A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

"O PAPEL DO RI NO CRESCIMENTO DA EMPRESA" Agosto, 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: ""O PAPEL DO RI NO CRESCIMENTO DA EMPRESA" Agosto, 2013."— Transcrição da apresentação:

1 "O PAPEL DO RI NO CRESCIMENTO DA EMPRESA" Agosto, 2013

2 2 -ATUAÇÃO DO RI JUNTO AOS INVESTIDORES -GANHOS DA EMPRESA COM INFORMAÇÕES OBTIDAS PELO RI IBRI – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores "O PAPEL DO RI NO CRESCIMENTO DA EMPRESA"

3 3 Nova abordagem de interação com analistas Ultrapassa o trabalho usual do dia a dia O trabalho de inteligência a serviço da recuperação de imagem Mudança de trajetória Alinhamento com a alta administração A informação valiosa dos planos estratégicos INTELIGÊNCIA

4 4 Saindo do mundo dos investidores (conferências) Alto comando entende o que está acontecendo? Olhar para o futuro sem perder a comunicação equitativa Guardar a informação mesmo que te achem arrogante Pense como um guardião da governança corporativa COMUNICAÇÃO COM STAKEHOLDERS

5 GOVERNANÇA CORPORATIVA 5 Aplicação da GC no trabalho do RI RI tem as mais sofisticadas informações nas mãos Mais contato com contabilidade e controladoria Contribuição para a melhoria do discolsure contábil Via de duas mãos com a contabilidade – informação ao contador é valiosa

6 6 ABORDAGEM AO INVESTIDOR Princípios básicos da confiança Verdade e equidade Investidores e investidores – capacidade de perguntar – sua importância no cenário do mercado de capitais internacional Fidelity – Capital – Blackrock – investem em analistas de alta qualidade O fundo Zézinho da candongas também poderá fazer perguntas difíceis! Analista também deve estar preparado – não é só chegar e fazer perguntas a esmo! Ganho de confiança se dá no longo prazo

7 7 Definição de preços é tarefa dos analistas Mostrar para onde a empresa está caminhando é tarefa do RI Tarefa sofisticada e de fôlego – analista quer saber como será a empresa daqui a 10 anos! RI deve construir a estória dentro da empresa RI deve se dedicar a fundo no conhecimento da empresa – cultura, objetivos, rumos Ombudsman DEFINIÇÃO DE PREÇOS ALVOS

8 8 Arte Técnica Investidores são globais – Ásia – Europa – EUA Capacidade de se fazer entender Diferentes tipos de investidores – diferentes tipos de abordagem Quantitativo também faz reuniões Quem é o analista que está a sua frente ARTE OU TÉCNICA

9 9 Who is Who? Experiência ajuda na identificação dos investidores De novo: o que a sua empresa quer do mercado de capitais? Criação de moeda da empresa QUEM SÃO OS INVESTIDORES?

10 10 Acionistas minoritários devem ser realmente considerados como sócios! Não podem ser considerados aqueles analistas chatos que vem aqui para fazer perguntas!!!! Representantes de investidores Representam uma parte do capital da empresa, e em geral muito importante. Empresas do Novo Mercado pelo menos 25% das ações estão nas mãos desses acionistas minoritários. Companhia aberta não tem dono – tem acionista majoritário NOVOS SÓCIOS

11 11 Conjuntamente os acionistas detém um elevado conhecimento da empresa e do setor Conhecem dezenas de outras empresas pelo planeta Raciocinar fora da caixa Solução é simples depois de descoberta CONHECIMENTO DOS ACIONISTAS

12 12 É aí que entra o RI: colher junto aos investidores as opiniões e sugestões Qual é o rumo desta empresa? Qual a visão de futuro? RI – identificar quais são os investidores certos para questionar Tenha um plano para cada um deles Faça o que tem que ser feito: um trabalho de classe! TRABALHO DO RI

13 13 O CRM é importante? CRM tem que ter uma aba com os dizeres: Analistas de Destaque. A lista de analistas importantes deve ser continuamente alimentada A empresa em que ele trabalha entende que há um enorme potencial de informações girando pelo mundo e que é importante que elas cheguem ao alto comando? A empresa entende que este papel do RI é de fundamental importância para sua sobrevivência? CRM

14 Deixar claro o que você precisa e como o analista pode contribuir Preparar-se muito bem para essa tarefa O diálogo pode ser em altíssimo nível Cuidado para não antecipar informações Conduza muito bem a reunião para que todos os drivers da empresa sejam abordados 14 PROCEDIMENTOS NA CRIAÇÃO DE VALOR

15 15 O Conselho e a Diretoria irão ficar extremamente satisfeitos com as informações que você trouxer para dentro de casa. Mas faça a lição de casa: combine com teu chefe o que você está fazendo e veja se faz sentido. Se tudo estiver combinado procure identificar as principais questões que você também quer saber. Para isso use algumas ferramentas de análise e comparações: o Planos de investimentos de seus concorrentes. o Planejamento estratégico das empresas peers. o Procure saber qual a cultura que diferencia a sua das outras empresas. Aqui pode estar uma série de informações importantes para saber o que deve ser perguntado. o Qual o plano estratégico de longo prazo da empresa e o que já foi divulgado ao mercado? o Para cada situação há um caminho critico de informações que deve ser seguido. TRAZENDO A INFORMAÇÃO PARA DENTRO DA EMPRESA

16 Helmut Bossert Coordenador IBRI hbossert@valorp.com.br Obrigado!


Carregar ppt ""O PAPEL DO RI NO CRESCIMENTO DA EMPRESA" Agosto, 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google