A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Financeiro De quais ferramentas dispõe o Banco Central para fazer política monetária? a) Emissão de moeda, compra e venda de títulos públicos,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Financeiro De quais ferramentas dispõe o Banco Central para fazer política monetária? a) Emissão de moeda, compra e venda de títulos públicos,"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Financeiro De quais ferramentas dispõe o Banco Central para fazer política monetária? a) Emissão de moeda, compra e venda de títulos públicos, controle de câmbio. b) Compra e venda de títulos públicos, controle de taxa de juros e dos depósitos compulsórios dos bancos. c) Emissão de moeda, controle da taxa de juros e compra e venda de títulos públicos. d) Controle da taxa de juros, dos depósitos compulsórios dos bancos e da taxa de câmbio.

2 Sistema Financeiro De quais ferramentas dispõe o Banco Central para fazer política monetária? a) Emissão de moeda, compra e venda de títulos públicos, controle de câmbio. Cambio é política cambial b) Compra e venda de títulos públicos, controle de taxa de juros e dos depósitos compulsórios dos bancos. c) Emissão de moeda, controle da taxa de juros e compra e venda de títulos públicos. Não é função do banco central emitir moeda. Isso cabe ao conselho monetário nacional d) Controle da taxa de juros, dos depósitos compulsórios dos bancos e da taxa de câmbio. Câmbio é política cambial Política monetária – aumentar o reduzir o dinheiro circulando. O Banco Central facilita ou reduz este dinheiro aumentando ou reduzindo os empréstimos bancários. Política Fiscal – aumento ou redução de impostos e gastos públicos. Política Cambial – Valorização ou desvalorização do valor do Real frente ao Dólar.

3 Sistema Financeiro O Conselho Monetário Nacional, ao traçar as diretrizes econômicas, define a meta de inflação que deve ser perseguida pelo Banco Central do Brasil, que é medida pelo: a) IGPM; b) IGP-DI; c) IPCA d) IPC.

4 Sistema Financeiro O Conselho Monetário Nacional, ao traçar as diretrizes econômicas, define a meta de inflação que deve ser perseguida pelo Banco Central do Brasil, que é medida pelo: a) IGPM; FGV b) IGP-DI; FGV c) IPCA IBGE d) IPC. FIPE

5 Sistema Financeiro A cada seis semanas, o Copom se reúne para decidir sobre : a) aumento da alíquota do depósito compulsório; b) desenvolvimento econômico; c) taxa de câmbio; d) taxa Selic meta.

6 Sistema Financeiro A cada seis semanas, o Copom se reúne para decidir sobre : a) aumento da alíquota do depósito compulsório; b) desenvolvimento econômico; c) taxa de câmbio; d) taxa Selic meta. O Copom é o conselho de Política Monetária, composto por diretores do Bacen.

7 Sistema Financeiro Assinale a alternativa INCORRETA: a) O Conselho Monetário Nacional é o órgão máximo do Sistema Financeiro Nacional. b) A Superintendência de Seguros Privados fiscaliza as seguradoras e as empresas de previdência privada fechada. c) O Ministro da Fazenda preside o Conselho Monetário Nacional. d) O Conselho Nacional de Seguros Privados normatiza as atividades de previdência privada aberta.

8 Sistema Financeiro Assinale a alternativa INCORRETA: a) O Conselho Monetário Nacional é o órgão máximo do Sistema Financeiro Nacional. Correto, é a maior entidade b) A Superintendência de Seguros Privados fiscaliza as seguradoras e as empresas de previdência privada fechada. Atenção, fiscaliza previdência privada aberta, como do Itaú, BB Prev, etc. c) O Ministro da Fazenda preside o Conselho Monetário Nacional. Correto, é a pessoa mais importante da economia, interferindo em todos os órgãos fiscalizadores d) O Conselho Nacional de Seguros Privados normatiza as atividades de previdência privada aberta. Correto, o CNSP é o par de seguros do CMN O CMN é composto pelo ministro fazendo, presidente Bacen – Estão abaixo o Bacen e a CVM O CSNP é composto pelo ministro fazenda, ministro justiça, da previdência, Superindentente Susep, Bacen e CMN – Estão abaixo a Susep, Previc Previdência aberta – vendida a qualquer um. Itau prev, BB prev Previdência Fechada – vendida a uma classe. Petros, Aeros, sócios de sindicatos, entidades de classe.

