A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Finanças FINANÇAS: –É a arte e a ciência de gerenciamento de fundos. –Todos os indivíduos e organizações ganham ou captam e gastam ou investem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Finanças FINANÇAS: –É a arte e a ciência de gerenciamento de fundos. –Todos os indivíduos e organizações ganham ou captam e gastam ou investem."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Finanças FINANÇAS: –É a arte e a ciência de gerenciamento de fundos. –Todos os indivíduos e organizações ganham ou captam e gastam ou investem dinheiro.

2 Introdução à Finanças Importantes áreas e oportunidades em FINANÇAS: –Serviços Financeiros –Administração Financeira

3 Introdução à Finanças SERVIÇOS FINANCEIROS –Lida com a prestação de assessoria e produtos financeiros. –Envolve uma variedade de oportunidades de carreira: em bancos, planejamento financeiro pessoal, investimentos, bens imóveis e seguros.

4 Introdução à Finanças ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA –Lida com a s obrigações do administrador financeiro na empresa. Os administradores financeiros trabalham em tarefas financeiras tão variadas como planejamento, concessão de crédito para clientes, avaliação de investimento, assim como meios para obter recursos para financiar operações da empresa.

5 Introdução à Finanças ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Os administradores financeiros gerenciam ativamente questões financeiras de qualquer tipo de negócio, seja ele público ou privado, grande ou pequeno, com ou sem fim lucrativo.

6 Introdução à Finanças FORMAS BÁSICAS DE ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL: –FIRMA INDIVIDUAL –SOCIEDADE LIMITADA –SOCIEDADES ANÔNIMAS

7 Introdução à Finanças FIRMA INDIVIDUAL –Empresa de propriedade de uma pessoa e operada para seu próprio lucro. –Responsabilidade ilimitada: a condição de uma firma individual permitindo que o total dos bens dos donos seja tomados para satisfazer os credores.

8 Introdução à Finanças SOCIEDADE LIMITADA –Um negócio que é propriedade de uma ou mais pessoas e operado com fins lucrativos. –Contrato Social: Usado para estabelecer formalmente uma sociedade de negócios.

9 Introdução à Finanças SOCIEDADE ANÔNIMA –Uma entidade de negócios intangível criada por lei (muitas vezes chamada de pessoa jurídica). –Acionistas: os proprietários de uma sociedade anônima cuja propriedade é evidenciada por ações ordinárias ou por ações preferenciais.

10 Introdução à Finanças CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO –Grupo eleito pelos acionistas da Sociedade Anônima e que tem a autoridade final na condução dos negócios da Sociedade Anônima e na concepção da política geral da empresa.

11 Introdução à Finanças FUNÇÃO DA ADM.FINANCEIRA –A administração financeira relaciona-se estreitamente com Economia e Contabilidade, mas difere bastante destas áreas.

12 Introdução à Finanças ORGANIZAÇÃO DA FUNÇÃO FINANCEIRA –O diretor Tesoureiro é responsável pelas atividades financeiras da empresa, tais como planejamento financeiro e por captar recursos, tomar decisões de desembolso de capital, assim como gerenciamento de caixa, crédito e fundo de pensão.

13 Introdução à Finanças O controller é responsável pelas atividades de contabilidade da empresa, tais como a contabilidade, gerenciamento de impostos, contabilidade financeira e de custos.

14 Introdução à Finanças O controller é responsável pelas atividades de contabilidade da empresa, tais como a contabilidade, gerenciamento de impostos, contabilidade financeira e de custos.

15 Introdução à Finanças RELAÇÃO COM ECONOMIA –O campo de Finanças se relaciona estreitamente com a Economia.

16 Introdução à Finanças RELAÇÃO COM ECONOMIA –Microeconomia –Macroeconomia –Análise marginal: Princípio econômico segundo o qual devem ser tomadas decisões financeiras e realizadas ações somente quando os benefícios adicionais superarem os custos adicionais –Exemplo

17 Introdução à Finanças RELAÇÃO COM CONTABILIDADE –Regime de Competência –Regime de Caixa –Exemplo –Tomada de decisões

18 Introdução à Finanças ATIVIDADES-CHAVE DO GERENTE FINANCEIRO –Monitora a condição financeira da empresa –Avaliar a necessidade de um aumento (ou diminuição) da capacidade de produzir –Determinar o financiamento requerido

19 Introdução à Finanças METAS DO GERENTE FINANCEIRO –LUCRO –RISCO –RIQUEZA

20 Introdução à Finanças VALOR ECONÔMICO ADICIONADO –EVA (Economic Value Added) é a medida usada por muitas empresas para determinar se um investimento contribui positivamente para a riqueza dos proprietários.

21 Introdução à Finanças STAKEHOLDERS –apesar de a maximização da riqueza dos acionistas ser a meta principal, recentemente muitas empresas ampliaram seu enfoque para incluir os interesses dos stakeholders, que são grupos como empregados, clientes, fornecedores e credores, que têm uma ligação econômica direta com a empresa.


Carregar ppt "Introdução à Finanças FINANÇAS: –É a arte e a ciência de gerenciamento de fundos. –Todos os indivíduos e organizações ganham ou captam e gastam ou investem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google