A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Blocos econômicos-APEC Antonio n° 1 Catarina n° 2 Prof. Wilson Forti.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Blocos econômicos-APEC Antonio n° 1 Catarina n° 2 Prof. Wilson Forti."— Transcrição da apresentação:

1 Blocos econômicos-APEC Antonio n° 1 Catarina n° 2 Prof. Wilson Forti

2 Índice Slide 1 – O que é um bloco econômico Slide 2 – Importância da APEC Slide 3, 4, 5 e 6 – Tipos de bloco econômico Slide 7,8 e 9 – Dados gerais da APEC Slide 10 – Objetivos e perspectiva Slide 11 – Reuniões Slide 12 - Artigo sobre a APEC Slide 13 – Fonte

3 O que é um bloco econômico? Bloco Econômico é uma união de países com interesses mútuos de crescimento econômico e, em alguns casos, se estende também á integração social desses países. Tem como uma das ideias principais a visão de que haja uma integração maior entre países e a facilitação no comércio entre eles pode beneficiar a ambos ter um crescimento maior e em conjunto.

4 Importância da APEC Este bloco econômico é de extrema importância no cenário econômico mundial, pois somadas as produções industriais de todos os países membros, chega-se a quase metade de toda produção mundial. O PIB dos países membros atinge cerca de 17 trilhões de dólares.

5 Tipos de bloco econômico Dessa maneira, foram surgindo os blocos econômicos, com distintos níveis de integração, a saber: Zona de Livre Comércio: em que os acordos comerciais estabelecidos objetivam exclusivamente a redução ou a eliminação de taxas alfandegárias nas trocas comerciais entre os países-membros. Exemplo: APEC – Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico.

6 União Aduaneira: além de ser uma Zona de Livre Comércio, resulta de uma mesma regulamentação para o comércio dos países do bloco com outras nações, adotando, assim, a chamada Tarifa Externa Comum (TEC). Exemplo: Comunidade Andina de Nações. Mercado Comum: engloba a Zona de Livre Comércio e a União Aduaneira, além de permitir a livre circulação de pessoas, mercadorias, capitais e serviços entre os países-membros. Exemplo: MERCOSUL – Mercado Comum do Sul.

7 União Política, Econômica e Monetária: estágio mais avançado de um bloco econômico. Além dos três níveis de integração acima, as nações adotam a mesma política econômica, além de uma moeda única. Exemplo: União Europeia. Ao todo, existem pouco mais de trinta blocos econômicos regionais, envolvendo países de todas as partes do globo terrestre, com distintos níveis de integração.

8 Dados gerais da APEC A APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) é um bloco econômico que foi criado em 1993 na Conferência de Seattle (Estados Unidos da América). Este importante bloco econômico ainda está em fase de implantação. Países membros: Estados Unidos da América, Japão, China, Rússia, Peru, Formosa (também conhecida como Taiwan), Coreia do Sul, Hong Kong (região administrativa especial da China), Cingapura,Vietnã, Malásia, Tailândia, Indonésia, Brunei, Filipinas, Austrália, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Canadá, México e Chile

9 Mapa dos países membros da APEC com 0 ano em que foram integrados.

10 Bandeira da APEC País sede: Cingapura

11 Objetivos e perspectiva Principais objetivos da APEC - Estimular o comércio de produtos e serviços entres os países membros; - Redução das tarifas alfandegárias e taxas de importação e exportação nas relações comerciais entre os países membros. Perspectiva: até 2020 será o maior bloco econômico do mundo. Que é o prazo estabelecido para os países subdesenvolvidos estabelecerem uma zona livre de comércio.

12 Reuniões Todos os anos acontecem as seguintes reuniões: Reunião dos líderes da APEC: decidem a agenda política da APEC; Reunião dos ministros da APEC: os ministros da economia dos países decidem as atividades econômicas que serão tomadas pelos países; Reunião dos ministros setoriais: especialistas em vários setores se reúnem para aconselhar as medidas que cada país pode tomar em cada setor; Reunião dos conselheiros econômicos: providenciam a APEC relatórios sobre a sua perspectiva de negócios e fazem recomendações para aumentar os negócios e os investimentos na região da APEC.

13 Relações econômicas com outros países A relação da Apec com o Brasil não é muito direta. O Brasil foi um dos temas no Forúm de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, na reunião foi discutida a globalização e a relação entre os países. Além disso, alguns países membros da Apec também fariam parte da ALCA, caso seja formada. O diretor executivo Michael Taylor mencionou a possibilidade da adesão do Brasil à APEC, mas logo destacou que este esbarra nos critérios de adesão, pois o país não tem costa no Pacífico assim como os outros membros. Mas ele não descartou a possibilidade de um acordo ou relação com o Brasil no futuro. "Não diria que a Apec é completamente rígida, que não evolui e por isto não descartaria que aceitemos um certo tipo de relação com países ou economias que não integram a Apec", explicou.

14 Artigo sobre o bloco econômico Apec Líderes da Apec prometem sustentar crescimento: prometem-sustentar-crescimento

15 Fonte economico-apec/http://www.estudopratico.com.br/bloco- economico-apec/ /apec.htmhttp://www.suapesquisa.com/blocoseconomicos /apec.htm acao-dos-blocos-economicos.htmhttp://www.brasilescola.com/geografia/classific acao-dos-blocos-economicos.htm


Carregar ppt "Blocos econômicos-APEC Antonio n° 1 Catarina n° 2 Prof. Wilson Forti."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google