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Simone Sawasaki Tanaka

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Apresentação em tema: "Simone Sawasaki Tanaka"— Transcrição da apresentação:

1 Simone Sawasaki Tanaka simone.tanaka@unifil.br
Diagrama de Sequência Simone Sawasaki Tanaka

2 Diagrama de Sequência

3 Diagramas da UML

4 Workflow do Diagrama de Sequência

5 Selecionar Caso de Uso A atividade selecionar Caso de Uso consiste em escolher para qual Caso de Uso será efetuado o diagrama de sequência.

6 Alocar Atores A atividade alocar atores é destinada a buscar os atores já existentes e/ou criá-los, se necessário. Normalmente, os atores já foram identificados, ao se efetuar o Diagrama de Caso de Uso. Apenas os atores que vão interagir farão parte do diagrama.

7 Alocar Objetos Relacionados
A atividade “Alocar objetos” é destinada a buscar os objetos já existentes e/ou criá-los, se necessário. Se o diagrama de classe já foi elaborado, a grande parte dos objetos já está criada.

8 Fazer o Diagrama de Sequência
A atividade “Fazer diagrama de sequência” é onde o diagrama torna-se completo. Nesta atividade, os objetos já existentes são utilizados. A partir do instante em que os atores que vão interagir no diagrama já estão definidos, os objetos já foram criados quase em sua totalidade, a elaboração do diagrama de sequência torna-se simples. Dando sequência, basta colocar os fluxos de mensagens, definir qual o tipo de mensagem e suas propriedades (seus parâmetros), bem como as operações.

9 Workflow da atividade “Fazer o Diagrama de Sequência

10 Diagrama de Sequência pode ser Conceitos Diagrama de Caso de Uso
possui Classe Ator Objeto Linha de Vida Foco de Controle Auto-referência Síncrono Assíncrono Timeout Balking Recursão Retorno Mensagem Parâmetros Operação Condição de Guarda Controle Estruturado Tag Opt Break Loop Neg Alt Region Par Ref

11 Classe pode ser Conceitos Diagrama de Caso de Uso possui Classe Ator Objeto Linha de Vida Foco de Controle Auto-referência Síncrono Assíncrono Timeout Balking Recursão Retorno Mensagem Parâmetros Operação Condição de Guarda Controle Estruturado Tag Opt Break Loop Neg Alt Region Par Ref Definição: Representa uma categoria, e os objetos são os membros ou exemplos dessa categoria. Em geral, uma classe tem atributos e métodos, mas é possível encontrar classes que contenham apenas uma dessas características ou mesmo nenhuma delas, como no caso de classes abstratas. Podendo ser de dois tipos: abstratas e concretas. Nesse exemplo, uma instância da classe Ator pode se relacionar com muitas instâncias da classe Filme, e uma instância da classe Filme pode se relacionar com muitas instâncias da classe Ator, ou seja, um ator pode atuar em muitas filmes, e um filme pode ter muitos atores atuando nele.

12 Ator pode ser Conceitos Diagrama de Caso de Uso possui Classe Ator Objeto Linha de Vida Foco de Controle Auto-referência Síncrono Assíncrono Timeout Balking Recursão Retorno Mensagem Parâmetros Operação Condição de Guarda Controle Estruturado Tag Opt Break Loop Neg Alt Region Par Ref Definição: Representa os papéis desempenhados pelos diversos usuários que poderão utilizar, de alguma maneira, os serviços e funções do sistema. Os atores neste diagrama são instancias dos atores declarados no diagrama de casos de uso, representam entidades externas que iniciam processos.

13 Objeto pode ser Conceitos Diagrama de Caso de Uso possui Classe Ator Objeto Linha de Vida Foco de Controle Auto-referência Síncrono Assíncrono Timeout Balking Recursão Retorno Mensagem Parâmetros Operação Condição de Guarda Controle Estruturado Tag Opt Break Loop Neg Alt Region Par Ref Definição: Objetos são membros ou exemplos de uma determinada categoria que é representada por uma classe.

