A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tipos de Ações Lançadas: Ações Ordinárias: Ações que conferem o direito a voto na Assembléia de Acionistas da Companhia. Exemplo: PETR3 – Petrobras ON,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tipos de Ações Lançadas: Ações Ordinárias: Ações que conferem o direito a voto na Assembléia de Acionistas da Companhia. Exemplo: PETR3 – Petrobras ON,"— Transcrição da apresentação:

1

2 Tipos de Ações Lançadas: Ações Ordinárias: Ações que conferem o direito a voto na Assembléia de Acionistas da Companhia. Exemplo: PETR3 – Petrobras ON, Ordinárias Nominativas (Registro no Livro de Transferência das Ações Nominativas). O controle acionário de uma companhia pode ser exercido somente com grande percentual de ações ON (mercados em desenvolimento) ou mesmo com baixo percentual destas (mercados desenvolvidos).

3 Tipos de Ações Lançadas: Ações Preferenciais: Não asseguram direito a voto nas Assembléias da Companhia. (Se a empresa não pagar dividendos por 3 anos seguidos, essas ações passam a ter direito a voto no conselho. Além disso, o estatuto de cada companhia pode estabelecer se ações PN poderão ter direito a voto). Exemplo: PETR4 – Petrobras PN, Preferenciais Nominativas (Registro no Livro de Transferência das Ações Nominativas). Ações têm preferência na distribuição dos lucros da companhia. Algumas ações distribuem lucros mensalmante. O objetivo do investidor que adquire este tipo de ação é participar dos lucros, não das deciões da empresa.

4 Direitos dos Acionistas Formas de rendimentos oferecidos aos acionistas: –Valorização da Ação –Lucros / Direitos dos Acionistas As companhias são obrigadas a distribuírem no mínimo 25% de seus lucros líquidos. No caso de omissão dessa norma no estatuto da empresa, a distribuição deverá ser de 50% do LL da empresa, sendo 10% a mais para os preferencialistas. Dividendos: Distribuição de Lucros auferidos pela empresa. Juros sobre Capital Próprio: Resultados de exercícios anteriores que ficaram retidos na empresa. Podem ser considerados na base de cálculo do percentual de pagamento do LL.

5 Direitos dos Acionistas Bonificação: Direito que o acionista tem em receber ações, proporcionais aos títulos possuídos. Não existe alteração na estrutura econômica e financeira da empresa, somente uma reestruturação de contas. Direito de Subscrição: É o direito que o acionista tem de adquirir novas ações emitidas por uma companhia. O direito, neste caso, é a preferência de compra em relação a outros investidores. Para que seja bem sucedida, o investidor tem que perceber vantagem em ralação a cotação de momento da ação. Desdobramento / Grupamento de ações: Essas operações visam basicamente dar / retirar liquidez do mercado. Os valores das ações mudam, embora seu capital social não sofra qualquer tipo de alteração.


Carregar ppt "Tipos de Ações Lançadas: Ações Ordinárias: Ações que conferem o direito a voto na Assembléia de Acionistas da Companhia. Exemplo: PETR3 – Petrobras ON,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google