A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Papel do Mercado de Capitais na Sustentabilidade das Empresas 6º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais João Pinheiro Nogueira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Papel do Mercado de Capitais na Sustentabilidade das Empresas 6º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais João Pinheiro Nogueira."— Transcrição da apresentação:

1 O Papel do Mercado de Capitais na Sustentabilidade das Empresas 6º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais João Pinheiro Nogueira Batista São Paulo, 22 de junho de 2004

2 1 O mercado de capitais pode servir como uma importante ferramenta de alinhamento de interesses... Sustentabilidade e a Opção pelo Mercado de Capitais A própria dinâmica do processo de evolução da sociedade capitalista vem exigindo cada vez mais de todos os agentes uma postura mais responsável e menos egoísta, de forma a facilitar a solução dos conflitos econômicos e sociais e abrir caminho para o desenvolvimento sustentado; Para garantir a perenidade das empresas, não basta que elas sejam apenas rentáveis, competitivas, líderes de mercado e detentoras de tecnologia de ponta; As empresas modernas precisam ser aceitas pela comunidade diretamente afetada por suas atividades e pela sociedade de um modo geral: tratar corretamente seus funcionários, clientes, fornecedores e sócios, assim como atuar de forma cada vez mais responsável social e ambientalmente.

3 2 Sustentabilidade e a Opção pelo Mercado de Capitais...auxiliando na solução de questões essenciais ligadas à sustentabilidade... Captação de recursos para financiamento do crescimento; Redução do custo de capital a longo prazo; Mecanismo de mercado para prevenção de conflitos societários futuros; Melhoria de imagem institucional; e Blindagem institucional.... e levando a profundas mudanças culturais nos grupos empresarias pela necessidade: De profissionalização da gestão, com alinhamento de interesses dos controladores, acionistas e executivos; e De adoção de um modelo de gestão que: respeite os princípios fundamentais de transparência, equidade, accountability, compliance e ética; e equilibre as expectativas de controle dos acionistas e os anseios de autonomia dos executivos (empowerment).

4 3 O Grupo Suzano e o Mercado de Capitais O Grupo vem desenvolvendo uma estratégia de aprofundamento do acesso ao mercado de capitais desde 1999 Em 1999, venda das participações na Global Telecom e Bacraft; Em 2000, venda da Igaras Papéis e Embalagens; No inicio de 2001, aquisição do controle da Bahia Sul com posterior aumento de participação para 94% via OPA em 2002; Investimento em 2000 no projeto do pólo gás químico Rio Polímeros e em 2001 no projeto de ampliação da planta paulista da Polibrasil, em linha com a estratégia de foco em produção de resinas termoplásticas; Em Novembro de 2001, separação dos ativos de papel e celulose dos ativos petroquímicos, com o estabelecimento de duas empresas principais de mercado de capitais: Cia Suzano de Papel e Celulose e Suzano Petroquímica S.A.;e No inicio de 2003, implantação do novo modelo de gestão:

5 4 O Novo Modelo de Gestão do Grupo Suzano A Suzano Holding exerce papel de planejamento, auditoria e monitoramento do desempenho empresarial, assim como de definição de diretrizes e políticas corporativas. A Diretoria da Holding esta representada nas empresas de Papel e Celulose por meio dos comitês de estratégia e de gestão. Os controladores passaram a agir mais estrategicamente, deixando a diretoria e atuando nos Conselhos de Administração e seus Comitês. Os Conselhos de Administração passaram a ter uma composição mais equilibrada e moderna, com a presença de membros representantes dos minoritários e de conselheiros independentes, conforme o caso.

6 5 CA Suzano Holding VP Executivo Presidente Diretoria Dir. Executiva Dir. Corporativa VP Executivo VP Corp. Diretores Presidente e Conselheiros Comitê Gestão Comitê Estratégia Dir. Superint. Dir. Superint. Área de Papel e Celulose Diretoria Diretor Área de Petroquímica Gerentes Dir.Super. Diretoria Presidente e Conselheiros Diretor Pres. Comitê Estratégia O Novo Modelo de Gestão do Grupo Suzano

7 6 O Grupo Suzano e o Mercado de Capitais A partir desta plataforma, tratava-se de implementar ações especificas visando uma verdadeira inserção no mercado começando pelo negócio de Papel e Celulose e.... Em maio de 2003 promoveu-se a adesão da Cia. Suzano de Papel e Celulose ao Nível 1 de Governança Corporativa da BOVESPA; Para mitigar o risco associado à falta de liquidez da ação, foi realizada em novembro do mesmo ano uma oferta primária e secundária que, combinadas, mais do que dobraram o free float real e praticamente triplicaram sua base acionária; A oferta introduziu mecanismo pioneiro de pulverização de distribuição por meio de sindicato de corretoras independentes; A diminuição do lote padrão de negociação de para 100 ações a partir de novembro de 2003 permitiu o aumento do número de negócios diários e maior acesso de investidores pessoas físicas; A contratação de um formador de mercado a partir de abril de 2004;e Em junho de 2004, anúncio da intenção de consolidação do negócio integrado de papel e celulose num único veiculo de mercado de capitais, por meio da formação da Suzano Bahia Sul Papel e Celulose SA.

8 7 O Grupo Suzano e o Mercado de Capitais A evolução recente do quadro econômico nacional e do setor petroquímico indicam poder existir condições adequadas de reposicionamento da Suzano Petroquimica S.A. no mercado de capitais; A Suzano Petroquimica S.A., em função de seu portfólio de negócios, estratégia consistente de longo prazo e situação financeira equilibrada, poderia constituir-se em alternativa de investimento para investidores em papéis de empresas do setor petroquímico; Pretendemos dedicar esforços no sentido de aprofundar o exame dos assuntos relacionadas com eventual listagem nos segmentos especiais da Bovespa, melhora da liquidez dos papéis e ampliação da transparência na divulgação das informações.... levando a uma melhor precificação e valorização das ações sendo seguido por um possível reposicionamento do negócio Petroquímico no mercado de capitais....

9 8 Desempenho das ações do Grupo Suzano Na base 100% A percepção pelo mercado das diversas medidas adotadas já proporcionaram valorização das ações

10 9 a combinação dessas medidas com a implantação de.... …colaborando com o processo de sustentabilidade das empresas. Política de incentivos de longo prazo ( phantom shares options) Política de negociação de valores mobiliários Renúncia à lista tríplice para eleição de conselheiro pelos minoritários Transformação do Conselho Fiscal em órgão permanente Adesão ao Instituto Nacional de Investidores –INI Desenvolvimento de web-site focado em RI O Grupo Suzano e o Mercado de Capitais...determinaram a necessidade de uma intensa atividade de Relacionamento com Investidores em função da... Ampliação da participação em eventos e road shows com investidores Aumento da cobertura de analistas O papel de agente promotor de mudança cultural interna e de ligação com o mercado


Carregar ppt "O Papel do Mercado de Capitais na Sustentabilidade das Empresas 6º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais João Pinheiro Nogueira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google