14 Linha de Vida Definição: Exemplo:
pode ser Conceitos Diagrama de Caso de Uso possui Classe Ator Objeto Linha de Vida Foco de Controle Auto-referência Síncrono Assíncrono Timeout Balking Recursão Retorno Mensagem Parâmetros Operação Condição de Guarda Controle Estruturado Tag Opt Break Loop Neg Alt Region Par Ref Definição: A linha de vida representa o tempo em que um objeto (lifeline) existe durante um processo. As linhas de vida são representadas por linhas finas verticais tracejadas, partindo do retângulo que representa o objeto. Exemplo: No exemplo acima existe um lifeline chamado perfis1, e esse lifeline é uma instância da classe Pessoa_Fisica. A linha tracejada vertical que surge a partir do objeto representa a linha de vida do mesmo.

15 Foco de Controle Definição: Exemplo:
pode ser Conceitos Diagrama de Caso de Uso possui Classe Ator Objeto Linha de Vida Foco de Controle Auto-referência Síncrono Assíncrono Timeout Balking Recursão Retorno Mensagem Parâmetros Operação Condição de Guarda Controle Estruturado Tag Opt Break Loop Neg Alt Region Par Ref Definição: Indica os períodos em que um determinado objeto está participando ativamente do processo, ou seja, identifica os momentos em que um objeto está executando um ou mais métodos utilizados em um processo especifico. Os focos de controle são representados dentro da linha de vida de um objeto. Exemplo:

16 Mensagem Exemplo: Definição:
pode ser Conceitos Diagrama de Caso de Uso possui Classe Ator Objeto Linha de Vida Foco de Controle Auto-referência Síncrono Assíncrono Timeout Balking Recursão Retorno Mensagem Parâmetros Operação Condição de Guarda Controle Estruturado Tag Opt Break Loop Neg Alt Region Par Ref Exemplo: Definição: As mensagens são utilizadas para demonstrar a ocorrência de eventos, que normalmente forçam a chamada de um método em algum dos objetos envolvidos no processo. Pode ocorrer, no entanto, de uma mensagem representar a comunicação entre dois atores, nesse caso, não disparando métodos. Apresenta-se acima um exemplo de mensagem disparada entre atores, representado uma conversação entre os mesmos e que, portanto, não gera o disparo de nenhum método

17 Auto-referência Definição: Exemplo:
pode ser Conceitos Diagrama de Caso de Uso possui Classe Ator Objeto Linha de Vida Foco de Controle Auto-referência Síncrono Assíncrono Timeout Balking Recursão Retorno Mensagem Parâmetros Operação Condição de Guarda Controle Estruturado Tag Opt Break Loop Neg Alt Region Par Ref Definição: São mensagens que um objeto envia para si mesmo. No caso de auto-referência, uma mensagem parte da linha de vida do objeto e atinge a linha de vida do próprio objeto. Exemplo: No exemplo acima, o objeto pesfis1 dispara em si mesmo a chamada ao método de validação de CPF, ValCpf.

18 Síncrono pode ser Conceitos Diagrama de Caso de Uso possui Classe Ator Objeto Linha de Vida Foco de Controle Auto-referência Síncrono Assíncrono Timeout Balking Recursão Retorno Mensagem Parâmetros Operação Condição de Guarda Controle Estruturado Tag Opt Break Loop Neg Alt Region Par Ref Definição: Uma mensagem síncrona considera que um retorno é necessário, de modo que o transmissor espera pelo retorno antes de prosseguir com qualquer outra atividade.

19 Assíncrono Exemplo: Definição:
pode ser Conceitos Diagrama de Caso de Uso possui Classe Ator Objeto Linha de Vida Foco de Controle Auto-referência Síncrono Assíncrono Timeout Balking Recursão Retorno Mensagem Parâmetros Operação Condição de Guarda Controle Estruturado Tag Opt Break Loop Neg Alt Region Par Ref Exemplo: Definição: Uma mensagem assíncrona diz algo sobre as responsabilidades do transmissor e do receptor. O emissor é responsável apenas por levar a mensagem ao receptor. No exemplo acima, mensagem 3, o sistema de teatro obtém uma lista de eventos de um objeto local. Depois, ele diz ao objeto boundary ClienteAtor que representa a intrface com o usuário para exibir os eventos. Ele não espera para descobrir se ou como a interface com o usuário apresenta os eventos. Compare isso com a mensagem 1, obterEventos(inicio, fim). Essa é uma mensagem síncrona, que exige uma resposta específica. O sistema de teatro, na realidade, pára qualquer coisa que estiver fazendo até que receba a lista de eventos ou um erro.

