A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ Secretaria da Ciência e Tecnologia FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CCSA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ Secretaria da Ciência e Tecnologia FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CCSA."— Transcrição da apresentação:

1

2 GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ Secretaria da Ciência e Tecnologia FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CCSA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS Administração Financeira e Orçamentária I Professor José Correia

3 Habilita o profissional na analise e compreensão dos ambientes internos e externos das organizações mediante o uso de técnicas de natureza orçamentária voltadas para o planejamento e controle organizacional financeiro e empresarial..

4 Preparar o aluno para a gestão empresarial através mecanismos que possibilitem o entendimento dos fundamentos da Administração Financeira, do funcionamento do Mercado Financeiro e, de um modo teórico e prático, compreenda as avaliações de desempenho financeiro das empresas e a gestão do capital de giro.

5 Problema 1: Fundamentos, objetivos, funções e ambiente da administração financeira Evolução da administração financeira Administração financeira contemporânea Ambiente da administração financeira Abordagem econômica e financeira - aspectos e riscos Considerações sobre decisões financeiras e inflação Objetivo da administração financeira O valor da empresa Administração financeira no Brasil Custo de agenciamento - agency Ética

6 Problema 2 Mercado Financeiro Sistema Financeiro Nacional Instituições financeiras de fomento Principais instrumentos dos mercados Estrutura evolução do mercado de capitais Ações Ordinárias e Preferenciais Operação de abertura de Capital O que são as Bolsas de Valores Mercado primário e secundário Indicadores de compra e venda de ações

7 Problema 3: Administração do capital de giro Conceito de capital de giro Administração de caixa Administração do Contas a Receber Administração de Contas a Pagar Análise Avançada das Demonstrações Contábeis Análise de Série Temporal e Corte Transversal Endividamento Liquidez Atividade Lucratividade e Rentabilidade

8 Utilizar-se-á a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, embasada na proposta, pelo professor, de situações problemas, que envolverão conceitos e questões do conteúdo programático. A partir de cada situação problema, os alunos deverão, sob tutoria, discutir as questões levantadas e pesquisá-las, realizando, para isso, as seguintes atividades: realização de relatórios, apresentação de uma proposta de solução e participação no debate. Ao término da aplicação dessas atividades, para cada situação problema o professor deverá apresentar uma síntese, com o intuito de retomar os conceitos levantados, discutir as soluções propostas e sanar dúvidas colocadas pelos alunos.

9 Administração Financeira: Diz respeito às responsabilidades do administrador financeiro. Administradores Financeiros: Administram ativamente as finanças de todos os tipos de empresas, financeiras ou não financeiras, privadas ou públicas, grandes ou pequenas, com ou sem fins lucrativos. GITMAN (2002, p.4)

10 Trabalho baseado em: GITMAN, Lawrence J. Princípios de administração financeira. 2.ed. São Paulo Bookman, 2002 WELSCH, Glenn A. Orçamento empresarial. 4 ed. São Paulo : Atlas, 1998 MELLAGI FILHO, Armando. Mercado Financeiro de Capitais. 3.ed.São Paulo : Atlas, 1998.

11 Finanças é a arte e a ciência de administrar fundos. Funções da Administração Financeira: Pequena empresa: o contador Médias e grandes: o tesoureiro e o controller

12 Função da Administração Financeira: A Administração financeira relaciona-se estreitamente com Economia e Contabilidade, mas difere bastante dessas áreas. Vamos refletir um pouco sobre semelhanças e diferenças entre: Administração Financeira e Economia e; Administração Financeira e Contabilidade.

13

14

15 Tesoureiro: (foco) planejamento financeiro; obtenção de fundos; decisão sobre invest. de capital; administração do caixa; regime de caixa. Funções do administrador financeiro : mantém a solvência da empresa; planeja o fluxo de caixa; analisa as demonstr. contábeis; decide baseado no risco/retorno.

16 Controller: contabilidade financeira; contabilidade de custos; administração tributária; informática. Regime de competência Funções do contador: registra operações: presente - passado - futuro fornece de dados e demonstrações avalia a empresa financeiramente Calcula os impostos

17 Relacionamento com a economia Efeitos macro e micro econômicos; Âmbito nacional e global; Teorias: da oferta e procura; maximização de lucros e preços; análise marginal ( custos e benefícios) Relacionamento com a Contabilidade demonstrativos contábeis; relatórios de custos; índices econômicos e financeiros

18 Atividades chaves do administrador financeiro Análise e Planejamento Financeiro: monitoramento financeiro; administrar o nível de produção; admin. a capacidade de produção; admin. o nível de financiamentos; administrar o resultado. Decisões de Investimento: admin. o lado esquerdo do balanço; otimização de ativos. Decisões de Financiamento: admin. o lado direito do balanço; otimização de passivos de curto e longo prazos.

19 Razões da complexidade das decisões: Desequilíbrio nas taxas de juros; Desajustes de mercados; Ausência de poupança de longo prazo; Intervenções nas regras de mercado da economia; Comportamento das taxas de inflação; Desafios do crescimento da economia, entre outros.

