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Nonon no onono non onnon onon no Noonn non on ononno nonon onno Aula Inaugural MBA Finanças, Comunicação e Relações com Investidores FIPECAFI /FEA/USP.

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Apresentação em tema: "Nonon no onono non onnon onon no Noonn non on ononno nonon onno Aula Inaugural MBA Finanças, Comunicação e Relações com Investidores FIPECAFI /FEA/USP."— Transcrição da apresentação:

1 Nonon no onono non onnon onon no Noonn non on ononno nonon onno Aula Inaugural MBA Finanças, Comunicação e Relações com Investidores FIPECAFI /FEA/USP - IBRI 26/02/05

2 COMO ERA O MERCADO NO PASSADO Fonte: The Economist

3 Definição de RI É o conjunto de atividades, métodos, técnicas e práticas que, direta ou indiretamente, propiciem a interação das áreas de Contabilidade, Planejamento, Comunicação, Marketing e Finanças, com o propósito de estabelecer uma ligação entre a administração da empresa, os acionistas (e seus representantes) e os demais agentes que atuam no mercado de capitais e integram a comunidade financeira nacional e internacional. Instituto Brasileiro de Relações com Investidores IBRI

4 Pró-atividade em RI Deve ser interna e externa, tendo como base: Planejamento Consistência Segmentação Tempestividade Agilidade e equidade

5 Pró-atividade Interna e Externa Desenvolver uma cultura de RI gerando consenso dentro da Companhia Profissional de RI como fonte central de informação ao Mercado. Informação sempre ao alcance do RI. O Preço da ação preocupa a todos. Custo do Capital afeta a todos. Valor de Mercado da Empresa = Segurança. No mundo competitivo, todos devem agir como donos da Companhia.

6 Consistência gerando credibilidade Mensagem da Companhia deve permanecer consistente em todos os meios de comunicação Manter a reputação de transparência e credibilidade, atraindo um maior interesse do mercado na disputa pelo capital entre os pares ou equivalentes Buscar a informação sistemática, com a periodicidade esperada nos momentos favoráveis e desfavoráveis.

7 Objetivos de um Programa de RI I) Maximizar o valor do acionista II) Formar uma base acionária satisfatória III) Atuar no sentido de que as ações tenham um preço justo nas bolsas de valores IV) Preservar e incrementar a imagem institucional da companhia, através da divulgação de informações obrigatórias ou espontâneas, de forma coordenada, sistemática, consistente e transparente (Disclosure)

8 Três dimensões de RI Dimensão Operacional: manutenção de companhia aberta, elaboração de relatórios trimestrais e anuais, documentação legal Dimensão de Marketing Financeiro: construção de relacionamentos com investidores, analistas, corretores, órgãos reguladores e fiscalizadores, e o uso das ferramentas de RI Dimensão Estratégica: o que afeta o custo de capital, transações, reestruturações societárias, preço da ação, fusões & aquisições, análise da sustentabilidade e melhores opções.

9 Informações: obrigatórias e/ou espontâneas Relatórios Anuais(Relatório da Administração) Balanço Social e Ambiental Relatório de Apresentação da Cia Fact Sheet ou Fact Book Comunicados ao mercado e Fatos Relevantes Press releases Manutenção (DFPs, IANs, ITRs, 20F) Web site de RI Mídia room Serviços / Departamento de acionistas Ferramentas de RI

10 Comunicação e Marketing: Diferentes formas Reuniões individuais ou coletivas com investidores (deal / non-deal road shows) Visitas às fábricas Reuniões APIMEC Atendimento a conferências de brokers Cafés-da-manhã / almoços com grupos de investidores Atendimento a telefonemas, fax, email, cartas Conferências telefônicas Comentários sobre eventos de importância Ferramentas de RI

11 O budget para a área de RI, para 2004, excluídas as despesas administrativas: Orçamento de RI Fonte: 2ª Enquete IBRI – Ações de Comunicação

12 Este orçamento difere de anos anteriores? Se sim, os motivos são: Outros = Adaptação à Sarbanes Oxley, e Redução da liquidez do papel. Orçamento de RI Fonte: 2ª Enquete IBRI – Ações de Comunicação

13 20032000 Porta-Voz Oficial da Empresa O Executivo de RI ampliou seu papel de interface com o mercado 34% 26% 8% 30% 2% Presidente VP / Dir Financeiro Diretor comunicação RI Terceiros 37% 20% 3% 22% 17% 1% Presidente Diretor Financeiro Diretor comunicação RI Terceiros Não Respondeu Papel cada vez mais estratégico Fonte: 2ª Pesquisa Profissional de RI FIPECAFI IBRI

14 Tendências do RI Sustentabilidade e não-financeiro Valor de mercado Reputação Brand Confiança Credibilidade Integridade Capital Intelectual Fidelidade do consumidor Gestão de Risco Responsabilidade sócio-ambiental Valor Contábil Capital Financeiro Imobilizado Valor contábil Intangíveis Tangíveis

15 Preocupações do RI É cada vez mais generalista Comitê de Auditoria x Conselho Fiscal Governança Corporativa Targeting de investidores Relatórios de Sustentabilidade Novas leis (Sarbanes-Oxley) Atuação junto a órgãos reguladores Novas tecnologias (webcast) Participação em operações estruturadas Internacional Valor contábil

16 Necessita conhecimentos de outras áreas 2003 Conhecimentos do RI Fonte: 2ª Pesquisa Profissional de RI FIPECAFI IBRI

17 Indicaria Alguém para um Curso de MBA Ampliação da percepção de necessidade de qualificação profissional Fonte: 2ª Pesquisa Profissional de RI FIPECAFI IBRI Qualificação do RI

18 Em que o IBRI pode ajudar? - Associe-se! - Formação e valorização do profissional - Bradesco, CST, Suzano, Itaú, Klabin, FIRB,... - Revistas Hi-Finance, Investidor Individual,... - Palestras e Seminários - Artigos e Matérias - Livraria Virtual e Impressa

19 Obrigada! Natasha Namie Nakagawa Diretora de Comunicação IBRI Relações com Investidores VCP natasha.nakagawa@vcp.com.br Tel.: (11) 3269-4261 IBRI: (11) 3106-1836


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