20 Timeout Exemplo: Definição:
pode ser Conceitos Diagrama de Caso de Uso possui Classe Ator Objeto Linha de Vida Foco de Controle Auto-referência Síncrono Assíncrono Timeout Balking Recursão Retorno Mensagem Parâmetros Operação Condição de Guarda Controle Estruturado Tag Opt Break Loop Neg Alt Region Par Ref Exemplo: Definição: Uma mensagem assíncrona diz algo sobre as responsabilidades do transmissor e do receptor. O emissor é responsável apenas por levar a mensagem ao receptor.

21 Balking pode ser Conceitos Diagrama de Caso de Uso possui Classe Ator Objeto Linha de Vida Foco de Controle Auto-referência Síncrono Assíncrono Timeout Balking Recursão Retorno Mensagem Parâmetros Operação Condição de Guarda Controle Estruturado Tag Opt Break Loop Neg Alt Region Par Ref Definição: Significa que, se o destinatário da mensagem não estiver imediatamente pronto para aceitar a mensagem, o remetente aborta a mensagem e continua o processamento.

22 Recursão Exemplo: Definição:
pode ser Conceitos Diagrama de Caso de Uso possui Classe Ator Objeto Linha de Vida Foco de Controle Auto-referência Síncrono Assíncrono Timeout Balking Recursão Retorno Mensagem Parâmetros Operação Condição de Guarda Controle Estruturado Tag Opt Break Loop Neg Alt Region Par Ref Definição: Um objeto também poderia ter de chamar uma mensagem recursivamente, ou seja, chamar a mesma mensagem de dentro da mensagem. O exemplo acima modela a chamada recursiva na mensagem 1.1 utilizando uma combinação de uma auto-referência e a notação de ativação sobreposta. A maior das duas ativações sobrepostas indica que o objeto está ocupado realizando uma tarefa (em seu ciclo de trabalho), ou seja, a tarefa invocada pela mensagem 1. essa tarefa, então, chama a si mesma, de modo que existe outra ativação em cima da primeira, deslocada para a direita. Por exemplo, se uma posição é uma seção no teatro, então o objeto d posição chama avaliarPrçoPosição em todas as suas linhas. Cada linha por sua vez chama posiçãoPreço em todos os seus assentos. Os assentos não contêm outras posições, de modo que as chamadas param. Essa técnica é comum quando se realiza uma tarefa contra hierarquias ou coleções aninhadas, como posições do teatro, ou territórios de vendas dentro de regiões, dentro de país, dentro de divisões globais e assim por diante.

23 Retorno Definição: Exemplo:
pode ser Conceitos Diagrama de Caso de Uso possui Classe Ator Objeto Linha de Vida Foco de Controle Auto-referência Síncrono Assíncrono Timeout Balking Recursão Retorno Mensagem Parâmetros Operação Condição de Guarda Controle Estruturado Tag Opt Break Loop Neg Alt Region Par Ref Definição: Esse tipo de mensagem identifica a resposta a uma mensagem para o objeto ou ator que a chamou. Uma mensagem de retorno pode retornar informações específicas do método chamado ou apenas um valor indicando se o método foi executado com sucesso ou não. As mensagens de retorno são representadas por uma linha tracejada contendo uma seta fina que aponta para o objeto que recebe o resultado do método chamado. Exemplo: Acima apresenta um exemplo de mensagem de retorno. Aqui a mensagem de retorno emitida pelo objeto perfils1 para o objeto da classe Controlar_Banco, após este ter disparado o método ConCpf no primeiro objeto, retorna os dados do cliente consultado. Observe que o valor retornado é do tipo String.

