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ENSINO AGRÍCOLA SUPERIOR NEL BRASIL- el caso della UFRGS Prof. Dr. Gilmar A B Marodin Prof. Dr. Pedro Selbach Faculdade de Agronomia/UFRGS.

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1 ENSINO AGRÍCOLA SUPERIOR NEL BRASIL- el caso della UFRGS Prof. Dr. Gilmar A B Marodin Prof. Dr. Pedro Selbach Faculdade de Agronomia/UFRGS

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3 Edifício Central – Faculdade de Agronomia- UFRGS

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6 Inauguración del edificio central de la Faculdad de Agronomia/UFRGS – Porto Alegre/RS; 14/10/09

7 XI FORO DE DECANOS –POA/RS- 27/11/08

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9 Educación Superior nel Brasil 190 Instituiciones (?) –Universidades; Centros Universitarios; Faculdades Integradas; Faculdades; Instituiciones Superiores y Centros de Educación Tecnológicos –Setor Público: 104 Instituiciones: 67 Universidades Federales 32 Estaduales 5 Municipales –Setor Privado: 86

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11 MEC- 2003

12 BR FEDERAISFEDERAIS ESTADUAISESTADUAIS MUNICIPAISMUNICIPAIS PARTICULARPARTICULAR OUTRASOUTRAS MEC- 2005

13 Escolas de Agronomia no Brasil até 1951 (11) INSTITUIÇÃOLOCALIZAÇÃOINÍCIO UFBA Cruz das Almas - BA 1877 UFPel Pelotas – RS 1883 UFRGS Porto Alegre - RS 1900 ESALQ Piracicaba – SP 1901 UFLA Lavras – MG 1908 UFRRJ Rio de Janeiro – RJ 1911 UFC Fortaleza – CE 1918 UFPR Curitiba – PR 1918 UFRPE Recife – PE 1919 UFV Viçosa – MG 1928 FCAP Belém - PA 1951

14 213 ESCOLAS DE AGRONOMIA 46 DE ENGENHARIA FLORESTAL 23 ENGENHARIA AGRÍCOLA 11 ESCOLAS DE AGRONOMIA No Brasil Alimento, Energia e Meio Ambiente Antonio Roque Dechen – ESALQ/USP 22 / outubro / 2009

15 Agronomia: Postos Ofrecidos Brasil (5,36/posto) Federais (10,18/posto) Estaduais (2,0/posto) Particulares (1,63/posto) Outras (1,94/posto) N total de postulantes en N de Laureados en 2005 – 4.527

16 Cursos AGR/Región MEC 2005

17 Sistema Nacional de Pós-grado em 2003 Nº de Programas: Nº de Cursos: Estudiantes titulados: Doctorado: Maestría: Maestría Profesional: Estudiantes matriculados (dez.): Doctorado: Maestría: Maestría Profesional: 5.065

18 841 cursos 508 MsC 278 DR. 55 Profissional cursos 1234 MsC 859 Dr. 142 Profissional 693 cursos 455 MsC 199 Dr. 39 Profissional 166 cursos 119 MsC 40 Dr. 7 Profissional 286 cursos 186 MsC 82 Dr. 18 Profissional Pós graduação no Brasil – CURSOS MsC 1458 DR.

19 Pos-Grado em Ciencias Agrarias: Cursos MSc Dr. Total Agronomía Tecnología Alim Ing. Agrícola Veterinaria Forestales Pesca Zootecnia Total General CAPES

20 Evolución Trienal 2004 Distribuición dellos Programas en Grandes Áreas del Conhecimento Fonte: CAPES

21 Pós-grado BR /2003 Número de cursos Fonte: CAPES

22 Evolução do número de Alunos Titulados /2003 Fonte:CAPES

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25 Algunos datos Pos grado- BR CAPES + CNPq = BECAS DE PÓS GRADO Brasil forma Doctores/Año El Programa de Pós Grado ´Sanduiche´ cresció 77% en los últimos 2 años Existe un incremento de 10% a.a. en Cursos Ciencias sin fronteras – becas para estudiar nel exterior en los próximos 4 años

