A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Governança Corporativa Uma nova estratégia para sua empresa? ConceitosConceitos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Governança Corporativa Uma nova estratégia para sua empresa? ConceitosConceitos."— Transcrição da apresentação:

1 Governança Corporativa Uma nova estratégia para sua empresa? ConceitosConceitos

2 O que é uma EMPRESA? ConceitosConceitos

3 Uma empresa é um conjunto organizado de meios com vista a exercer uma atividade particular, pública, ou de economia mista, que produz e oferece bens e/ou serviços, com o objetivo de atender a alguma necessidade humana. ConceitosConceitos

4 Clientes Produtos & serviços Concorrentes Mercado de ações Fornecedores ConceitosConceitos

5 ConceitosConceitos

6 A TRANSPARÊNCIA PASSA A SER UMA EXIGÊNCIA GLOBAL. O que fala mais alto? ConceitosConceitos

7 CONCEITO Governança Corporativa é um sistema de gestão pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo o relacionamento entre, Acionistas/Cotistas, Conselho de Administração, Diretoria Executiva, Auditoria independente, Conselho Fiscal e Comitê de Auditoria. ConceitosConceitos

8 Prof. Rogério Pereira - G.C _2 Estrutura sem GC PN X (CA) ACIONISTAS (ORDINÁRIAS) ACIONISTAS (ORDINÁRIAS)

9 Resultados após implantação Até 2003= 3 empresas Prof. Rogério Pereira - G.C _2 Até 2005= 17 empresas Valor de mercado: 78 Bilhões Até junho de 2010= 106 empresas Capitalização de 550 bilhões Representa 32% do volume diário da bolsa média: 5 bilhões NM: 1,6 bilhão Fonte: Jornal Estado de S. Paulo – 30/07/2010 – pg: B2

10 Um pouco de história da GC. Décadas de 60 e 70 nos EUA; Movimento Ativista; A mudança em Governança torna-se Global. A Governança Corporativa no Brasil. ConceitosConceitos

11 OBJETIVOS DA GOVERNANÇA CORPORATIVA : aumentar a transparência nas relações com os investidores e o mercado; atrair interesse de investidores estrangeiros no mercado nacional; facilitar o acesso ao capital; obter vantagem competitiva; ConceitosConceitos

12 zelar pelos direitos dos acionistas minoritários; maior controle dos atos de gestão; elevar o potencial de valorização dos ativos; melhorar a relação com investidores e stakeholders. OBJETIVOS DA GOVERNANÇA CORPORATIVA : ConceitosConceitos

13 Stakeholders??? Comunidade/ Meio Ambiente Acionistas Fornecedores Credores Governo Empregados Concorrentes ConceitosConceitos

14 Preocupações da boa Governança Corporativa: SONEGAÇÃO TRIBUTÁRIA (caixa dois); PAGAMENTOS DE PROPINAS; CONFLITO DE INTERESSES; INFORMAÇÕES PRIVILEGIADAS; ADULTERAÇÃO DE REGISTROS CONTÁBEIS; NEPOTISMO; PRÁTICAS CONCORRENCIAIS (guerra de preços, formação de cartel); SONEGAÇÃO TRIBUTÁRIA (caixa dois); PAGAMENTOS DE PROPINAS; CONFLITO DE INTERESSES; INFORMAÇÕES PRIVILEGIADAS; ADULTERAÇÃO DE REGISTROS CONTÁBEIS; NEPOTISMO; PRÁTICAS CONCORRENCIAIS (guerra de preços, formação de cartel); ConceitosConceitos

15 Preocupações da boa Governança Corporativa: PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE FRAUDES; PROPAGANDA ENGANOSA; RECEBIMENTO DE PRESENTES/DOAÇÕES; POLUIÇÃO AMBIENTAL; DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADES; CONDIÇÕES DE TRABALHO (segurança, trabalho infantil, discriminação); ASSÉDIO SEXUAL NO AMBIENTE DE TRABALHO. PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE FRAUDES; PROPAGANDA ENGANOSA; RECEBIMENTO DE PRESENTES/DOAÇÕES; POLUIÇÃO AMBIENTAL; DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADES; CONDIÇÕES DE TRABALHO (segurança, trabalho infantil, discriminação); ASSÉDIO SEXUAL NO AMBIENTE DE TRABALHO. ConceitosConceitos

16 Novidade CGU criará selo ético para empresas com boa governança. as empresas terão pontos a mais em licitações e facilidades para contratar com o governo Tanto o projeto da lei quanto a criação do selo ético fazem parte da Estratégia Brasileira Anticorrupção que foi lançada pela CGU em novembro passado.