24 operação(par: String, par2: int)
Parâmetros pode ser Conceitos Diagrama de Caso de Uso possui Classe Ator Objeto Linha de Vida Foco de Controle Auto-referência Síncrono Assíncrono Timeout Balking Recursão Retorno Mensagem Parâmetros Operação Condição de Guarda Controle Estruturado Tag Opt Break Loop Neg Alt Region Par Ref Definição: É uma lista ordenada dos atributos que, juntos, definem a entrada para uma operação. A lista de parâmetros é opcional, ou seja, uma operação não precisa ter parâmetros. Segue ao lado um método contendo dois parâmetros representados pela abreviação par. operação(par: String, par2: int)

25 Operação Definição: operacao()
pode ser Conceitos Diagrama de Caso de Uso possui Classe Ator Objeto Linha de Vida Foco de Controle Auto-referência Síncrono Assíncrono Timeout Balking Recursão Retorno Mensagem Parâmetros Operação Condição de Guarda Controle Estruturado Tag Opt Break Loop Neg Alt Region Par Ref Definição: Também conhecidos como métodos, ou comportamentos. Uma operação representa uma atividade que um objeto de uma classe pode executar. operacao()

26 Condição de Guarda Definição: Exemplo: ‘[‘ guarda ‘]’
pode ser Conceitos Diagrama de Caso de Uso possui Classe Ator Objeto Linha de Vida Foco de Controle Auto-referência Síncrono Assíncrono Timeout Balking Recursão Retorno Mensagem Parâmetros Operação Condição de Guarda Controle Estruturado Tag Opt Break Loop Neg Alt Region Par Ref Definição: Uma expressão de guarda determina se uma mensagem pode ser executada. A guarda é expressa como uma restrição Booleana sobre os valores disponíveis para testar no momento da mensagem. ‘[‘ guarda ‘]’ Exemplo: No exemplo acima diz que você não pode sair da mesa do jantar a menos que tenha acabado de comer vegetais.

27 Controle Estruturado Definição:
pode ser Conceitos Diagrama de Caso de Uso possui Classe Ator Objeto Linha de Vida Foco de Controle Auto-referência Síncrono Assíncrono Timeout Balking Recursão Retorno Mensagem Parâmetros Operação Condição de Guarda Controle Estruturado Tag Opt Break Loop Neg Alt Region Par Ref Definição: Seu objetivo é fornecer uma visão geral do controle de fluxo oferecendo os meios de isolar um conjunto de interações reutilizável. Existem basicamente dois tipos de quadros: quadros de interação, que contêm qualquer tipo de diagrama de interação da UML, e quadros de ocorrência de interação, que normalmente fazem uma referência a um diagrama de interação, mas não apresentam seu detalhamento.

28 Ref pode ser Conceitos Diagrama de Caso de Uso possui Classe Ator Objeto Linha de Vida Foco de Controle Auto-referência Síncrono Assíncrono Timeout Balking Recursão Retorno Mensagem Parâmetros Operação Condição de Guarda Controle Estruturado Tag Opt Break Loop Neg Alt Region Par Ref Definição: A palavra ref é colocada na área de nomes superior esquerda do quadro. Isso alerta o leitor de que o conteúdo do quadro é definido em ouro lugar, ou seja, no diagrama cujo nome está na área de conteúdo.

29 Par pode ser Conceitos Diagrama de Caso de Uso possui Classe Ator Objeto Linha de Vida Foco de Controle Auto-referência Síncrono Assíncrono Timeout Balking Recursão Retorno Mensagem Parâmetros Operação Condição de Guarda Controle Estruturado Tag Opt Break Loop Neg Alt Region Par Ref Definição: O operador de interação par (paralela) admite a execução paralela de um conjunto de fragmentos de interação. A integridade de cada fragmento de interação é preservada enquanto permite que a execução exata dos eventos dentro de cada fragmento de interação seja intercalada de qualquer maneira admitida pelo ambiente de processamento.