20 Objetivo do administrador financeiro: maximizar lucros ou maximizar a riqueza do acionista? Maximizar lucros : medidas p/ um maior retorno monetário ignora: a data da ocorrência dos retornos; o fluxo de caixa real disponível; o risco (>risco < preço da ação).

21 Formas básicas de organização empresarial Firma Individual: propriedade de uma única pessoa; EUA - 75% são individuais; mercearias, oficinas, sapatarias. Sociedades: dois ou mais proprietários; contrato social; responsabilidade limitada Sociedades Anônimas: pessoa jurídica c/ lei própria; estabelecer contrato; adquiri em seu próprio nome; pode acionar ou ser acionada; EUA- 15% de SA, => 90% da receita.

22 Maximização da riqueza do acionista é o objetivo: da empresa; dos administradores; dos empregados. Implementar medidas que elevem o preço da ação. Stakeholders: preservar sua riqueza minimizar conflitos e litígios (stakeholders = grupos de empregados, fornecedores, clientes, credores)

23 Agency - um problema administradores preocupados também com a riqueza pessoal, segurança no emprego, estilo de vida, benefícios. pouca disposição para correr riscos. produção de resultados inferiores. Agency - solução forças de mercado custo de agency

24 Forças de mercado: demissão de administradores por acionistas; aquisição hostil (substituição) Custo de agency: despesas de monitoramento; despesas de cobertura de seguros; custos de oportunidade; despesas de estruturação; planos de incentivo ( ações-antes); plano de desempenho(ações ou dinheiro - depois com o resultado)

25 Instituições financeiras e mercados Formas básicas de obtenção de fundos: instituições financeiras (poupanças); mercados financeiros (fórum); das colocações privadas (instrumentos de dívida e ações preferenciais). indivíduos, empresas e governos (participantes chaves nas transações financeiras).

26 Principais instituições financeiras (1) : bancos comerciais, caixas econômicas, bancos de desenvolvimento e investimento, sociedades de crédito imobiliário, corretoras, distribuidoras, seguradoras, de capitalização e entidades de previdência privada. (1)Mellagi Filho, Armando. Mercado financeiro e de capitais: uma introdução, 3 ed. São Paulo : Atlas, 1998.

27 Mercado financeiro, mercado monetário; mercado de capitais. No mercado monetário ocorrem as transações com instrumento de dívida de curto prazo ou com valores mobiliários negociáveis. No mercado de capitais são negociados os títulos de longo prazo (titulo de dívida e ações).

28 Mercado monetário, é foro de negociação direta entre fornecedores de fundos, tomadores e investidores. ocorrem as transações com Letras do Tesouro emitidos pelo governo; commercial papers emitidos pelas empresas e; certificados de depósitos negociáveis emitidos pelas instituições financeiras).

29 Mercado monetário a maioria das transações ocorrem por telefone participam deste mercado: indivíduos; empresas; governos e instituições financeiras

30 Ações Ordinárias: são a unidade de que se constitui a propriedade ou o patrimônio de uma sociedade anônima, possuem direito de voto, e esta é sua principal característica que leva este acionista a participar das decisões da empresa, tais como: votação das contas patrimoniais; destinação dos resultados; eleição da diretoria; alterações nos estatutos, entre outros.

31 Ações Preferenciais: tem características duplas, de um título de dívida e de uma ação ordinária, tem a preferência na distribuição dos dividendos, também no reembolso do capital em caso de liquidação, não possuem direito a voto, porém se a empresa não distribuir dividendos mínimos/fixos pelo prazo de 3 anos consecutivos aos acionista preferenciais, podem adquirir direito a voto, e isto pode trazer conseqüências indesejadas.

32 Dividendos: é uma parte dos resultados da empresa e são distribuídos, normalmente, em função do dividendo obrigatório previsto em lei ou do acordo com o estatuto da companhia, se maior. Bonificação: quando da emissão e distribuição de ações gratuitamente aos acionistas na proporção das suas participações, por ocasião de aumento de capital por incorporação de reservas

33 Administração financeira de curto prazo: Gestão do Ativo Circulante e do Passivo Circulante. Ativo Circulante: O Ativo Circulante, comumente chamado de Capital de Giro representa a porção do investimento que circula, de uma forma para outra, na condução dos negócios. Caixa, transforma-se em estoques, transforma-se em contas a receber e novamente em caixa.

34 Administração financeira de curto prazo: Passivo Circulante: O passivo circulante representa o financiamento de curto prazo de uma empresa, uma vez que inclui todas as dívidas vincendas, isto é, a pagar, em um ano ou menos.

35 Administração financeira de curto prazo: Capital de giro líquido: O Capital de giro líquido é normalmente definido como a diferença entre Ativo Circulante e Passivo Circulante de uma empresa. É o valor pelo qual o Ativo circulante supera o Passivo circulante de uma empresa, pode ser positivo ou negativo.

36


Carregar ppt "GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ Secretaria da Ciência e Tecnologia FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CCSA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google