A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cultura Afro-brasileira O que faz parte da cultura Afro Brasileira em geral?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cultura Afro-brasileira O que faz parte da cultura Afro Brasileira em geral?"— Transcrição da apresentação:

1 Cultura Afro-brasileira O que faz parte da cultura Afro Brasileira em geral?

2 Músicas 1. As músicas mais populares dessa cultura são: *Hip Hop – é um movimento construído através dos anseios vivenciados por grupos socialmente e racialmente excluídos de seus direitos tendo em sua estrutura uma cultura, que causa o entretenimento dessa classe ao mesmo tempo em que garante a oportunidade de expor seus pensamentos expressados na mais pura arte afros periférica. *Samba – é caracterizado por uma seção de ritmo contendo a marcação

3 Danças 2. As danças típicas populares dessa cultura são: Samba - é caracterizado por uma seção de ritmo contendo a marcação * Capoeira - é uma expressão cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira.

4 Literatura 3. A literatura mais popular dessa cultura destaca-se: * Carnavalesca - na literatura carnavalesca são citados dois livros mais populares: O Carnaval das Letras e o Último Entrudo.

5 Religião 4. As religiões mais seguidas nessa cultura são: Candomblé - é uma das Religiões Afro- Brasileiras praticadas principalmente no Brasil mas também em países adjacentes como Uruguai, Argentina, e Venezuela. Umbanda - é uma religião, ou seja, é composta de elementos Divinos (Orixás e Guias);

6 Desenvolvimento 1.Qual o tipo de arte dessa cultura? E quando veio para o Brasil? 2. Quais são os ritmos musicais mais populares da Cultura Afro ? 3.Qual é o tipo de culinária da Cultura Afro? 4.Qual é a origem da Cultura Afro? 5.Existe artistas ou pessoas famosas que são descentes da Cultura Afro no Brasil?Quais são elas ? 6.Quais são os instrumentos musicais Afro Brasileiros?

7 1. Qual o tipo de arte dessa cultura? E quando veio para o Brasil? A arte africana é repleta de histórias, mitos, crenças e filosofia dos habitantes deste enorme continente. A riqueza desta arte tem fornecido como matéria-prima e inspiração para vários movimentos artísticos contemporâneos da América e da Europa. Artistas do século XX admiraram a importância da abstração e do naturalismo na arte africana. Nesse tipo de arte, está envolvida pinturas que relatam a cor negra, como pinturas de escravos, ou que relatam a história da Abolição da Escravidão, Artesãos, Grécia Antiga, enfim, pinturas relacionadas a isso.

8 Samba - é a principal forma de música de raízes africanas surgida no Brasil. O nome "samba" é, provavelmente, originário do nome angolano semba, um ritmo religioso. Axé music - é um movimento musical popular surgido no estado da Bahia na década de 80, durante as manifestações populares do carnaval de Salvador. Pagode - no sentido de folia, divertimento, festa, pagodeira. Xote - é dançado devagar, é encostar a cabeça no ombro do parceiro, fecha os olhos, e dois pra lá e dois pra cá, é uma dança bem chão, ou seja pés no chão. Lambada - é a mistura do carimbó com a música metálica e eletrônica do Caribe caiu no gosto popular, conquistou o público e se estendeu, numa primeira fase, até o Nordeste. Baile funk - são produzidos eletronicamente por um aparelho denominado sampler e locutados por pessoas que criam de improviso frases com dizeres de linguagem vulgar, muitas vezes utilizando expressões consideradas como obscenas pela população, além de códigos eróticos. 2. Quais são os ritmos musicais mais populares da Cultura Afro?

9 3. Qual é o tipo de culinária da Cultura Afro? A cozinha brasileira deriva em grande parte da cozinha africana, mesclada com elementos da cozinha indígena e portuguesa. Na Bahia, principalmente, pratos como vatapá e moqueca são típicos da culinária afro-brasileira. A Feijoada é o prato nacional do Brasil. É basicamente a mistura de feijões pretos, carne suína e farofa. Começou como um prato português que os escravos negros modificaram.

10 4. Qual a origem da cultura Afro? Os africanos mandados para o Brasil pertenciam principalmente a dois grandes grupos: os Sudaneses e os Bantu. Os bantu, nativos de Angola, Congo e Moçambique foram mandados em larga escala para o Rio de Janeiro, Minas Gerais e para a zona da mata do Nordeste. Os Sudaneses, nativos da Costa do Marfim e de influência muçulmana foram mandados em grande número para a Bahia. Outro grupos étnicos menores vindos da África são os, Yoruba, Fon, Achate, Ewe, e outros grupos nativos de Gana, Benim e Nigéria. Em décadas recentes muitos negros africanos estão vindo para o Brasil, especialmente de paises que falam português como Cabo verde e São Tomé e Príncipe, contratados como trabalhadores.

11 5. Existe artistas ou pessoas famosas que são descentes da Cultura Afro no Brasil?Quais são elas ? Futebol: Pelé Ronaldinho Robinho Dida Cafu Denílson Rivaldo Na ginástica artística: Daiane dos Santos Nas artes maciais: Anderson Silva. No basquete: Leandro Barbosa; Janeth Arcain. No Atletismo : Jardel Gregório; Nelson Prudêncio. Na Luta de Wrestling: Zuluzinho Lutador de Wrestling. Nas Literaturas: Grande Otelo; Abdias do Nascimento; Taís Araújo; Seu Jorge; Milton Gonçalves. Nas músicas populares destacam-se : Gilberto Gil; Milton Nascimento; Tim Maia; Djavan;

12 6. Quais são os instrumentos musicais Afro Brasileiros? O agogô é um instrumento musical de metal usado no candomblé e na capoeira e no samba. O nome vem de akokô, palavra nagô que significa "relógio" ou "tempo", assim como um som extraído de um instrumento metálico. O atabaque é de origem africana, usado em quase todos rituais afro-brasileiro, típico do Candomblé e da Umbanda e de outros estilos relacionados e influenciados pela tradição africana. O Berimbau é um instrumento de percussão usado tradicionalmente em cerimônias do Candomblé no Brasil e também na Capoeira, para marcar o ritmo da luta. O tambor é um instrumento musical do tipo membranofone, consistindo de uma membrana esticada sobre um tubo ou caixa de ressonância que pode ser de vários formatos (cilíndrico, cônico, esférico entre outros). O xequerê é instrumento musical feito de uma cabaça cortada ao meio em uma das extremidades e envolta por uma rede de contas. O Afoxé é um instrumento musical composto de uma cabaça pequena redonda, recoberta com uma rede de bolinhas de plástico parecido com o Xequerê sendo que o afoxé é menor.

13 Conclusão Bom, nesse projeto nós tínhamos como objetivo esclarecer toda as nossas dúvidas e confirmar as nossas certezas que tínhamos em desenvolvimento, com ajuda de todas os integrantes dos grupos conseguimos alcançar todos os nossos objetivos. Desenvolvemos esse projeto, expondo tudo o que já sabíamos e pesquisamos o que ainda não tínhamos certeza. Com isso, conseguimos atingir todos os nossos objetivos e com certeza aprendemos muito com este projeto.

14 Fotos das Atividades

15

16

17

18

19

20

21

22 Organizadores: Suzane Ferreira; Nivaldo Reis.


Carregar ppt "Cultura Afro-brasileira O que faz parte da cultura Afro Brasileira em geral?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google