17 1. Os valores da Governança Corporativa 2. Os 8 Ps da Governança Corporativa

18 Os valores da Governança Corporativa São os valores que lhe dão sustentação, amarrando concepções, práticas e processo de alta gestão. Fairness: Senso de justiça, equidade no tratamento dos acionistas. Disclosure: Transparência das informações, especialmente das de alta relevância, que impactam nos negócios (oportunidades e riscos).

19 Os valores da Governança Corporativa Accountability: Prestação de contas responsável, fundamentada nas melhores práticas contábeis e de auditoria. Compliance: Conformidade no cumprimento de normas reguladoras (estatutos sociais, regimes internos e leis do país). Mais do que conceito, esses valores estão expressos nos códigos de boas práticas.

20 Os 8 Ps da GC. 1.Propriedade. 2.Princípios. 3.Propósitos. 4.Poder. 5.Processos. 6.Práticas. 7.Perenidade. 8.Pessoas.

21 Os 8 Ps da GC. PROPRIEDADE Um dos principais atributos que diferenciam as razões de ser da Governança Corporativa; A pulverização da propriedade; Foco nos gestores e acionistas; Empresas estatais e familiares; Proliferação das empresas de capital aberto, uma oportunidade de sustentabilidade nos negócios.

22 Os 8 Ps da GC. Os princípios são a base ética da Governança. Há princípios aceitáveis e administráveis; Há princípios éticos inegociáveis. PRINCÍPIOS

23 Os 8 Ps da GC. PROPÓSITOS F undamental da governança corporativa é o de: Contribuir para o máximo retorno total de longo prazo dos Shareholders. Conciliação dos interesses de outros Stakeholders A questão é, conciliar os interesses de todos com o melhor caminho para a empresa.

24 PODER Os 8 Ps da GC. Constituição da estrutura de poder (shareholders). Definição compartilhada das decisões de alto impacto. Planejamento das sucessões nos órgão de governança. Definição e separação de funções e responsabilidades: a)Conselhos corporativos; b)Direção executiva.

25 PROCESSOS E PRÁTICAS Os 8 Ps da GC. Constituição e empowerment dos órgãos de governança. Estratégias, operações e resultados. Criação e implantação dos sistemas de riscos (Controles internos). Gestão de conflitos (agência ou interesses). RI.

26 PERENIDADE Os 8 Ps da GC. Salvo em casos excepcionais, objetivo último das organizações. Presente em todas as empresas, com maior visibilidade nas familiares. Fortemente associável a: a) desenvolvimento de liderança; b) gestão eficaz de riscos; c) criação de valores para todos os envolvidos.

27 PESSOAS Os 8 Ps da GC. Postura ética na condução de questões societárias, de negócio e práticas de gestão. Convergência para bons resultados. Base do outros 7 Ps Condução para Perenidade.

28 MENSAGEM ATUAL A DEMANDA PELA RESPONSABILIDADE CORPORATIVA NUNCA FOI TÃO GRANDE. A NECESSIDADE DE VINCULAR A GOVERNANÇA CORPORATIVA ÍNTEGRA ÀS ATIVIDADES DE CONTROLE EFICAZES NUNCA FOI MAIS CLARA. E, EM TERMOS DE RECUPERAÇÃO DA CONFIANÇA PÚBLICA NOS MERCADOS FINANCEIROS, NUNCA HOUVE TANTO EM RISCO. MENSAGEM ATUAL A DEMANDA PELA RESPONSABILIDADE CORPORATIVA NUNCA FOI TÃO GRANDE. A NECESSIDADE DE VINCULAR A GOVERNANÇA CORPORATIVA ÍNTEGRA ÀS ATIVIDADES DE CONTROLE EFICAZES NUNCA FOI MAIS CLARA. E, EM TERMOS DE RECUPERAÇÃO DA CONFIANÇA PÚBLICA NOS MERCADOS FINANCEIROS, NUNCA HOUVE TANTO EM RISCO. ConceitosConceitos

29 Bibliografia utilizada OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Governança Corporativa na Prática. São Paulo: Atlas, 2006


Carregar ppt "Governança Corporativa Uma nova estratégia para sua empresa? ConceitosConceitos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google