30 Region pode ser Conceitos Diagrama de Caso de Uso possui Classe Ator Objeto Linha de Vida Foco de Controle Auto-referência Síncrono Assíncrono Timeout Balking Recursão Retorno Mensagem Parâmetros Operação Condição de Guarda Controle Estruturado Tag Opt Break Loop Neg Alt Region Par Ref Definição: O operador de interação region (região crítica) identifica uma interação que tem precedência sobre todos os outros fragmentos de interação dentro do contexto do fragmento combinado.

31 Alt pode ser Conceitos Diagrama de Caso de Uso possui Classe Ator Objeto Linha de Vida Foco de Controle Auto-referência Síncrono Assíncrono Timeout Balking Recursão Retorno Mensagem Parâmetros Operação Condição de Guarda Controle Estruturado Tag Opt Break Loop Neg Alt Region Par Ref Definição: O operador de interação alt (alternativas) identifica um conjunto de comportamentos dos quais a interação pode escolher com base nos critérios especificados. Porém, como acontece com qualquer operando, o operando selecionado na estrutura alt só é executado se a condição de guarda for avaliada como verdadeira.

32 Neg pode ser Conceitos Diagrama de Caso de Uso possui Classe Ator Objeto Linha de Vida Foco de Controle Auto-referência Síncrono Assíncrono Timeout Balking Recursão Retorno Mensagem Parâmetros Operação Condição de Guarda Controle Estruturado Tag Opt Break Loop Neg Alt Region Par Ref Definição: O operador de interação neg (negação) É usado para identificar interações que não deverão acontecer. Ou seja, essas interações são descritas explicitamente como inválidas. O operador neg pode oferecer uma abreviação conveniente quando qualquer quantidade de opções for válida, mas somente uma ou uma pequena quantidade de opções não for permitida – pode ser mais fácil e menos demorado identificar as exceções.

33 Loop pode ser Conceitos Diagrama de Caso de Uso possui Classe Ator Objeto Linha de Vida Foco de Controle Auto-referência Síncrono Assíncrono Timeout Balking Recursão Retorno Mensagem Parâmetros Operação Condição de Guarda Controle Estruturado Tag Opt Break Loop Neg Alt Region Par Ref Definição: O operador de interação loop indica que o fragmento da interação será executado repetidamente. O número de vezes que ele é executado é determinado pelos parâmetros minint e maxint do operador.

34 Break pode ser Conceitos Diagrama de Caso de Uso possui Classe Ator Objeto Linha de Vida Foco de Controle Auto-referência Síncrono Assíncrono Timeout Balking Recursão Retorno Mensagem Parâmetros Operação Condição de Guarda Controle Estruturado Tag Opt Break Loop Neg Alt Region Par Ref Definição: Oferece um mecanismo semelhante à sintaxe de interrupção em muitas linguagens de programação. No decorrer da execução de uma interação, se a guarda da interrupção for satisfeita, então a interação que contém abandona sua execução normal e, em vez disso, realiza a cláusula especificada pelo fragmento break.

35 Opt pode ser Conceitos Diagrama de Caso de Uso possui Classe Ator Objeto Linha de Vida Foco de Controle Auto-referência Síncrono Assíncrono Timeout Balking Recursão Retorno Mensagem Parâmetros Operação Condição de Guarda Controle Estruturado Tag Opt Break Loop Neg Alt Region Par Ref Definição: representa um comportamento que pode ou não ser usado como parte da interação para ser usado, a condição de guarda precisa ser satisfeita. Para ser usado, a condição de guarda precisa ser satisfeita. Se a condição de guarda falhar, o comportamento é simplesmente pulado. O modelo para um fragmento combinado opt se parece com um alt que oferece apenas uma interação.

36 Como fazer no Rational Rose

37 Diagrama de Sequência Clicar no Logical View Clicar no Design Model
Expandir o Use-Case Realizations Expandir o pacote desejado MBD no caso de uso de Realização  New  Sequence Diagram

38 Arrastar as classe envolvidas no Caso de Uso
Inserir Objeto Mensagem do Objeto Retorno da Mensagem Marca de Destruição Mensagem para ele mesmo Arrastar o Ator Arrastar as classe envolvidas no Caso de Uso

39 Diagrama de Colaboração
Pressionar a Tecla F5 no Diagrama de Seqüência


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