26 8.059 CAPES, 2011

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29 *Não estão incluídos valores de auxílio instalação e seguro saúde

30 CAPES, 2011

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32 Imbé Eldorado do Sul ÁREA TERRITORIAL ha ÁREA EDIFICADA m² PORTO ALEGRE Campus Centro Campus Saúde Campus Olímpico Campus do Vale ELDORADO DO SUL Estação Experimental 1500 ha IMBÉ Ceclimar ONDE ESTAMOS

33 PORTO ALEGRE Campus Centro Campus Saúde Campus Olímpico Campus do Vale

34 COMUNIDADE-UFRGS-2010 Quantos somos?? estudiantes Graduação Pós-grado strito sensu 31% Especialización Ensino Fundamental, Médio e Técnico DOCENTES –85 % Doctores – 84% em Dedicación exclusiva TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS (acrescidos de más de tercerizados)

35 ESTRUTURA ACADÊMICA- UFRGS-2011 CURSOS DE ENSINO SUPERIOR 89 GRADUAÇÃO 71 MESTRADO 69 DOUTORADO 09 MESTRADO PROFISSIONALIZANTE Desenvolvidos em: 27 UNIDADES UNIVERSIT Á RIAS 1 HOSPITAL DE CL Í NICAS 1 HOSPITAL DE CL Í NICAS VETERIN Á RIAS

36 36 GRADUAÇÃO 44 em em 2008 EVOLUAÇÃO DO NÚMERO DE CURSOS 1990/2008

37 37 CURSOS E VAGAS DADOS COMPARATIVOS Cursos oferecidos 1990 – – 68 Acréscimo – 24 Variação – 54% Cursos noturnos oferecidos 1990 – – 12 Acréscimo – 11 Variação – 1100% Vagas oferecidas 1995 – – Acréscimo – 741 Variação – 20% Vagas noturnas oferecidas 1995 – – 735 Acréscimo – 455 Variação – 163%

38 Evaluación dellos cursos UFRGS

39 Cursos: 71 Mestrados 69 Doutorados 9 Mestrados profissionais 131 Latu sensu Discentes: Mestrado Doutorado 449 Mestrado Profissional Total: Bolsistas Estrangeiros: 146 Alunos da UFRGS no exterior: 250 PÓS-GRADO-2010

40 40 Número de Estudantes Matriculados em 2011: Mestrado: Doutorado: Mestrado Professional: 449 TOTAL: ( 36,% dos estudantes da UFRGS) Número de Estudantes Titulados em 2010: Mestres:1.014 Doutores: 439 TOTAL: POS GRADO UFRGS Fonte: Pró-Reitoria de Pós-Graduação-PROPG- Sistema POSGRAD

41 Pós- Grado- Agronomia/UFRGS Fitotecnia (Maestría; Doctorado) 71 estudiantes Agrometeorología Fitossanidad Horticultura Plantas de cultivo Solos (Maestría; Doctorado) 53 estudiantes Pedologia, Biologia, Manejo Y Conservación Zootecnia (Maestría; Doctorado) Genética Nutrición Manejo (Sistema produtivo) Forrajes - Agrogenócios (Maestría e Doctorado) 45 estudiantes

42 A PÓS-GRADUAÇÃO NA AGRONOMIA DA UFRGS  1963 (março) - convênio MEC / USAID / UFRGS  1963 (agosto) - convênio Universidade de Wisconsin / UFRGS  chegada de professores norte-americanos.  Início do CPG em Agronomia (mestrado) Área concentração: Fitotecnia, Solos e Zootecnia  1987 – Doutorado: Fitotecnia, Solos e Zootecnia (CPG Agronomia)  Pós-graduação em Agronomia (PPGAg), 4 CPGs: Fitotecnia (M e D), Ciência do Solo (M e D), Zootecnia (M e D), Microbiologia Agrícola e Ambiental (M)  Desmembramento do PPGAg, em 4 programas: PPG Fitotecnia (M e D) PPG Ciência do Solo (M e D) PPG Zootecnia (M e D) PPG Microbiologia Agrícola e Ambiental (M)

