A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Www.CursoSolon.com.br Prof.Nelson Guerra – Ano 2013 Noções de Política Econômica: Política Monetária, Instrumentos de Política Monetária e Taxa de Juros.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Www.CursoSolon.com.br Prof.Nelson Guerra – Ano 2013 Noções de Política Econômica: Política Monetária, Instrumentos de Política Monetária e Taxa de Juros."— Transcrição da apresentação:

1 Prof.Nelson Guerra – Ano 2013 Noções de Política Econômica: Política Monetária, Instrumentos de Política Monetária e Taxa de Juros Londrina(PR) – Maringá(PR)

2 POLÍTICA ECONÔMICA Trata-se da política utilizada pelo Governo para obter desenvolvimento econômico, pleno emprego, estabilidade de preços e distribuição de renda. Cabe ao CMN - Conselho Monetário Nacional fixar as diretrizes da Política Econômica Nacional.

3 POLÍTICA ECONÔMICA POLÍTICA MONETÁRIA POLÍTICA FISCAL POLÍTICA CAMBIAL POLÍTICA ECONÔMICA - SUBDIVISÃO

4 SUBDIVISÃO DA POLÍTICA ECONÔMICA POLÍTICA MONETÁRIA POLÍTICA FISCAL POLÍTICA CAMBIAL A política monetária se caracteriza-se pelo controle da moeda, controle da taxa de juros e do crédito. Dessa maneira, o governo exerce ação para diminuir ou aumentar o volume de moeda circulante na economia, o que faz diminuir ou aumentar o consumo. Cabe ao BACEN ser executor da política monetária definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

5 SUBDIVISÃO DA POLÍTICA ECONÔMICA POLÍTICA MONETÁRIA POLÍTICA FISCAL POLÍTICA CAMBIAL Conheça os INSTRUMENTOS DA POLÍTICA MONETÁRIA normalmente adotados nas ações do Banco Central: Depósito compulsório; Operações de redesconto; Mercado aberto (Open Market); Controle de crédito.

6 SUBDIVISÃO DA POLÍTICA ECONÔMICA POLÍTICA MONETÁRIA POLÍTICA FISCAL POLÍTICA CAMBIAL A política fiscal se caracteriza pelas receitas (tributos) e despesas (gastos) governamentais. Quando o Governo gasta mais do que arrecada (déficit público), ele recorre ao endividamento, emitindo e vendendo títulos da dívida pública. Essas são políticas perigosas, pois o déficit público inibe o investimento produtivo no país.

7 SUBDIVISÃO DA POLÍTICA ECONÔMICA POLÍTICA MONETÁRIA POLÍTICA FISCAL POLÍTICA CAMBIAL Quando o governo convence o mercado (interno e externo) de que possui uma política fiscal bem definida e administrada, o risco-país é diminuído. Para criar mecanismos de administração pública responsáveis, foi promulgada, no ano 2000, a LRF – Lei de Responsabilidade Fiscal.

8 SUBDIVISÃO DA POLÍTICA ECONÔMICA POLÍTICA MONETÁRIA POLÍTICA FISCAL POLÍTICA CAMBIAL A política cambial caracteriza-se pelo controle da taxa de câmbio e das operações cambiais. A política cambial é executada pelo BACEN, que intervém no mercado de câmbio comprando ou vendendo moeda estrangeira, o que influencia a taxa de câmbio: Quando o BACEN vende moeda estrangeira, cai a cotação e favorece a importação. Quando o BACEN compra moeda estrangeira, sobe a cotação e favorece a exportação.

9 COPOM Comitê de Política Monetária É formado pelos membros da Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil que se reúne a cada 45 dias, em média. Instituído em 1996, com o objetivo de implementar a política monetária e de definir a taxa básica de juros do país (conhecida como Taxa SELIC). OBJETIVOS: Analisar o Relatório de Inflação do CMN; Definir a meta da SELIC e eventuais vieses (variações); Com isso, implementar a Política Monetária.

10 COPOM - Comitê de Política Monetária O CMN define a meta de inflação; O COPOM define a taxa básica de juros (conhecida como taxa SELIC Meta). TAXA SELIC TAXA SELIC TX SELIC TAXA SELIC INFLAÇÃO Tendência de elevação Tendência de queda

11 FORMAÇÃO DA TAXA DE JUROS DA ECONOMIA Exemplo: Um determinado empréstimo bancário foi concedido com a taxa de 3% de juros ao mês. Quais os componentes que formam essa taxa? Taxa SELIC Imposto (IOF) Risco envolvido Despesas administrativas (emissão papéis, salários...) Total: 3% a.m. Lucro (spread) Esta é a Taxa Básica de Juros (também conhecida como Selic Meta)

12 MERCADOS FINANCEIROS Depois de ter estudado POLÍCITA ECONÔMICA, agora é possível estabelecer o conceito de Mercado Financeiro: É o setor da economia responsável pela captação de recursos entre investidores para financiar atividades produtivas ou simplesmente gerar lucros para quem empresta dinheiro. Tanto o governo quanto as instituições privadas podem fazer a captação. Em geral, ela acontece nas diversas bolsas de valores, corretoras, bancos e seguradoras. O gerenciamento dessa prática é regulado pelo governo dos países por meio de uma rede de instituições, em que se destaca o banco central, pois é dele que partem as regras de política monetária, que define a taxa básica de juros a ser paga a quem empresta dinheiro, e de política cambial, que fixa as regras para estabelecer a cotação da moeda local em relação às demais, em particular o dólar.

