A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Questões sobre SFN. 1. Relacione as atribuições dos órgãos descritos abaixo à sua respectiva instituição, marcando um X em cada linha: AtribuiçõesCMNCNSPCNPC.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Questões sobre SFN. 1. Relacione as atribuições dos órgãos descritos abaixo à sua respectiva instituição, marcando um X em cada linha: AtribuiçõesCMNCNSPCNPC."— Transcrição da apresentação:

1 Questões sobre SFN

2 1. Relacione as atribuições dos órgãos descritos abaixo à sua respectiva instituição, marcando um X em cada linha: AtribuiçõesCMNCNSPCNPC Tem como competência regular, normatizar e coordenar as atividades das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Fundos de Pensão). Normatiza e regula as operações de seguros e resseguros. Possui como integrantes o Ministro da Fazenda, o Ministro do Planejamento e o Presidente do BACEN. Normatiza e regula as operações das Sociedades de Capitalização. É o órgão responsável pela fixação das metas da política monetária, creditícia e cambial do país. Substituiu o extinto Conselho de Gestão de Previdência Complementar (CGPC).

3 2. Relacione as atribuições dos agentes especiais à sua respectiva instituição, marcando um X em cada linha: AtribuiçãoBBCEFBNDES Executa a política de preços mínimos agropecuários; Constitui-se no principal instrumento, de médio e longo prazos, de execução da política de financiamento do Governo Federal. Constitui-se no principal agente do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). É uma sociedade de economia mista, sendo a União a maior detentora das ações negociadas. Administrar, com exclusividade, os serviços das loterias federais. Para a consecução das suas atividades conta com recursos provenientes principalmente do PIS, do Pasep e de dotações orçamentárias da União.

4 3. Relacione as atribuições dos órgãos descritos abaixo à sua respectiva instituição, marcando um X em cada linha: AtribuiçõesBACENCVMSusepPrevic Fiscaliza e supervisiona as atividades relacionadas com a previdência complementar fechada. Atuar no sentido de proteger a captação de poupança popular que se efetua através das operações de seguro. Cria medidas que incentivem à canalização das poupanças ao mercado acionário. Fiscaliza todos os atos relativos à instalação, funcionamento e fusões de instituições financeiras. Oferecer proteção aos investidores, evitando modalidades de fraudes que objetivam criar condições artificiais de preço de valores mobiliários.

5 4. Relacione cada uma das funções do BACEN descritas abaixo ao seu respectivo significado: (a) Banco dos Bancos ( ) Financia o Tesouro Nacional, administra a dívida pública, depositário das reservas internacionais. (b) Gestor do Sistema Financeiro ( ) Emite e controla fluxos de moeda (c) Agente da Autoridade Monetária ( ) Compulsório, redesconto (d) Banco de Emissão ( ) Normatiza, autoriza, fiscaliza, intervém (e)Agente Financeiro do Governo ( ) Controla fluxos e liquidez monetários

6 5. Relacione as funções creditícias descritas abaixo às suas respectivas instituições: (a) Crédito de curto prazo( ) Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (b) Crédito de longo prazo( ) Bolsas de Valores, Bolsas de Mercadorias & Futuros, Sociedades Corretoras e Distribuidoras (c) Crédito Habitacional( ) Bancos comerciais e múltiplos, cooperativas de crédito e financeiras (d) Intermediação de títulos e valores mobiliários ( ) Companhias de Leasing (e) Arrendamento mercantil( ) Bancos de investimento e desenvolvimento

7 6. Relacione as instituições normatizadas pelo CMN ao seu respectivo grupo (a) Bancárias( ) Sociedade de arrendamento mercantil e financeiras (b) Não bancárias( ) CEF, bancos múltiplos, sociedades de crédito imobiliário e associações de poupança e empréstimo (c) Não Bancárias (fomento)( ) Bolsas de Valores, corretoras e distribuidoras (d) Auxiliares( ) bancos comerciais, bancos múltiplos e cooperativas de crédito (e) Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) ( ) bancos de investimento e desenvolvimento

8 7. Assinale verdadeiro ou falso: O Conselho Monetário Nacional integra o subsistema supervisor do Sistema Financeiro Nacional ( ). Ações e debêntures são exemplos de títulos e valores mobiliários fiscalizados pelo Banco Central ( ). A CVM estimula a formação de poupança e a sua aplicação em valores mobiliários ( ). É função do BACEN determinar e regular a forma de atuação das instituições financeiras bancárias e não bancárias ( ). A SUSEP e a PREVIC integram o subsistema normativo do Sistema Financeiro Nacional ( ).

9 8. Correlacione os subsistemas com as respectivas instituições que os compõem: I – Entidades Normativas II – Entidades Supervisoras III - Operadores ( ) Bancos Múltiplos( ) SUSEP ( ) BACEN( ) IRB-Brasil Re ( ) BM&FBOVESPA( ) BNDES ( ) CNPC( ) SBPE ( ) CEF( ) CVM

10 9. Correlacione a primeira coluna com a segunda: I – SFN( ) vinculada ao Ministério da fazenda, fiscaliza as instituições do mercado de capitais. II - CMN( ) vinculada ao Ministério da Previdência Social. III - BACEN( ) estimula o fluxo de recursos entre poupadores e tomadores. IV - CVM( ) Fiscalizar todos os atos relativos à instalação, funcionamento e fusões de instituições financeiras. V - PREVIC( ) órgão normativo que não exerce nenhuma função executiva.


Carregar ppt "Questões sobre SFN. 1. Relacione as atribuições dos órgãos descritos abaixo à sua respectiva instituição, marcando um X em cada linha: AtribuiçõesCMNCNSPCNPC."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google