A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS CNIDÁRIOS OU CELENTERADOS PROF. VÍCTOR PESSOA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS CNIDÁRIOS OU CELENTERADOS PROF. VÍCTOR PESSOA."— Transcrição da apresentação:

1 ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS CNIDÁRIOS OU CELENTERADOS PROF. VÍCTOR PESSOA

2 CARACTERÍSTICAS GERAIS. * Animais aquáticos (marinhos e dulcícolas) de corpo mole e gelatinoso, os quais apresentam um tipo especial de célula, denominado CNIDOBLASTO. * Foram os primeiros animais a apresentar uma cavidade corporal (CAVIDADE GASTROVASCULAR), onde ocorre parte da digestão. Foi por essa razão que, por muitos anos, esses animais foram também denominados CELENTERADOS (do latim coelos, cavidade, e do grego enteron, intestino). * Podem apresentar vida livre (livre-natantes), como as medusas ou águas- vivas, ou viver presos a um substrato (SÉSSEIS), como os corais. VIDA LIVRE = FORMAS MEDUSÓIDES (MEDUSAS) SÉSSEIS = FORMAS POLIPÓIDES (PÓLIPOS) * Foram os primeiros animais a apresentar um SISTEMA NERVOSO (DIFUSO)

3 ORGANIZAÇÃO CORPORAL Formada a partir da ECTODERME Formada a partir da ENDODERME

4 TIPOS CELULARES Digestão inicial / Distribuição do alimento Células mioepiteliais digestivas (final da digestão) Produção de enzimas

5 Cnidoblasto com nematocisto intacto (A). Cnidoblasto com nematocisto descarregado (B)

6 SISTEMA NERVOSO (NOVIDADE EVOLUTIVA NOS METAZOÁRIOS) Distensão, contração e relaxamento dos tentáculos – ação das células mioepiteliais epidérmicas e gastrodérmicas (nas medusas há uma coordenação dos movimentos no ato de nadar) Sistema nervoso difuso

7 CLASSIFICAÇÃO Hydrozoa (Hidrozoários) Predomínio de formas polipóides (Hydra) Formas coloniais (Physalia- Caravelas) Predomínio de formas medusóides (Medusas) Há apenas formas polipóides (Anêmonas e corais) Scyphozoa (Cifozoários) Anthozoa (Antozoários)

8 Deslocamento do tipo “cambalhota”, observado em alguns tipos de pólipos (Hydra spp.) Deslocamento por jatopropulsão: os bordos do corpo se contraem e a água acumulada na face oral é expulsa em jato, provocando o deslocamento do animal no sentido oposto.

9 REPRODUÇÃO Assexuada * Brotamento: brotos que se formam em pólipos, os quais podem soltar- se ou permanecerem presos ao corpo do animal (formam as colônias) * Estrobilização: fragmentação do indivíduo em duas ou mais partes leva à formação de medusas

10 REPRODUÇÃO Sexuada * Há espécies monóicas (hermafroditas) e dióicas * Gametas formam-se a partir das células intersticiais * Fecundação externa (gametas liberados na água, onde ocorre a fecundação) e fecundação interna (fecundação dentro do corpo da fêmea, geralmente na cavidade gastrovascular) * Desenvolvimento direto (não há estágios larvais) e desenvolvimento indireto (há estágios larvais)

11 Reprodução sexuada em Hydra spp. Observa-se a ocorrência de fecundação interna e desenvolvimento direto (ausência de estágio larval).

12 Ciclo de vida do hidrozoário Obelia spp. Observa-se a ocorrência de fecundação externa, ao mesmo tempo em que os pólipos formados expandem-se por meio de sucessivos brotamentos (reprodução assexuada). A presença de uma forma larval caracteriza um desenvolvimento indireto.

13 Alternância de gerações do cifozoário Aurelia

14 RECIFES DE CORAIS – IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA - - Proporcionam ambiente ideal para o desenvolvimento de fauna e flora muito características; - Graças às condições de iluminação e transparência da água, os recifes de corais são localidades de alta produtividade biológica; - De todas as comunidades de águas rasas tropicais, os recifes de corais são as mais ricas em biodiversidade;

15 CNIDÁRIOS – IMPORTÂNCIA MÉDICA Acidentes causados - São comuns ao redor do mundo, incluindo acidentes graves e com registro de fatalidades em alguns mares; - Todos os cnidários possuem cnidócitos e são potencialmente perigosos para o ser humano. Chironex fleckeri, água-viva que ocorre no litoral da Austrália e pode ser letal para o ser humano. Physalia (caravela- portuguesa): pode causar fortes “queimaduras” em banhistas e pescadores.


Carregar ppt "ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS CNIDÁRIOS OU CELENTERADOS PROF. VÍCTOR PESSOA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google