A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração Financeira e Orçamentária

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração Financeira e Orçamentária"— Transcrição da apresentação:

1 Administração Financeira e Orçamentária

2 O campo das finanças é amplo e dinâmico
O campo das finanças é amplo e dinâmico. Ele afeta diretamente a vida das pessoas e das organizações. Diversas áreas de estudo e um grande número de oportunidades estão disponíveis em finanças. As finanças representam papel fundamental em sua vida profissional, independente da área de estudo que você escolher para se concentra.

3 Setor Contábil Vai prover as demonstrações financeiras necessárias para a análise e o planejamento financeiro, assim como para a tomada de decisões de investimento e financiamento.

4 Analistas de Sistema de Informação
Vão projetar os sistemas de informação que fornecem os dados históricos e as projeções para dar apoio às decisões de investimento e financiamento.

5 Define as tarefas que serão feitas pelo pessoal das finanças.
Alta Administração Define as tarefas que serão feitas pelo pessoal das finanças.

6 Departamento de Marketing
O volume de vendas será afetado de forma crítica pelas políticas de gerenciamento de caixa e crédito do departamento financeiro.

7 Produção Vai depender do funcionamento das finanças para a alocação de recursos destinados à compra de equipamento e matéria-prima, assim como ao pagamento de empregado.

8 A arte e a ciência de gerenciamento de fundos.
Finanças A arte e a ciência de gerenciamento de fundos. Serviços Financeiros A parte das finanças que lida com a prestação de assessoria e produtos financeiros Administração Financeira Lida com as obrigações do administrador financeiro na empresa de negócio

9 Administrador Financeiro
Finanças Administrador Financeiro Gerencia ativamente as questões financeiras de qualquer tipo de negócio, seja ele público ou privado, grande ou pequeno, com ou sem fim lucrativo.

10 Finanças Analista Financeiro Primeiramente, é responsável pelo preparo dos planos financeiros e orçamentários. Outras obrigações incluem a previsão financeiras, a análise financeira de desempenho e o trabalho em conjunto com a contabilidade.

11 Gerente de Orçamento e Capital
Finanças Gerente de Orçamento e Capital Responsável pela avaliação e recomendação de propostas de investimentos em ativos. Pode se envolver nos aspectos financeiros da implementação de investimentos aprovados.

12 Gerente de Projetos de Financiamento
Finanças Gerente de Projetos de Financiamento Em grandes empresas, consegue o financiamento para investimentos em ativos. Coordena consultores, banqueiros de investimento e assessoria jurídica.

13 Finanças Gerente de Caixa Responsável por manter e controlar os saldos diários de caixa da empresa. Freqüentemente, gerencia as atividades de cobrança e desembolso de caixa e investimentos a curto prazo, assim como coordena empréstimos a curto prazo e relações com bancos.

14 Analista/Gerente de Crédito
Finanças Analista/Gerente de Crédito Administra a política de crédito da empresa através da avaliação de solicitação de crédito, extensão de crédito, assim como monitoramento e cobrança de contas a receber.

15 Gerente de Fundos de Pensão
Finanças Gerente de Fundos de Pensão Em grandes companhias, é responsável pela supervisão geral e administração de ativos e passivos do fundo de pensão dos empregados.

16 Formas Básicas de Organização Empresarial
Firma individual É um negócio que pertence a uma só pessoa,que o opera para seu próprio lucro. Aqui no Brasil em torno de 75% de todas as empresas são de firma individual. Geralmente um pequeno negócio, tal como uma videolocadora, uma loja de parafusos, uma loja de material para construção. O proprietário individual tem responsabilidade ilimitada, o total de seus ativos, não meramente o montante originalmente investido, pode ser exigido para cobrir dívidas de negócios. Vantagens Desvantagens

17 Formas Básicas de Organização Empresarial
Sociedade Limitada Consiste de dois ou mais proprietários operando juntos com fins lucrativos. Empresas de finanças, seguros e bens imóveis são os tipos mais comuns de sociedades. Sociedades de contabilidade de empresa aberta e corretagem de ações muitas vezes têm um grande número de sócios. A maioria das sociedades é estabelecida através de um documento conhecido como contrato social.

