A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estática dos fluidos - Aula 13 Fenômenos de Transporte Prof.: Washington de Macedo Lemos, MSc. 3.3 Princípio de Pascal Em um fluído estático a pressão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estática dos fluidos - Aula 13 Fenômenos de Transporte Prof.: Washington de Macedo Lemos, MSc. 3.3 Princípio de Pascal Em um fluído estático a pressão."— Transcrição da apresentação:

1 Estática dos fluidos - Aula 13 Fenômenos de Transporte Prof.: Washington de Macedo Lemos, MSc. 3.3 Princípio de Pascal Em um fluído estático a pressão em um ponto é igual em todas as direções. Assim a pressão aplicada em um ponto é igualmente transmitida a todos os demais pontos do fluído.

2 Estática dos fluidos - Aula 12 Fenômenos de Transporte Prof.: Washington de Macedo Lemos, MSc. Medidas de pressão h Patm P 1 GÁS ÁGUA h P2P2 P3P3 P atm Barômetro É utilizado para se determinar a pressão atmosférica local. Manômetro Utiliza coluna de líquidos para se determinar a diferença de pressão entre dois sistemas.

3 Estática dos fluidos - Aula 12 Fenômenos de Transporte Prof.: Washington de Macedo Lemos, MSc. 3.4 Forças em superfícies planas submersas

4 Estática dos fluidos - Aula 12 Fenômenos de Transporte Prof.: Washington de Macedo Lemos, MSc. 3.4 Forças em superfícies planas submersas

5 Estática dos fluidos - Aula 12 Fenômenos de Transporte Prof.: Washington de Macedo Lemos, MSc. 3.4 Forças em superfícies planas submersas

6 Estática dos fluidos - Aula 12 Fenômenos de Transporte Prof.: Washington de Macedo Lemos, MSc. 3.4 Forças em superfícies planas submersas Sabemos que a posição do centro de gravidade é dada por:

7 Estática dos fluidos - Aula 12 Fenômenos de Transporte Prof.: Washington de Macedo Lemos, MSc. 3.4 Forças em superfícies planas submersas Então:

8 Estática dos fluidos - Aula 12 Fenômenos de Transporte Prof.: Washington de Macedo Lemos, MSc. 3.4 Forças em superfícies planas submersas A força resultante (F R ) que atua no centro de pressão (Cp), é obtida com a pressão que atuaria no centro de gravidade.

9 Estática dos fluidos - Aula 12 Fenômenos de Transporte Prof.: Washington de Macedo Lemos, MSc. 3.4 Forças em superfícies planas submersas Torna-se conveniente obtermos a localização do centro de pressão. Para isso partiremos da premissa de que o momento obtido através da força que atua no centro de pressão deve ser equivalente ao somatório dos momentos infinitesimais.

10 Estática dos fluidos - Aula 12 Fenômenos de Transporte Prof.: Washington de Macedo Lemos, MSc. 3.4 Forças em superfícies planas submersas Lembrando que: E que: Então posicionamento do centro de pressão partindo do centro de gravidade:

11 Estática dos fluidos - Aula 12 Fenômenos de Transporte Prof.: Washington de Macedo Lemos, MSc. 3.4 Forças em superfícies planas submersas Podemos deduzir a partir desta expressão que o centro de gravidade localiza-se sempre acima do centro de pressão, além disso, à medida que a superfície afunda o centro de pressão se aproxima do centro de gravidade.

12 Estática dos fluidos - Aula 12 Fenômenos de Transporte Prof.: Washington de Macedo Lemos, MSc. 3.4 Forças em superfícies planas submersas

13 Estática dos fluidos - Aula 12 Fenômenos de Transporte Prof.: Washington de Macedo Lemos, MSc. 3.4 Forças em superfícies planas submersas

14


Carregar ppt "Estática dos fluidos - Aula 13 Fenômenos de Transporte Prof.: Washington de Macedo Lemos, MSc. 3.3 Princípio de Pascal Em um fluído estático a pressão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google