A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geraldo Soares Superintendente de Relações com Investidores Banco Itaú Holding Financeira S.A. Dezembro de 2003 O Site de Relações com Investidores como.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geraldo Soares Superintendente de Relações com Investidores Banco Itaú Holding Financeira S.A. Dezembro de 2003 O Site de Relações com Investidores como."— Transcrição da apresentação:

1 Geraldo Soares Superintendente de Relações com Investidores Banco Itaú Holding Financeira S.A. Dezembro de 2003 O Site de Relações com Investidores como ferramenta de divulgação

2 1 Exigências do Mercado de Capitais As decisões de investimento são atos soberanos de cada investidor em ações ou outros valores mobiliários Princípio da Liberdade de Decisão Princípio do Acesso à Informação Princípio da Igualdade de Tratamento Princípio da Transparência

3 2 Princípio da Liberdade de Decisão Princípio do Acesso à Informação Princípio da Igualdade de Tratamento Princípio da Transparência Todo investidor tem o direito de estar informado para que possa decidir bem, portanto é essencial que as empresas disponibilizem regularmente informações financeiras e fatos relevantes Exigências do Mercado de Capitais

4 3 Princípio da Liberdade de Decisão Princípio do Acesso à Informação Princípio da Igualdade de Tratamento Princípio da Transparência A todos os investidores é garantido igual acesso às informações relevantes para o processo decisório Exigências do Mercado de Capitais

5 4 Princípio da Liberdade de Decisão Princípio do Acesso à Informação Princípio da Igualdade de Tratamento Princípio da Transparência As informações disponibilizadas ao mercado devem refletir fielmente as operações, situação econômico- financeira e a estratégia da empresa Exigências do Mercado de Capitais

6 5 Outros Mídia EmpresaMercado Coletar, analisar, sintetizar e uniformizar informações internas Disseminar informações transparentes democráticas tempestivas acessíveis Áreas da Empresa Analistas Acionistas Investidores Retroalimentação O RI é a voz do mercado dentro da empresa e a voz da empresa no mercado. Quem atende? RI

7 6 Varejo Investidores Institucionais Fonte: Investor Relations Magazine – Junho de 2002 Como atender? Canais de Distribuição Preferidos

8 7 Fonte: Investor Relations Magazine – Junho de 2002 Como atender? Informações mais procuradas On-line Varejo Investidores Institucionais

9 8 Website de RI Segmentação Abrangência Acessibilidade Navegabilidade Tempestividade Transparência Flexibilidade Comunicação Interatividade O site de Relações com Investidores Características básicas

10 9 Website de RI Segmentação Abrangência Acessibilidade Navegabilidade Tempestividade Transparência Flexibilidade Comunicação Interatividade O site de Relações com Investidores Características básicas O site é o canal mais eficiente e democrático para atender as exigências do mercado!

11 10 Disponibilização das Informações Corporativas de Modo Democrático e em Local Único (Qualquer Pessoa e Lugar) Diminuição da Quantidade de Solicitações através da Antecipação da Demanda Abrir Mais um Canal de Comunicação entre o Banco e o Analista do Mercado de Capitais, com Acesso Fácil e Tempestivo Ampliação da Capacidade e Melhoria no Atendimento com Flexibilidade (Gráficos, Tabelas, Animações, Simulações, etc) Apresentação das Informações do Grupo Itaú de Forma Transparente e Uniforme (Demonstrações Contábeis, Governança Corporativa, Fatos Relevantes, Dados Quantitativos, etc) Oportunidade no Desenvolvimento de uma Ferramenta com Padrão Internacional Website de RI

12 11 Disponibilização das Informações Corporativas de Modo Democrático e em Local Único (Qualquer Pessoa e Lugar) Diminuição da Quantidade de Solicitações através da Antecipação da Demanda Abrir Mais um Canal de Comunicação entre o Banco e o Analista do Mercado de Capitais, com Acesso Fácil e Tempestivo Ampliação da Capacidade e Melhoria no Atendimento com Flexibilidade (Gráficos, Tabelas, Animações, Simulações, etc) Apresentação das Informações do Grupo Itaú de Forma Transparente e Uniforme (Demonstrações Contábeis, Governança Corporativa, Fatos Relevantes, Dados Quantitativos, etc) Oportunidade no Desenvolvimento de uma Ferramenta com Padrão Internacional Website de RI Segmentação Interatividade

13 12 Website de RI Flexibilidade Acessibilidade

14 13 Website de RI Tempestividade: Todos os Fatos Relevantes, Atas de Reuniões do Conselho e Assembléias Gerais, Avisos ao Mercado e Comunicados disponibilizados no site em até 5 minutos após o envio às autoridades: sincronização com as Bolsas do mundo todo.

15 14 Website de RI Acessibilidade: Todos os Fatos Relevantes são enviados a um mailing list de cadastros logo após seu envio às autoridades, em português e inglês.

16 15 Website de RI Segmentação: Informações didáticas e transparentes para todo o varejo do mercado de capitais.

17 16 Website de RI Segmentação Abrangência Informações trimestrais e histórico para investidores institucionais e analistas de mercado.

18 17 Website de RI Segmentação Transparência Todas as notícias sobre o Itaú na mídia desde 1999: banco de pesquisas para jornalistas, estudantes e outros.

19 18 Website de RI Interatividade Fale Conosco: Gerador de Demanda, canal online com a área de RI! Média de 8 Mensagens recebidas por dia

20 19 Website de RI Outros mecanismos de divulgação Parceria com a PR Newswire para divulgação global de press-releases e comunicados Alert (8.000 cadastrados) Publicação em jornais Sistema de divulgação Bovespa e CVM Stock Alert

21 20 Website de RI Pesquisa Nacional de RI Selulloid AG Empresas que mais se destacam em Relações com Investidores na opinião das próprias empresas:

22 21 Consistentemente o Maior Valor de Mercado no Setor Bancário Brasileiro R$ Milhões Fonte: Economática. Período : Dez/98 até Out/03 Itaú Bradesco Unibanco Os maiores bancos do Brasil Bradesco Itaú Holding Unibanco Patrimônio Líquido Set/

23 22 Plano Real Crise Russa Desvalori- zação do Real US$ Crise Mexicana Crise Asiática Crise Argentina Ataque ao WTC Valorização das Ações Preferenciais Evolução de US$ 100 Investidos em Nov. de 93 (até 4 de Nov. de 2003) Itaú (1) Itaú (2) Ibov. 10 anos 24,70%20,49%7,34% 5 anos 16,29%12,58%-2,04% ,28%82,72%103,24% Valorização Média Anual em Dólar (1)Com Reinvestimento de Dividendos (2)Sem Reinvestimento de Dividendos

24 23 Website: Contatos


Carregar ppt "Geraldo Soares Superintendente de Relações com Investidores Banco Itaú Holding Financeira S.A. Dezembro de 2003 O Site de Relações com Investidores como."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google