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44 44 Programas de PG Lato Sensu (Especialização) Início em 2007: 75 Início em 2008: 80 Aprovados 2009: 60 Número de estudantes matriculados 2007: : 2442 Número de estudantes titulados 2007: : 1336 Sistema de pós-graduação (Stricto e Lato Sensu) aprox. 30% do total de estudantes PÓS-GRADUAÇÃO – Lato Sensu Fonte: Pró-Reitoria de Pós-Graduação-PROPG

45 45 Número de estudantes titulados – Doutorado -UFRGS Fonte: PROPG

46 46 PÓS-GRADUAÇÃO 3 – regular 4 – bom 5 – muito bom 6 – excelente 7 – padrão internacional AVALIAÇÃO

47 47 PÓS-GRADUAÇÃO - Qualidade CONCEITO Avaliação trienal CAPES

48 GRUPOS DE PESQUISA CADASTRADOS NO CNPq= 724

49 49 PÓS-GRADUAÇÃO- UFRGS EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE CURSOS 1963/2007

50 50 PÓS-GRADUAÇÃO DADOS COMPARATIVOS Mestrado 1963 – – Mestrado Profissionalizante 2001 – – 9 Doutorado 1963 – –

51 Instituições Estrangeiras109 Instituições Públicas231 Instituições Privadas183 Total 523 Protocolos, convênios, contratos PARCERIAS INSTITUCIONAIS

52 52 Pós-graduação – Relações Internacionais – UFRGS PEC/PG –CAPES/CNPq em 2008 Equador (2 bolsistas) Nicarágua (2 bolsistas) Costa Rica (1 bolsista) Peru (1 bolsista) Colômbia (10 bolsistas) Bolívia (1 bolsista) Chile (2 bolsistas) Argentina (5 bolsistas) Uruguai (2 bolsistas) Paraguai (2 bolsistas) Benin (1 bolsista) Cabo Verde (3 bolsistas) Moçambique (7 bolsistas) Angola (2 bolsistas) Guiné (1 bolsista) TOTAL = 42 bolsistas de mestrado e doutorado em 2008 Fonte: PROPG-UFRGS

53 Universidades Públicas – Algunas facilidades: Gratuidade Total Casas de Moradía Alimentación Subsidiada Becas de Iniciación Científica Becas de productividad para Docentes

54 Dificuldades Actuales Reposición de Maestros y servidores Mantenimiento – costos mensuales Infra-estructura disponible X Demandas Necesidade de incorporar-se com otras instituiciones para captar recursos, vía proyectos El tamaño de las Instituiciones nel país Presupuesto de la UFRGS: U$ 500 millones anuales (90% personal) Acrescido Fundaciones: U$ 60 millones anuales

55 El perfil del Ing. Agrónomo deseado: Aprendizage autónoma y contínua Actuar Multi, e transdiciplinarmente Compromiso com la preservación dela Diversidad y la sostenibilidad Ser ético y solidario Maturidad, sensibilidad y equilíbrio Facilidad en incluir-se en las estructuras públicas y privadas

56 Formação básica sólida Comprometimento social e ecológico Identificar e resolver problemas Capacidade de aprender a aprender Habilidade de se atualizar Ética Criatividade Análise crítica Empreendedorismo COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL Alimento, Energia e Meio Ambiente Antonio Roque Dechen – ESALQ/USP 22 / outubro / 2009

57 Estructura deseada de un Curso de Agronomía: Núcleo de contenidos Básicos: 25% Núcleo de contenidos profesionais esenciales; dará la caracterización dela identidad del Agrónomo: 40%; Núcleo de contenidos profesionales específicos; identidad própria del curso: 35% Estancias – horas Tempo médio : 5,5 años

58 MUCHAS GRACIAS


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