18 Formas Básicas de Organização Empresarial
Sociedade Anônima Uma sociedade anônima é uma entidade de negócios intangível criada por lei. Tem poder de um indivíduo no sentido de ela pode processar e ser processada legalmente, fazer e ser parte de contratos, assim como adquirir propriedade em seu próprio nome. Apesar de apenas 15% de todos os negócios serem sociedades anônimas, essas são responsáveis por quase 90% das receitas de negócios e 80% dos lucros líquidos.

19 Formas Básicas de Organização Empresarial
Sociedade Anônima Os proprietários de uma sociedade anônima são seus acionistas, cuja propriedade é evidenciada ou por ações ordinárias ou por ações preferenciais. Os acionistas esperam obter um rendimento ao receber dividendos – distribuição periódica de receitas – ou através de ganhos de capita por aumentos no preço das ações. Os acionistas votam periodicamente para eleger os membros do Conselho de Administração, assim como para alterar os estatutos societários da empresa.

20 Formas Básicas de Organização Empresarial
Sociedade Anônima O Conselho de Administração tem a autoridade final na condução dos negócios da sociedade anônima e na concepção da política geral da empresa. Os conselheiros incluem pessoal-chave na sociedade anônima, assim como indivíduos de fora da empresa que são tipicamente pessoas de sucesso nos negócios. Conselheiros de fora das grandes sociedades anônimas são tipicamente pagos a uma taxa anual de U$ 10 mil a U$ 20 mil ou mais, assim como frequentemente lhe são concedidas opções de compra de um número específico de cotas das ações da empresa a um preço estabelecido e atraente.

21 Diretor Tesoureiro – CFO – (Chief Financial Officer)
Formas Básicas de Organização Empresarial Diretor Tesoureiro – CFO – (Chief Financial Officer) Responsável pelas atividades financeiras da empresa, tais como planejamento financeiro e por captar recursos, tomar decisões de desembolso de capital, assim como gerenciamento de caixa, crédito e fundo de pensão. Controller O funcionário responsável pelas atividades de contabilidade da empresa, tais como a contabilidade da sociedade anônima, o gerenciamento de impostos, assim como a contabilidade financeira e de custos.

22 Formas Básicas de Organização Empresarial
Gerente de Câmbio Responsável por monitorar e gerenciar a exposição da empresa a perdas devido a flutuações cambiais.

23 Finanças (Chief Executive Officer)

24 Administração Financeira e a Relação com a Economia
Administradores financeiros devem entender o quadro geral da economia e estar alertas para as consequências da variação dos níveis de atividade econômica, assim como para mudanças na política econômica. O princípio econômico mais importante usado no gerenciamento de finanças é a análise marginal, na qual as decisões financeiras devem ser tomadas e as ações executadas somente quando os benefícios adicionais excederem os custos somados. Quase todas as decisões financeiras, em última análise, chegam a uma avaliação dos benefícios marginais e dos custos marginais.

25 Amy Chen e a decisão de compra de um novo computador
Amy Chen é a gerente financeira da Strom Departament Stores – uma grande rede de lojas de departamentos sofisticadas que opera principalmente na região oeste dos EUA. Ela está atualmente tentando decidir se troca um dos computadores da empresa por um novo, mais sofisticado, que diminuiria o tempo de processamento e trabalharia com um volume maior de transações. O novo computador exigiria um desembolso em dinheiro de $ , e o velho computador poderia ser vendido a $ O total de benefícios do novo computador (mensurado em dólares de hoje) seria de $ , assim como os benefícios por um período de tempo similar ao do velho computador (mensurado em dólares de hoje em dia) seria de $ Aplicando a análise marginal a estes dados, Amy deve encontrar qual resultado?

26 Amy Chen e a decisão de compra de um novo computador
Benefícios - Computador Novo ,00 Benefícios - Computador Antigo (35.000,00) (1) Benefícios Marginais (somados) 65.000,00 Custo - Computador Novo (80.000,00) Receitas-Venda Computador Antigo 28.000,00 (2)Custos Marginais (somados) (52.000,00) Benefício Líquido (1)-(2) 13.000,00

27 Amy Chen e a decisão de compra de um novo computador
Resposta: Tendo em vista que os benefícios marginais (somados) de $ excedem os custos marginais (somados) de $ , Amy recomenda que a empresa compre o novo computador e substitua o antigo. A empresa vai experimentar um benefício líquido de $ como resultado dessa ação.


Carregar ppt "Administração Financeira e Orçamentária"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google