005). AFP Photo/Norberto Duarte

6 Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Desafios para o século XXI Apesar dos avanços em sua participação social e política nas últimas décadas, os povos indígenas continuam a sofrer discriminação, vivendo, em sua maioria, em situação de marginalidade, exclusão e pobreza. O desafio para a construção de democracias pluriculturais consiste não apenas na eliminação das desigualdades, Mas também em reconhecer, efetivamente, a contribuição sobre as noções de identidades, cosmovisões, raízes e humanismo de todos povos que habitam a região.

7 Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva O crescimento da população Desse total, 568,9 milhões viviam na América Latina, 2006 A América era o terceiro continente mais populoso do mundo. Enquanto 333,7 milhões habitavam a América Anglo-Saxônica. Com 902,6 milhões de habitantes.

8 Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva As taxas de crescimento populacional estão diretamente relacionadas: As diferenças entre os índices de crescimento: Ao nível de desenvolvimento econômico e social de cada país. Isso explica, em parte: E dos Estados Unidos e do Canadá, onde a população cresce mais lentamente. Dos países latino-americanos que são elevados.

9 Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Fonte: State of world population 2006 – UNFPA. Disponível em: [http://www.unfpa.org/swp/2006/pdf/en_sowp06.pdf]. Acesso em: 1º maio Distribuição da população por continente e projeção para 2050 (em milhões)

10 Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva A distribuição da população na América Os grandes vazios demográficos, correspondem: à região da floresta Amazônica; aos desertos de Atacama (Chile e Peru), da Patagônia (Argentina) e do Colorado (Estados Unidos); às regiões de clima frio e polar do norte canadense. Devido à facilidade de acesso e comunicação com as metrópoles europeias, a população americana concentrou-se próximo ao Atlântico, desde o período colonial. A América apresenta grandes vazios demográficos e áreas de intensa concentração populacional. Que podem ser explicados pelas condições naturais e por razões históricas e econômicas.

11 Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Distribuição da população no continente americano. Mário Yoshida Fonte: Grand atlas mondial. Paris: Marshall Cavendish, p.33 (adaptado).


Carregar ppt "Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva 8º ano - Unidade III capítulo 8 – A população americana Geografia Homem & Espaço ELIAN."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google