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12 de setembro de 2005 Geraldo Soares A importância dos Profissionais de Relações com Investidores XI Curso de Introdução Mercado de Capitais 2005 Vice-presidente.

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1 12 de setembro de 2005 Geraldo Soares A importância dos Profissionais de Relações com Investidores XI Curso de Introdução Mercado de Capitais 2005 Vice-presidente IBRI – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Membro do Conselho de Administração INI – Instituto Nacional de Investidores Superintendente de Relações com Investidores Banco Itaú Holding Financeira S.A. Coordenador do CODIM Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado

2 2 O que é RI? Atividades da área de RI Públicos de RI Transparência Conclusão e o Futuro

3 3 Mercado de Capitais

4 4 RI

5 5 O que é RI ? Administração Criação de Valor para o Acionista Relações com Investidores Redução do Custo de Capital O que é RI ? Objetivo: Fornecer ao mercado de capitais informações transparentes, tempestivas e confiáveis sobre as operações da empresa.

6 6 Pró-atividade Qualidade Tempestividade Democratização Princípios Éticos Princípios Legais Transparência Fornecer Subsídios para Decisão de Investimentos Direcionamento: Interno (Empresas) e Externo (Mercado) O que é RI ?

7 7 Em suma … Academia, etc Mídia RI EmpresaMercado Coletar, analisar, sintetizar e uniformizar informações internas Disseminar informações transparentes democráticas tempestivas acessíveis Áreas da Empresa Analistas Acionistas Investidores Retroalimentação O RI é a voz do mercado dentro da empresa e a voz da empresa no mercado.

8 8 O que é RI? Atividades da área de RI Públicos de RI Transparência Conclusão e o Futuro

9 9 Relações com Investidores Transparência Governança Corporativa Perfomance Financeira Valorização em Bolsa Comunicação com o Mercado Responsabilidade Corporativa Política de RI Relações com Investidores Sustentabilidade Atividades da área de RI

10 10 Atendimento a analistas: one-on-one e roadshows E-mail Alert / Divulgação Global Relatórios Trimestrais e Anuais Sistema de divulgação Bovespa e CVM Arquivamentos na SEC* e NYSE* Site de Relações com Investidores Comunicação Global (*) SEC: Securities and Exchange Commission (Comissão de Valores Mobiliários Norte Americana) e NYSE: New York Stock Exchange (Bolsa de Valores de Nova Iorque). Atividades da área de RI

11 11 Atividades da área de RI Cotações e gráficos das ações Press releases, fatos relevantes e comunicados Cobertura dos analistas e estimativa de lucros Calendário de eventos de interesse Teleconferências Apresentações E-mail alert Demonstrações Contábeis Completas (Histórico) Website de RI O que deve conter um site de RI?

12 12 IBRI – Canal com o RI Contribuir para o crescimento e valorização da função de Relações com Investidores. Criar valor para os associados, através de ações voltadas à formação de profissionais e fortalecimento da função. Missão do IBRI: www.ibri.com.br ibri@ibri.com.br Atividades da área de RI

13 13 Formação do Gerente de RI Atividades da área de RI

14 14 O que é RI? Atividades da área de RI Públicos de RI Transparência Conclusão e o Futuro

15 15 Fonte: Investor Relations Magazine Como atender? Canais de Distribuição Preferidos Públicos de RI Investidores Institucionais Varejo

16 16 O Desafio do Profissional de RI Públicos Diferentes, Demandas Diferentes Investidores ProfissionaisInvestidores Não-profissionais Enfoque analítico no aspecto operacional Foco em dividendos Relatório Impresso Glossário, FAQ Menor importância à tempestividade (algumas informações!) Enfoque analítico nas demonstrações financeiras Foco em recompra de ações Relatório On-line Análise Gerencial da Operação Grande importância à tempestividade da informação, visão trimestral Públicos de RI

17 17 Colaboradores Concorrência Outros Stakeholders Sociedade Parceiros e Fornecedores Acionistas Clientes Autoridades Respeito à pessoa Observância estrita às leis e aos regulamentos Busca permanente do desenvolvimento Respeito à diversidade Ética Transparência Excelência no atendimento Empresa Públicos de RI

18 18 O que é RI? Atividades da área de RI Públicos de RI Transparência Conclusão e o Futuro