13 MERCADOS FINANCEIROS Todo mercado é formado por compradores e vendedores. O mercado financeiro não é diferente, e pode ser assim dividido: MERCADO MONETÁRIO MERCADO DE CRÉDITO MERCADO DE CAPITAIS MERCADO DE CÂMBIO

14 DIVISÃO DOS MERCADOS FINANCEIROS MERCADOSMONETÁRIODE CRÉDITODE CAPITAISDE CÂMBIO PrazosCurtíssimo, Curto Curto, Médio Médio, Longo À vista FinalidadeControle de liquidez monetária da Economia, suprimentos momentâneos de caixa Financiamento do Consumo e Capitais de Giro das Empresas Integralização e Financiamento de investimento em grandes empresas (Companhias) Conversão de valores em moedas estrangeiras e nacionais IntermediaçãoBancária e não-bancária Não-bancárioBancário e auxiliar/corretoras Observação--- Há mercado primário e secundário ATENÇÃO: Para o concurso, interessa-nos estudar apenas os últimos mercados (veja arquivos PPT específicos).

15 Respostas: 01-C 02-E PROVAS DE CONCURSOS (BB 2008) O Comitê de Política Monetária (COPOM) do BACEN foi instituído em 1996, com o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária e de definir a taxa de juros. A criação do COPOM buscou proporcionar maior transparência e ritual adequado ao processo decisório do BACEN. Com base nessas informações e acerca do BACEN e o COPOM, julgue os próximos itens, informando C=Certo ou E=Errado: 01. [___] Compete ao COPOM avaliar o cenário macroeconômico e os principais riscos a ele associados, com base nos quais são tomadas as decisões de política monetária. 02. [___] O BACEN executa a política cambial definida pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, regulamentando o mercado de câmbio e autorizando as instituições que nele operam.

16 Respostas: 03-C 04-C 05-E PROVAS DE CONCURSOS (BACEN 2004) Julgue os itens seguintes, relativos à política monetária. 03. [___] O BACEN, ao efetuar o recolhimento compulsório sobre os depósitos e outros recursos de terceiros, tem como objetivo reduzir a capacidade de criação de moeda pelas instituições financeiras que captam depósitos. 04. [___] A execução da política monetária consiste em adequar o volume dos meios de pagamentos à efetiva necessidade dos agentes econômicos, mediante a utilização de determinados instrumentos de política monetária. 05. [___] O BACEN, ao vender títulos, aumenta a liquidez no mercado.

17 Respostas: 06-C 07-C 08-C PROVAS DE CONCURSOS [___] As operações de mercado aberto (open market) consistem na atuação do BACEN para aumentar ou diminuir a liquidez na economia, mediante a compra ou a venda de títulos. 07. [___] São exemplos de instrumentos clássicos de política monetária as operações de redesconto (ou de assistência de liquidez), o recolhimento compulsório e as operações de mercado aberto (open market). 08. [___] Quando o Banco Central deseja baratear os empréstimos e possibilitar maior desenvolvimento empresarial, ele irá adotar uma Política Monetária Expansiva, valendo-se de medidas como a redução da taxa de juros.

18 Respostas: 09-C PROVAS DE CONCURSOS 09. (BB 2010) O Comitê de Política Monetária (COPOM): a) divulga semanalmente a taxa de juros de curto prazo verificada no mercado financeiro. b) tem como objetivo cumprir as metas para a inflação definidas pela Presidência da República. c) é composto pelos membros da Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil. d) tem suas decisões homologadas pelo ministro da Fazenda. e) discute e determina a atuação do Banco Central do Brasil no mercado de câmbio.

19 PROVAS DE CONCURSOS 10. (Caixa 2010) Julgue os itens abaixo, relativos às políticas da área econômica. I - Os objetivos principais da política econômica são promover o desenvolvimento e o crescimento econômico; garantir o pleno emprego e sua estabilidade; equilibrar o volume financeiro das transações econômicas com o exterior; garantir a estabilidade dos preços e o controle da inflação; e promover a distribuição da riqueza e das rendas, com vistas a reduzir as desigualdades sociais e propiciar melhor condição econômica para mais pessoas. II - A política monetária pode ser definida como o controle da oferta de moeda e a definição a taxa de juros para garantir o nível adequado de liquidez em cada momento econômico. III - A política monetária tem como objetivo aumentar a arrecadação de tributos junto à sociedade para fazer frente às despesas governamentais. >>> continua

20 Respostas: 10-C PROVAS DE CONCURSOS 10. (Caixa 2010) Julgue os itens abaixo, relativos às políticas da área econômica.... IV - A política fiscal trata das receitas e despesas do governo e tem como objetivo adequar as despesas efetuadas pelo governo ao volume de receitas arrecadadas. V - A política cambial visa manter o equilíbrio das relações externas, via balanço de pagamentos, com as necessidades internas da economia, e a paridade da moeda do país em relação às moedas estrangeiras. Estão corretos apenas os itens a) I, II, III e IV. b) I, II, III e V. c) I, II, IV e V. d) I, III, IV e V. e) II, III, IV e V.

21 Fim da apresentação Prof. Nelson Guerra Reprodução permitida desde que citada a fonte:


Carregar ppt "Www.CursoSolon.com.br Prof.Nelson Guerra – Ano 2013 Noções de Política Econômica: Política Monetária, Instrumentos de Política Monetária e Taxa de Juros."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google