A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROF. EDUARDO INFANTE AULA INTRODUTÓRIA 22/08/2013 Mercado de Capitais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROF. EDUARDO INFANTE AULA INTRODUTÓRIA 22/08/2013 Mercado de Capitais."— Transcrição da apresentação:

1 PROF. EDUARDO INFANTE AULA INTRODUTÓRIA 22/08/2013 Mercado de Capitais

2 EMENTA 1. Economia e Mercado de Capitais 1.1 – Meios de pagamento; 1.2 – Funções da moeda; 1.3 – Política de governo; 1.4 – Política monetária; 1.5 – Instrumentos de política monetária; 1.6 – Formação do preço do dinheiro. 2. Sistema Financeiro Nacional 2.1 – Instituições do subsistema normativo; Instituições do subsistema operativo. 3. Títulos do Mercado de Capitais 3.1 – Ações; 3.2 – Debêntures; 3.3 – Direitos de subscrição; 3.4 – Letras de câmbio; 3.5 – Caderneta de poupança; 3.6 – Letras imobiliárias; 3.7 – Títulos públicos. 4. Mercados Organizados de Ações 4.1 – Bolsas de valores; Sociedade operadora do mercado de ativos; 4.3 – Novo mercado; 4.4 – Outras bolsas de valores. 5. Mercado Derivativo e a BM&F 5.1 – Mercado de opções; 5.2 – Mercado de futuros; 5.3 – Bolsa mercantil e de futuros. 6. Finanças Empresariais e a Capitalização das Empresas 6.1 – Objetivos da administração; 6.2 – Fontes de financiamento de longo prazo; 6.3 – Abertura de capital através da emissão de ações; 6.4 – Underwriting. 7. Análise de Investimento em Ações 7.2 Análise de investimento pela escola fundamentalista; 7.2 – Análise de investimento pela escola técnica.

3 AVALIAÇÕES e REFERÊNCIAS AV1 – 26/09/2013 Conteúdo: 1, 2 e 3 AV2 – 28/11/2013 Conteúdo: 4, 5, 6 e 7 Final – 12/12/2013 Conteúdo: matéria toda -REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: - Kerr, Roberto Borges. Mercado financeiro e de Capitais. São Paulo: Pearson Prentice hall, Duarte, Junior; Antônio Marcos. Gestão de Riscos para Fundos de Investimentos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, Samanez, Carlos Patrício. Gestão de Investimentos e Geração de Valor. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

4 Mundo – Crises e Incertezas 2004 –Ano do crescimento (confirmação da forte política econômica) 2005 –Juros altos para conter inflação »Incertezas : Petróleo, terrorismo, falta de transparência na China, juros americanos »Sinais positivos : mundo continua com sinais de crescimento 2006 –Alta liquidez internacional impulsionada pelo robusto crescimento mundial »Observou-se um forte crescimento econômico em todas as regiões do globo (em especial nas economias emergentes) »No Brasil, a queda da taxa básica do juro não foi suficiente para impulsionar um maior crescimento e 2008 – Crescimento mundial deve diminuir, incerteza na atividade econômica nos EUA. »No Brasil, observaremos uma inflação bem comportado o que proporciona uma continuidade para a queda básica da taxa de juro e um maior crescimento econômico »Crise de confiança nos mercados (Emocional x Racional). »Volatilidade – Cautela Máxima !! 2008 e atual – Bolha européia. »Quebra de bancos e carta de crédito; »Desemprego.

5 Sistema Financeiro Nacional Instituições Financeiras Bancárias Instituições Financeiras Não Bancárias Instituições Não Financeiras Conselho Monetário Nacional (CMN) Banco Central do Brasil (BACEN) Comissão de Valores Mobiliários (CVM) Reguladores : Intermediadores :

6

7 Fontes de Financiamento Empresa Lucros Retidos Fluxo de Caixa Debêntures Commercial Paper Empréstimo Externo AÇÕES

8 Mercado de Capitais O que é? O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o objetivo de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização.

9 Mercado de Capitais O Mercado de Capitais é constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas. O mesmo é subdividido em Mercado Primário e o Mercado Secundário. Estrutura

10 Mercado de Capitais No Mercado Primário é onde se negocia a subscrição de novas ações ao público, isto é, onde os valores mobiliários circulam pela primeira vez e onde a empresa obtém o capital para seus empreendimentos, pois o dinheiro da venda vai para a empresa.

11 Mercado de Capitais O Mercado Secundário são as demais negociações com esses títulos, como simples trocas de possuidores, pois a empresa emissora já não terá mais contato com o dinheiro proveniente dessas trocas. Esse último mercado se caracteriza também pelas negociações realizadas fora das bolsas, em negociações que denominamos como mercado de balcão, trazendo dessa forma mais liquidez para esses ativos financeiros.

12 Mercado de Capitais Principais intervenientes no mercado financeiro Reguladores Responsabilidade de disciplinar Fiscalizar Coibir irregularidades Examinar registros contábeis de pessoas ou empresas sujeitas á sua fiscalização

13 Mercado de Capitais Principais intervenientes no mercado financeiro

14 Ações São títulos representativos da menor fração do capital social de uma empresa O acionista é um co-proprietário da empresa, ou seja, participa nos resultados Uma ação não tem prazo de resgate Pode ser comprada ou vendida a qualquer momento Observações: Tipo: Ordinária (ON) - Direito a voto Preferencial (PN) - Preferência na distribuição dos lucros Classe: Indicada por uma letra após o tipo (PNA, PNB, etc)

15 Bolsas de Valores Supervisionada pela CVM; Propicia liquidez nos negócios; Obedece regras rígidas; Responsabilidade de fixação de preço justo; Respeitam o mercado livre e aberto Registra transferência de propriedade dos títulos e valores mobiliários. Existem ÍNDICES que são termômetros de mercado (Ex: IBOVESPA, IBX)

16 Sociedades Corretoras Instituições que efetuam, com exclusividade, a intermediação financeira (Cliente x Bolsa). Investidor Compra ações de empresas com dois objetivos : Valorização da ação (ganho de capital) e ou Distribuição de lucros (dividendos). Custos : Corretagem Emolumentos Taxa de Custódia Imposto de Renda

17 Dicas e ditados importantes... "Se você não se sentir confortável em ser dono de alguma coisa por dez anos, então não o seja nem por dez minutos. WB A sobrevivência no mercado financeiro, às vezes implica em bater rapidamente em retirada. GS Wall Street é o único lugar aonde as pessoas chegam num Rolls-Royce para ouvir conselhos de pessoas que usam o metrô. GS Qual a força mais poderosa do Universo ?... Os juros compostos. AE "O risco vem de você não saber o que está fazendo. CW "O mercado acionário é feito para transferir dinheiro dos apressados para os pacientes.

18 Mercado de Capitais Obrigado Prof. Eduardo Infante


Carregar ppt "PROF. EDUARDO INFANTE AULA INTRODUTÓRIA 22/08/2013 Mercado de Capitais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google