19 19 Acessibilidade Democracia Transparência Responsabilidade de divulgar Confidencialidade Credibilidade Transparência Em qualquer conjuntura Nacional e Internacional Economia e Política

20 20 Governança Corporativa se faz com Ações Governança corporativa é o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre Acionistas/Cotistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal. As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade. A expressão é designada para abranger os assuntos relativos ao poder de controle e direção de uma empresa, bem como as diferentes formas e esferas de seu exercício e os diversos interesses que, de alguma forma, estão ligados à vida das sociedades comerciais. Governança corporativa é valor, apesar de, por si só, não criá-lo. Isto somente ocorre quando ao lado de uma boa governança temos também um negócio de qualidade, lucrativo e bem administrado. Neste caso, a boa governança permitirá uma administração ainda melhor, em benefício de todos os acionistas e daqueles que lidam com a empresa. Transparência

21 21 O Resultado no Mecado de Capitais Evolução de R$ 100 - IGC x IBOVESPA desde 26/06/2001 285,94 192,62 100 IGC Ibov Fonte: Economática

22 22 Atividades da área de RI Relacionamento Público Interno Governança Corporativa Relacionamento Acionistas e Profissionais Compromisso Questões Sociais Postura Ética Inserção Economia Global Relacionamento Mercado Consumidor Publica Balanço Social Preferências dos Analistas - O que eu digo ! Compromisso Meio Ambiente SETORES ATRIBUTOS 2 15 14 4 7 41 10 3 4 Profission./ Investidores 3 17 8 6 6 38 3 4 15 Papel/ Celulose 1 9 9 1 5 68 4 1 1 Transp. 2 17 18 7 10 36 5 3 3 Siderur. 3 19 13 2 9 33 16 3 2 Telecom 3 15 10 3 4 28 31 3 2 Alimentos/ Bebidas 2 17 26 4 13 18 11 5 2 Banco Total 100% Fonte: Revista de RI N º 90 – Agosto /05 Artigo de Eduardo Werneck e Luiz S á Lucas

23 23 Atividades da área de RI Relacionamento Público Interno Governança Corporativa Relacionamento Acionistas e Profissionais Compromisso Questões Sociais Postura Ética Inserção Economia Global Relacionamento Mercado Consumidor Publica Balanço Social Importância - O que eu faço ! Compromisso Meio Ambiente ATRIBUTOS 2,127 1,946 1,578 1,036 0,729 0,549 0,321 2,272 0,000 Importância Derivada - Pesos Fonte: Revista de RI N º 90 – Agosto /05 Artigo de Eduardo Werneck e Luiz S á Lucas

24 24 O que é RI? Atividades da área de RI Públicos de RI Transparência Conclusão e o Futuro

25 25 Performance Financeira 1 Evolução do Modelo de RI nas Empresas

26 26 Conflito Gestão x Propriedade Governança Corporativa Foco Performance Financeira 2 Governança Corporativa Evolução do Modelo de RI nas Empresas Performance Financeira 1

27 27 Conflito Gestão x Propriedade Governança Corporativa Foco Performance Financeira 2 Governança Corporativa Evolução do Modelo de RI nas Empresas 3 Sustentabilidade Interação com Públicos Estratégicos Performance Financeira 1

28 28 Ferramenta para se chegar à Sustentabilidade Performance Financeira 2 Governança Corporativa 3 Sustentabilidade Performance Financeira 1 Evolução do Modelo de RI nas Empresas Conflito Gestão x Propriedade Governança Corporativa Foco Interação com Públicos Estratégicos

29 29 Salim Augusto A. Ali Superintendente do IBRI - ibri@ibri.com.bribri@ibri.com.br Rodney Vergili Assessoria de Imprensa - imprensa@ibri.com.br Geraldo Soares Vice-Presidente do IBRI ibri@ibri.com.br relacoes.investidores@itau.com.br Contatos

30 12 de setembro de 2005 Geraldo Soares A importância dos Profissionais de Relações com Investidores XI Curso de Introdução Mercado de Capitais 2005 Vice-presidente IBRI – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Membro do Conselho de Administração INI – Instituto Nacional de Investidores Superintendente de Relações com Investidores Banco Itaú Holding Financeira S.A. Coordenador do CODIM Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado


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