Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouGabrielhenrique Aponte Alterado mais de 11 anos atrás
1
Alternativas e Instrumentos de Abertura de Capital
Ações; Debêntures ; Notas Promissórias para Distribuição Púlica; Títulos menos Usuais Bônus de Subscrição; Partes Beneficiárias; Títulos ou contratos de investimentos coletivos; Brazilian Depositary Receipts (BDRs).
2
Alternativas de Abertura de Capital
Ações: Títulos nominativos, negociáveis, representativos da propriedade de uma fração do capital social de uma sociedade por ações. Esses valores mobiliários distribuem ao acisnista dividendos, bonificações e juros sobre capital próprio. Debêntures: As Debêntures são títulos nominativos, negociáveis, representativos de dívida de médio/longo prazos contraída pela companhia junto ao debenturista. Elas rendem juros, prêmios, e outros rendimentos fixos ou varáveis, sendo todas as características definidas em escritura.
3
Abertura de Capital por Emissão de Ações
Colocação de ações junto ao público investidor. Poderá ocorrer de duas formas: UNDERWRITING: Colocação de novas ações junto ao público investidor. BLOCK-TRADE: Leilão de ações antigas (de posse da companhia ou de algum grande acionista). Tipos de UNDERWRINTING: Garantia firme. Melhores Esforços
4
Cronograma: Abertura de Capital por Emissão de Ações
5
Emissão de Ações Preparações preliminares: Período de tempo em que a companhia, seus acionistas e eventuais consultores consideram e analisam a alternativa de abertura de capital. Essas questões envolvem aspectos jurídicos, econômico-financeiros, organizacionais e até mesmo cultural da organização: Pontos a serem considerados: Definição da estrutura de capital da empresa (próprio e de terceiros). Importância dos investimentos planejados. Novos custos e obrigações empresariais. Necessidade de Auditoria Externa. Distribuição de resultados aos novos sócios.
6
Emissão de Ações Pontos “Positivos”: Pontos “Negativos”:
Captação de Recursos para investimentos; Reestruturação de passivos; Arranjos societários; Liquidez Patrimonial; Profissionalização; Novo relacionamento com funcionários; Reforço da Imagem Institucional. Pontos “Negativos”: Necessidade de maior transparência; Novos custos legais e administrativos; Distribuição de Resultados aos novos acionistas; Necessidade de debate sobre estratégia empresarial; Auditoria Externa.
7
Emissão de Ações Contratação de instituição financeira coordenadora: Nesta fase a companhia contrata serviços de bancos, corretoras ou distribuidoras para que realizem a coordenação da operação (underwriter). São levados em conta os seguintes aspectos: Porte do Lançamento; Tipo de Garantia e Colocação; Garantia FIRME; Garantia Melhores Esforços. Tradição do Underwriter; Comissão de intermediação; Comissão de Coordenação; Comissão de Garantia; Comissão de Colocação.
8
Emissão de Ações Definição de preço, volume e demais características:
Negociado entre a comapanhia que abrirá capital e o coordenador. Montante necessário á companhia; O valor unitário sugerido pelos donos da empresa; Tipo de Ação que será lançada: ON: Ordinária, com direito a voto e também nos resultados da companhia. Existe mais de uma classe de ações ordinárias. PN: Perferenciais, apenas participam dos resultados da companhia. Não dão direito a votos no conselho. Exemplos: PETR4 – Ações preferenciais da Petrobras. PETR3 – Ações ordinárias da Petrobras. - Nesta etapa do processo, uma intensa análise da situação da empresa é realizada. (Análises demonstrações financeiras, do setor de atuação,, compara-se a empresa com outras ações já negociadas, etc.)
9
Emissão de Ações Assembléia Geral Deliberativa:
Respeitando o previsto no estatuto empresarial, a companhia deverá aprovar a operação de abertura entre os seus sócios. Processo de obtenção de registros (CVM): O órgão fiscalizador do Mercado de Capitais é quem determinará se a operação de abertura é possível ou não. Apresentação do Prospecto Preliminar junto a CVM, que promoverá as alterações necessárias à divulgação junto ao mercado. Processo de obtenção de registros (Bolsa de Valores ou Balcão Organizado): A companhia deverá entrar com o pedido de listagem junto a Bolsa.
10
Emissão de Ações Formação de Pool de distribuição:
Coordenador(es): Já visto anteriormente; Líder(es): Tomadores de grandes lotes, depois distribui para outros intermediários; Consorciado(s): Desempenha a função de varejo, colocando o papel junto ao tomador final. É realizado um road show pelos coordenadores e por membros da companhia, que apresentam a empresa ao mercado distribuidor (corretoras e distribuidoras). As corretoras que queiram participar da abertura, encaminham documentação de ADESÃO para os coordenadores. As corretoras e distribuidoras recebem comissões sobre o volume captado. As corretoras divulgam a empresa para seus clientes, que podem optar pela compra das ações através do processo de emissão primária. Após encerrado o processo de abertura, as ações negociarão através do MERCADO SECUNDÁRIO.
11
Emissão de Ações Marketing da operação e disclosure da companhia:
Distribuição de material publicitário (aprovado pela CVM); Campanha institucional em veículos de comunicação (jornais, rádio, TV); Reuniões com Associações de Analistas; Palestras sobre as perspectivas da empresa. Anúncio do início da distribuição pública: Após aprovação da CVM, é iniciado o processo de distribuição pública. Subscrição e Liquidação Financeira: Os clientes das corretoras e das distribuidoras aderem a oferta pública através de preenchimento de documentação, onde é informado o valor financeiro desejado. Existe a opção de limitar o valor pago pelo papel da empresa lançadora de ações. A instituição financeira coordenadora é a responsável por transferir os recursos para a empresa que abriu capital.
12
Emissão de Ações Anúncio de encerramento de distribuição pública:
No máximo 15 dias após a conclusão da colocação, deverá ser divulgado o anúncio de encerramento da distribuição; Neste momento as ações da companhia já estão sendo negociadas no mercado secundário de ações.
13
Abertura de Capital Setores em Destaque Construção Civil Energia
Consumo Financeiras Softwares
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.