A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oferta pública Como as coisas funcionam na prática? Como as coisas funcionam na prática? A empresa precisa de dinheiro.... A empresa precisa de dinheiro....

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oferta pública Como as coisas funcionam na prática? Como as coisas funcionam na prática? A empresa precisa de dinheiro.... A empresa precisa de dinheiro...."— Transcrição da apresentação:

1 oferta pública Como as coisas funcionam na prática? Como as coisas funcionam na prática? A empresa precisa de dinheiro.... A empresa precisa de dinheiro.... Pegar um empréstimo ou buscar recursos no mercado? Pegar um empréstimo ou buscar recursos no mercado? Custo de capital! Custo de capital! Emitir capital ou emitir dívida? Emitir capital ou emitir dívida?

2 oferta pública Para quais investidores? Para quais investidores? Em qual mercado? Em qual mercado? Como distribuir? Como distribuir? Tomadas essas decisões: Tomadas essas decisões: Contratação de intermediários (obrigatória) Contratação de intermediários (obrigatória) Art § 4º - A emissão pública só poderá ser colocada no mercado através do sistema previsto no Art. 15, podendo a Comissão exigir a participação de instituição financeira. Contrata um escritório de advocacia (é aí que você entra) Contrata um escritório de advocacia (é aí que você entra)

3 oferta pública O que os advogados fazem? O que os advogados fazem? Escrevem o prospecto Escrevem o prospecto Instrução CVM Art. 38. Prospecto é o documento elaborado pelo ofertante em conjunto com a instituição líder da distribuição, obrigatório nas ofertas públicas de distribuição de que trata esta Instrução, e que contém informação completa, precisa, verdadeira, atual, clara, objetiva e necessária, em linguagem acessível, de modo que os investidores possam formar criteriosamente a sua decisão de investimento. Como? Como?

4 oferta pública O que os advogados fazem? O que os advogados fazem? Revêem os contratos com os intermediários Revêem os contratos com os intermediários Quais são esses contratos? Quais são esses contratos? Auxiliam a empresa no processo de registro junto a CVM Auxiliam a empresa no processo de registro junto a CVM O que o intermediário faz? O que o intermediário faz?

5 oferta pública O que tem que ter o prospecto? O que tem que ter o prospecto? Instrução CVM nº 400, Anexo III Instrução CVM nº 400, Anexo III a minuta de prospecto está pronta, e aí? a minuta de prospecto está pronta, e aí? Minuta de prospecto Minuta de prospecto Prospecto preliminar Prospecto preliminar O que se pode fazer 5 dias após a divulgação do prospecto preliminar? O que se pode fazer 5 dias após a divulgação do prospecto preliminar? O que o prospecto preliminar tem de diferente do prospecto definitivo? O que o prospecto preliminar tem de diferente do prospecto definitivo?

6 Quais os problemas que há nos prospectos feitos atualmente?

7 oferta pública Isso é quando a empresa faz tudo certo.... Isso é quando a empresa faz tudo certo.... E quando a empresa faz as coisas erradas, o que ocorre? E quando a empresa faz as coisas erradas, o que ocorre?

8 oferta pública CVM RJ2003/12818/ RJ2001/7686 CVM RJ2003/12818/ RJ2001/7686 Qual era a atividade da Bawman Agropecuária? Qual era a atividade da Bawman Agropecuária? Todos os casos desse tipo começam como? Todos os casos desse tipo começam como? Stop order (deliberação) Stop order (deliberação) Qual o conteúdo dessa stop order? Qual o conteúdo dessa stop order? Que tipo de material foi usado pela Bawman? Que tipo de material foi usado pela Bawman? Exame meu dinheiro Exame meu dinheiro Como era a operação? Como era a operação? Quais eram as irregularidades? Quais eram as irregularidades?

9 oferta pública CVM RJ2003/12818 / RJ2001/7686 CVM RJ2003/12818 / RJ2001/7686 A Bawman tinha registro de companhia aberta? A Bawman tinha registro de companhia aberta? A Bawman usou um intermediário? A Bawman usou um intermediário? A Bawman registrou a oferta? A Bawman registrou a oferta? Qual foi a outra coisa grave que a Qual foi a outra coisa grave que a Bawman fez? Promessa de rentabilidade Promessa de rentabilidade Por que não se pode prometer rentabilidade? Por que não se pode prometer rentabilidade?

10 oferta pública CVM RJ2003/12818 / RJ2001/7686 CVM RJ2003/12818 / RJ2001/7686 Aspectos interessantes: Aspectos interessantes: Qual critério o voto usa para qualificar o material como publicitário? Qual critério o voto usa para qualificar o material como publicitário?

11 CVM 23/04 - Qual era a estrutura da operação da Avestruz Master? Compromisso de compra e venda de avestruz cumulado com sistema de criação em hotelaria com prazo programado 1. Obrigação de recompra por preço pré-determinado 2. Certificado de garantia de mercado 3. Cédula de Produto Rural - CPR

12 CVM 23/04 – O que a avestruz master tentou fazer para disfarçar? Compromisso de compra e venda de avestruz cumulado com sistema de criação em hotelaria com prazo programado Struthio Gold Obrigação de recompra por preço pré-determinado Cédula de Produto Rural - CPR

13 CVM 23/04 – O que mais? Compromisso de compra e venda de avestruz cumulado com sistema de criação em hotelaria com prazo programado Struthio Gold Obrigação de recompra por preço pré-determinado Lista de Preços Acriago Cédula de Produto Rural - CPR

14 oferta pública Que tipo de esforço de venda a Avestruz Master fazia? Que tipo de esforço de venda a Avestruz Master fazia? O que é interessante a respeito da decisão em relação à companhia emissora? O que é interessante a respeito da decisão em relação à companhia emissora? Por que será que a CVM fez isso? Por que será que a CVM fez isso?

15 CVM 09/05 – O que a top avestruz fez de diferente? Compromisso de compra e venda no sistema de hotelaria pré-paga com garantia de recompra

16 CVM 09/05 - O que a top avestruz estava tentando fazer? Seu Walter – Fazenda Lagoa Compromisso de compra e venda no sistema de hotelaria pré-paga com garantia de recompra Eu não vendi nenhum avestruz


Carregar ppt "Oferta pública Como as coisas funcionam na prática? Como as coisas funcionam na prática? A empresa precisa de dinheiro.... A empresa precisa de dinheiro...."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google