A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade."— Transcrição da apresentação:

1 Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade de capital de giro, ou até mesmo quando o governo precisa de recursos para suas dívidas, todos eles recorrem ao mercado financeiro. 1 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais

2 Conforme o prazo ou condições de pagamento O mercado financeiro pode ser classificado como mercado à vista ou mercado futuro em razão do pagamento e da entrega do ativo financeiro. 2 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais

3 Conforme o tipo de ativo financeiro O mercado pode ser classificado como monetário e de capitais, sendo o mercado monetário responsável pelos títulos de curto prazo, enquanto que o mercado de capitais para os de longo prazo. 3 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais

4 Conforme o tipo de ativo financeiro 4 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais

5 Conforme sua fase de negociação O mercado financeiro pode ser classificado como primário e secundário. No primeiro, são realizadas as operações entre as sociedades anônimas e os investidores enquanto que no secundário são dadas as operações entre investidores. 5 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais

6 Conforme a necessidade dos clientes O mercado financeiro pode ser classificado como monetário, cambial, de crédito e de capitais, de acordo com as necessidades daqueles que buscam o mercado para contratar recursos financeiros através dos ativos financeiros. 6 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais

7 Transferência no mercado financeiro 7 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais Aqueles que possuem recursos financeiros e são formadores de poupança transferem seus recursos para aqueles que desejam fazer investimento com ajuda dos intermediários financeiros. Essas transferências podem ser simplificadas em três maneiras:

8 Transferência direta 8 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais Os formadores de poupança transferem seus recursos financeiros de forma direta sem intermediação de qualquer instituição financeira. Assim, quando uma sociedade anônima fechada é criada a negociação ocorre sem a participação das instituições.

9 Transferência indireta através das instituições financeiras 9 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais Os formadores de poupança transferem para as sociedades anônimas seus recursos financeiros, por exemplo, quando uma sociedade anônima aberta ao público decide emitir ações ou títulos de dívida.

10 Transferência indireta através das corretoras de valores 10 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais Neste caso, os investidores transferem para outros investidores as ações ou títulos de dívidas negociados anteriormente no mercado. Esse tipo de operação é importante por garantir liquidez no mercado.

11 Os intermediários financeiros 11 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais São fundamentais para que se possa transferir a poupança para aqueles que necessitam fazer investimento. No Brasil, compõem o SFN que está organizado em órgãos normativos, em entidades supervisoras e entidades operadoras.

12 Taxas de juros no mercado financeiro 12 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais Correspondem ao preço pago por uma unidade de recurso financeiro emprestado. Quatro fatores são importantes para a definição dessas taxas.

13 Taxas de juros no mercado financeiro 13 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais (1) oportunidades de produção; (2) preferências pelo tempo de consumo; (3) risco da operação; (4) inflação.

14 Os níveis das taxas de juros 14 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais Se o cenário econômico não for favorável ao crescimento, a exemplo das recessões econômicas, a expectativa é de que os níveis das taxas de juros declinem.

15 Os níveis das taxas de juros 15 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais Quanto mais arriscada for a operação, maiores serão os níveis das taxas de juros. Outro efeito sobre os níveis das taxas de juros é dado pela inflação. Então, períodos econômicos de inflação elevada apresentam níveis elevados de taxas de juros.

16 Determinantes das taxas de juros de mercado 16 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais As taxas de juros podem ser determinadas pelo prêmio pela inflação, pelo prêmio de risco pela inadimplência e pelo prêmio pelo risco de vencimento.

17 Determinantes das taxas de juros de mercado 17 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais De modo geral, os títulos públicos do Tesouro Nacional apresentam riscos reduzidos. Por outro lado, os títulos de dívida privada, conforme sua classificação pelas agências de risco, terão suas taxas mais baixas.

18 Determinantes das taxas de juros de mercado 18 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais


Carregar ppt "Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google