9 Sistema Financeiro Consiste em sistema que permite transferência de recursos entre bancos, bem como o processamento e a liquidação de pagamentos para pessoas, empresas, governo, Banco Central e instituições financeiras: a) CBLC b) SPB. c) DI d) CETIP

10 Sistema Financeiro Consiste em sistema que permite transferência de recursos entre bancos, bem como o processamento e a liquidação de pagamentos para pessoas, empresas, governo, Banco Central e instituições financeiras: a) CBLC - trata-se de uma clearing house para o mercado de capitais. Faz a transferencia de recursos e títulos entre comprador e vendedor no mercado de capitais. b) SPB. c) DI – trata-se de um mercado de empréstimos entre bancos. d) CETIP – trata-se de uma câmara de liquidação e custódia Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), é o responsável pelos pagamentos no sistema bancário, ou seja, o envio de recursos de clientes de dois bancos diferentes.

11 Sistema Financeiro A CETIP é responsável pela custódia de: a) Letras Financeiras do Tesouro b) Títulos privados c) Ações ordinárias d) Notas do Tesouro Nacional

12 Sistema Financeiro A CETIP é responsável pela custódia de: a) Letras Financeiras do Tesouro - título público federal função da Selic. b) Títulos privados c) Ações ordinárias – custodiadas na própria bolsa. d) Notas do Tesouro Nacional - título público federal função da Selic.

13 Sistema Financeiro Compete a Anbima a) A legislação sobre o mercado de fundos de investimento b) A legislação sobre o mercado de ações c) Criar procedimentos que permitam a autoregulação do mercado de capitais. d) Criar procedimentos que permitam a autorregulçação do mercado cambial.

14 Sistema Financeiro Compete a Anbima a) A legislação sobre o mercado de fundos de investimento – função da CVM b) A legislação sobre o mercado de ações – função da CVM c) Criar procedimentos que permitam a autoregulação do mercado de capitais. d) Criar procedimentos que permitam a autorregulçação do mercado cambial. Não é assunto do CPA 10, não existe autorregulação do mercado cambial. A regulamentação é do Bacen.

15 Sistema Financeiro A função do Copom, que se reúne, em média, a cada seis semanas é: a) Emitir parecer sobre a meta de inflação b) Fiscalizar a ação do Bacen na condução da política monetária c) Decidir sobre a taxa Selic Meta d) Decidir a taxa Selic over.

16 Sistema Financeiro A função do Copom, que se reúne, em média, a cada seis semanas é: a) Emitir parecer sobre a meta de inflação b) Fiscalizar a ação do Bacen na condução da política monetária c) Decidir sobre a taxa Selic Meta d) Decidir a taxa Selic over. – decidida pelo mercado nos leilões de ´títulos públicos 9opn market) O Copom, conselho formado por diretores do Banop Central, decide a meta da taxa Selic com o objetivo de atingir a meta de inflação definida pelo CMN

17 Sistema Financeiro No Brasil, não é exemplo de um sistema de liquidação e custódia: a) SELIC - registra e liquida títulos públicos federais b) CETIP – registra e liquida títulos privados e títulos públicos estaduais e municipais c) Sistema Nacional de Debêntures d) Sistema de pagamentos brasileiro – liquida transferências financeiras entre bancos (Docs, TEDs, cheques, boletos) Repare que em nenhum momento é falado sobre o sistema nacional de debentures, logo, está errado


Carregar ppt "Sistema Financeiro De quais ferramentas dispõe o Banco Central para fazer política monetária? a) Emissão de moeda, compra e venda de títulos públicos,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google