Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouPedro Melo Alterado mais de 11 anos atrás
1
oferta pública Como as coisas funcionam na prática?
A empresa precisa de dinheiro.... Pegar um empréstimo ou buscar recursos no mercado? Custo de capital! Emitir capital ou emitir dívida?
2
oferta pública Para quais investidores? Em qual mercado?
Como distribuir? Tomadas essas decisões: Contratação de intermediários (obrigatória) Art § 4º - A emissão pública só poderá ser colocada no mercado através do sistema previsto no Art. 15, podendo a Comissão exigir a participação de instituição financeira. Contrata um escritório de advocacia (é aí que você entra)
3
oferta pública Como? O que os advogados fazem? Escrevem o prospecto
Instrução CVM Art Prospecto é o documento elaborado pelo ofertante em conjunto com a instituição líder da distribuição, obrigatório nas ofertas públicas de distribuição de que trata esta Instrução, e que contém informação completa, precisa, verdadeira, atual, clara, objetiva e necessária, em linguagem acessível, de modo que os investidores possam formar criteriosamente a sua decisão de investimento. Como?
4
oferta pública O que os advogados fazem?
Revêem os contratos com os intermediários Quais são esses contratos? Auxiliam a empresa no processo de registro junto a CVM O que o intermediário faz?
5
oferta pública O que tem que ter o prospecto?
Instrução CVM nº 400, Anexo III a minuta de prospecto está pronta, e aí? Minuta de prospecto Prospecto preliminar O que se pode fazer 5 dias após a divulgação do prospecto preliminar? O que o prospecto preliminar tem de diferente do prospecto definitivo?
6
Quais os problemas que há nos prospectos feitos atualmente?
7
oferta pública Isso é quando a empresa faz tudo certo....
E quando a empresa faz as coisas erradas, o que ocorre?
8
oferta pública CVM RJ2003/12818/ RJ2001/7686
Qual era a atividade da Bawman Agropecuária? Todos os casos desse tipo começam como? Stop order (deliberação) Qual o conteúdo dessa stop order? Que tipo de material foi usado pela Bawman? “Exame meu dinheiro” Como era a operação? Quais eram as irregularidades?
9
oferta pública CVM RJ2003/12818 / RJ2001/7686
A Bawman tinha registro de companhia aberta? A Bawman usou um intermediário? A Bawman registrou a oferta? Qual foi a outra coisa grave que a Bawman fez? Promessa de rentabilidade Por que não se pode prometer rentabilidade?
10
oferta pública CVM RJ2003/12818 / RJ2001/7686 Aspectos interessantes:
Qual critério o voto usa para qualificar o material como publicitário?
11
CVM 23/04 - Qual era a estrutura da operação da Avestruz Master?
1. Obrigação de recompra por preço pré-determinado Compromisso de compra e venda de avestruz cumulado com sistema de criação em hotelaria com prazo programado 2. Certificado de garantia de mercado 3. Cédula de Produto Rural - CPR
12
CVM 23/04 – O que a avestruz master tentou fazer para disfarçar?
Cédula de Produto Rural - CPR Compromisso de compra e venda de avestruz cumulado com sistema de criação em hotelaria com prazo programado Struthio Gold Obrigação de recompra por preço pré-determinado
13
CVM 23/04 – O que mais? Lista de Preços Cédula de Produto Rural - CPR
Acriago Compromisso de compra e venda de avestruz cumulado com sistema de criação em hotelaria com prazo programado Struthio Gold Obrigação de recompra por preço pré-determinado
14
oferta pública Que tipo de esforço de venda a Avestruz Master fazia?
O que é interessante a respeito da decisão em relação à companhia emissora? Por que será que a CVM fez isso?
15
CVM 09/05 – O que a top avestruz fez de diferente?
Compromisso de compra e venda no sistema de hotelaria pré-paga com garantia de recompra
16
CVM 09/05 - O que a top avestruz estava tentando fazer?
Seu Walter – Fazenda Lagoa Compromisso de compra e venda no sistema de hotelaria pré-paga com garantia de recompra Eu não vendi nenhum avestruz
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.