A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O MERCADO ACIONÁRIO ▪ FUNÇÃO DO ADM FINANCEIRO: MAXIMIZAR O PREÇO DAS AÇÕES DA EMPRESA ▪ MERCADO ACIONÁRIO: FONTE DE FINANCIAMENTO P/ CRESCIMENTO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O MERCADO ACIONÁRIO ▪ FUNÇÃO DO ADM FINANCEIRO: MAXIMIZAR O PREÇO DAS AÇÕES DA EMPRESA ▪ MERCADO ACIONÁRIO: FONTE DE FINANCIAMENTO P/ CRESCIMENTO."— Transcrição da apresentação:

1 O MERCADO ACIONÁRIO ▪ FUNÇÃO DO ADM FINANCEIRO: MAXIMIZAR O PREÇO DAS AÇÕES DA EMPRESA ▪ MERCADO ACIONÁRIO: FONTE DE FINANCIAMENTO P/ CRESCIMENTO DAS EMPRESAS ▪ INGRESSO DE CAPITAL DOS SÓCIOS ▪ DIVISÃO DO CONTROLE (GESTÃO) DA EMPRESA

2 O MERCADO ACIONÁRIO AÇÕES SÃO A MENOR FRAÇÃO DO CAPITAL DE UMA EMPRESA
NÃO POSSUEM VALOR DE FACE NEM PRAZO DE VENCIMENTO A SUA COTAÇÃO É PELA OFERTA E PROCURA NO MERCADO O ACIONISTA NÃO É UM CREDOR DA CIA, MAS UM CO-PROPRIETÁRIO, COM DIREITO À PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS

3 O MERCADO ACIONÁRIO MERCADO PRIMÁRIO: É A PRIMEIRA VENDA (LANÇAMENTO) DAS AÇÕES, TAMBÉM CONHECIDA COMO IPO -(INITIAL PUBLIC OFFERING) A EMISSÃO PODE SER NA FORMA FÍSICA (CAUTELAS OU CERTIFICADOS) OU ESCRITURAL (CONTAS DE DEPÓSITO EM INSTITUIÇÃO DEPOSITÁRIA (EX: CBLC – Cia Brasileira de Liquidação e Custódia). Atualmente a forma mais utilizada é a Escritural

4 O MERCADO ACIONÁRIO MERCADO SECUNDÁRIO: COMO A AÇÃO NÃO TEM PRAZO DE RESGATE, PODE SER CONVERTIDA EM DINHEIRO (VENDIDA) NO MERCADO (BOLSA DE VALORES), A QUALQUER MOMENTO, DESDE QUE EXISTAM CONTRA-PARTES INTERESSADAS (LIQUIDEZ)

5 O MERCADO ACIONÁRIO AS SOCIEDADES ANÔNIMAS (POR AÇÕES), PODEM SER:
ABERTAS: As ações são negociadas em bolsas de valores. Registro na CVM. Fornecem ao mercado, periodicamente, informações econômicas, sociais e financeiras. FECHADAS: Geralmente empresas familiares, com circulação das ações restrita a um grupo identificado de investidores. Aplica-se também ao caso de empresas coligadas (Ex: Brasilprev)

6 O MERCADO ACIONÁRIO ●Tipos de ações:
▪ ORDINÁRIAS – Os seus proprietários detém o controle da gestão da empresa. Podem eleger e destituir membros do Conselho de Administração e Conselho Fiscal, através da Assembléia de Acionistas. Cada ação ordinária equivale a 1 voto. O poder de decisão concentra-se no(s) sócio(s) com maior quantidade (maioria) das ações ordinárias.

7 O MERCADO ACIONÁRIO Ações preferenciais: Não atribuem aos seus titulares o direito ao voto e asseguram preferências: Prioridade no recebimento de dividendos; Prioridade no reembolso do capital na hipótese de dissolução da empresa. Para o acionista preferencial, o lucro é mais importante do que o controle da Gestão da empresa

8 O MERCADO ACIONÁRIO Valor das ações:
Nominal – É o valor atribuído a uma ação previsto no estatuto da empresa; Valor Patrimonial – Representa a parcela do capital próprio (PL) da sociedade que compete a cada ação emitida (PL / Nº DE AÇÕES) Ex: Supondo um PL = $ , com ações emitidas, qual é o valor patrimonial por ação?

9 O MERCADO ACIONÁRIO O valor intrínseco de uma ação equivale ao valor presente de um fluxo esperado de benefícios de caixa O valor de mercado representa o efetivo preço de negociação da ação, não coincidindo, necessariamente, com o valor intrínseco. Define-se a partir da percepção dos investidores (OFERTA E PROCURA DO PAPEL)

10 O MERCADO ACIONÁRIO Para uma decisão de investimento em ação é indicado que se procure no mercado papéis que estejam sendo negociados por um preço inferior ao seu VALOR ÍNTRINSECO, identificando-se uma oportunidade para compra; Ao contrário, ações que apresentem valor de mercado superior ao valor intrínseco, não apresentam atratividade econômica, indicando uma decisão de venda.

11 O MERCADO ACIONÁRIO O Valor de liquidação é determinado no encerramento das atividades de uma cia, indicando o valor que compete a cada ação emitida, resultante da liquidação; O valor de subscrição é o preço definido no lançamento de ações em operações de abertura de capital de uma empresa (OPA); Esse valor é determinado pelas perspectivas da empresa emitente, como volume da emissão, setor de operações da empresa, previsões de comportamento da economia, previsão de vendas e outras.


Carregar ppt "O MERCADO ACIONÁRIO ▪ FUNÇÃO DO ADM FINANCEIRO: MAXIMIZAR O PREÇO DAS AÇÕES DA EMPRESA ▪ MERCADO ACIONÁRIO: FONTE DE FINANCIAMENTO P/ CRESCIMENTO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google