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São Paulo, 24 de abril de 2014 Modelo de Prospectiva e Projeção Conceitos Básicos e Resultados.

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1 São Paulo, 24 de abril de 2014 Modelo de Prospectiva e Projeção Conceitos Básicos e Resultados

2 Introdução Elementos da sociedade do conhecimento: Rápidas mudanças Elevado grau de incertezas Uso intensivo das tecnologias de informação e comunicação (TIC) Competição acirrada A informação cada vez mais constituirá a base da competição, tanto no setor de serviços, quanto na indústria manufatureira. Os tomadores de decisão precisam urgentemente determinar o papel que a informação vai desempenhar no projeto e execução das estratégias competitivas de suas organizações, ou se arriscarão numa posição de desvantagem perante seus concorrentes mais capacitados sob a ótica informacional.

3 SETORES INDUSTRIAIS COM MAIOR QUANTIDADE DE TRABALHADORES. GOIÁS, BRASIL, 2011.

4 Utilização das Informações Modelo de Prospectiva e Projeção Construção e atualização de perfis profissionais Construção e atualização de desenhos curriculares Oferta de novas formações (qualitativa) Adequação da oferta de formação profissional

5 Tecnologias Emergentes Grau de difusão nos próximos 5 anos Grau de difusão nos próximos 10 anos Tecnologias automatizadas de rebarbação em ligas de alumínio e ferro fundido 11% a 30%De 31% a 50% Automatização dos processos de embalagem do produtos final Até 10%De 31% a 50% Processo de metalurgia do PóAté 10%De 11% a 30% Robótica aplicada à soldagem, END etcAté 10%De 11% a 30% Equipamentos para tratamentos superficiais (ex: nitretação plasma) Até 10%De 31% a 50% Softwares para analise de imagens (ex: metalografia, laminação, etc.) Até 10%De 11% a 30% Aços especiais (microligados e inoxidáveis)De 11% a 30%De 31% a 50% Novas técnicas de inspeção online (ensaios não destrutivos) De 11% a 30%De 31% a 50% Setor de Metalurgia – Prospectiva Tecnológica

6 Atividades Atuais (exemplos) Preparam e operam máquinas e equipamentos para cortar, dobrar, conformar e montar componentes metálicos, tais como prensas, furadeiras, maçaricos e tesouras de corte de metais. Realizam levantamentos de dados para análises estatísticas do processo Lideram e orientam equipes operacionais Realizam cálculos manuais de carga de forno (em função da automação) Verificam manualmente se as peças estão de acordo com as especificações dimensionais Realizam testes e ensaios para o controle de qualidade e atividades laboratoriais Prestam suporte técnico para venda, pós-venda e aquisição de matéria prima e insumos Auditam procedimentos operacionais impactos ocupacionais – Técnico em metalurgia

7 Impactos Ocupacionais sobre as atividades (exemplos)Grau de importância Preparam e operam máquinas e equipamentos para cortar, dobrar, conformar e montar componentes metálicos, tais como prensas, furadeiras, maçaricos e tesouras de corte de metais. Ganhará importância Realizam levantamentos de dados para análises estatísticas do processoGanhará importância Lideram e orientam equipes operacionaisGanhará importância Realizam testes e ensaios para o controle de qualidade e atividades laboratoriais Ganhará importância Prestam suporte técnico para venda, pós-venda e aquisição de matéria prima e insumos Ganhará importância Auditam procedimentos operacionaisManterá a importância Realizam cálculos manuais de carga de forno (em função da automação)Perderá importância Verificam manualmente se as peças estão de acordo com as especificações dimensionais Perderá importância impactos ocupacionais – Técnico em metalurgia

8 Novas Atividades Simular projetos de fundição Inspecionar soldas Realizar manutenções simples de rotina e relatar fatos com maior precisão aos especialistas em manutenção Caracterizar ligas metálicas de não ferrosos, ferrosos e outros materiais (polímeros, cerâmicos e compósitos) Utilizar ferramentas de gestão da qualidade Utilizar novas tecnologias de transmissão de dados (wireless) para controle de processo, robótica, automação Utilizar softwares de simulação de processo impactos ocupacionais – Técnico em metalurgia

9 Conhecimentos Atuais que ganharão importância (exemplos) Metrologia, Normas Regulamentadoras Química aplicada, físico-química, termodinâmica Elementos de máquinas - Instrumentação e Projetos de Dispositivos - Eletrônica Liderança e técnicas de gestão Estatística - Softwares estatísticos Ciência e tecnologia dos materiais Desenho técnico e Softwares de desenho (CAD) Planejamento e Controle da Produção - PCP impactos ocupacionais – Técnico em metalurgia

10 Novos Conhecimentos (exemplos) Propriedades físico-químicas de cerâmicas Softwares de simulação e projetos de fundição Soldagem - Ensaios não destrutivos Técnicas de manutenção - Noções básicas de eletromecânica e eletrônica Ciência dos materiais - Ensaios não destrutivos e destrutivos - Tribologia Ferramentas de gestão da qualidade Eletrônica, informática, automação, instrumentação Conhecimentos específicos dos softwares de simulação, por exemplo: abaqus impactos ocupacionais – Técnico em metalurgia

11 Técnico em Materiais AtividadesConhecimentos Inspecionar e processar materiais (metais, polímeros, cerâmicos e compósitos) Ciência dos Materiais - Processamento de materiais - Processos de fabricação Caracterizar materiais (metais, polímeros, cerâmicos e compósitos) Ciência dos Materiais - Ensaios e análises Inspecionar e processar ligas não ferrosas Características químicas e físicas de não ferrosos - Processos de fabricação de não ferrosos - Ensaios e análises impactos ocupacionais – Novos Profissionais

12 Inserção ou atualização curricular de cursos técnicos de metalurgia com unidades curriculares sobre Métodos de Planejamento e Desenvolvimento de Projetos (PMBOK) e ferramentas de logística. Inserção ou atualização curricular de cursos técnicos de metalurgia com unidades curriculares sobre aplicações de ligas de elevadas resistências mecânica, ao desgaste e à corrosão, tanto ferrosas quanto não ferrosas. Oferecimento de cursos de educação continuada para técnicos em metalurgia e demais profissionais do setor sobre gestão ambiental, incluindo tópicos sobre legislação e tratamento de resíduos. Oferecimento de cursos de educação continuada para técnicos em metalurgia e demais profissionais do setor sobre gestão da produção, com ênfase nos principais processos de produção e softwares de gerenciamento (ex.: células, sistemas seriados e não-seriados e produção enxuta). Recomendações

13 Transferência do Modelo 2013 Número de países usuários do Modelo de Prospectiva e Projeção – 8 (El Salvador, Panamá, República Dominicana, Costa Rica, Guatemala, Nicarágua, Honduras). Número de estudos concluídos: 5 Número de estudos em andamento: 7 2014 Número de países capacitados: 8 (Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Peru, Brasil, Colômbia e Equador) Número de estudos programados : 8 Próximas transferências: Países do Caribe (05 a 08 de maio)

14 Obrigado marcello.pio@dn.senai.org.br +556133179878 UNIDADE DE ESTUDOS E PROSPECTIVA (UNIEPRO)


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