Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouSabrina Orta Alterado mais de 10 anos atrás
0
22 de Agosto de 2001
1
A Visão Itaú Ser um banco líder em performance, reconhecidamente
sólido e confiável, destacando-se pelo uso agressivo do marketing, tecnologia avançada e por equipes capacitadas, comprometidas com a qualidade total e a satisfação dos clientes.
2
A Visão Itaú Ser um banco líder em performance, reconhecidamente
sólido e confiável, destacando-se pelo uso agressivo do marketing, tecnologia avançada e por equipes capacitadas, comprometidas com a qualidade total e a satisfação dos clientes.
3
Criar Valor para os Acionistas
Líder em Performance O objetivo fundamental das estratégias que presidem a gestão do Itaú tem sido direcionado de modo a balancear crescimento com rentabilidade, visando Criar Valor para os Acionistas no longo prazo.
4
Líder em Performance líder em performance, Lucro Líquido por Ação
Ser um banco líder em performance, reconhecidamente sólido e confiável, destacando-se pelo uso agressivo do marketing, tecnologia avançada e por equipes capacitadas, comprometidas com a qualidade total e a satisfação dos clientes. Líder em Performance Lucro Líquido por Ação Margem Financeira x Capital Receita de Serviços Seguros, Previdência e Capitalização Total de Receitas
5
Evolução do Lucro Líquido(1)
R$ Milhões CAGR = 39,9% CAGR(1) = 41,1% 1.841 1.869 Lucro Extraordinário (1) Utilizando o lucro recorrente em 2000
6
Evolução do Lucro Líquido(1)
R$ Milhões CAGR = 30,1% CAGR(1) = 26,2% 1.841 1.869 1.457 Lucro Extraordinário 225 Lucro Recorrente 1º Semestre 1.232 1.094 800 394 276 344 187 (1) Utilizando o lucro recorrente em 2000
7
Evolução do Lucro por 1000 Ações(1)
R$ / lote de mil ações 15,99 15,85 Lucro Extraordinário (1) Utilizando o lucro recorrente em 2000
8
Evolução do Lucro por 1000 Ações(1)
R$ / lote de mil ações 15,99 15,85 Lucro Extraordinário 12,90 Lucro Recorrente 1º Semestre 1,99 10,91 9,27 6,80 3,30 2,88 2,31 1,56 (1) Utilizando o lucro recorrente em 2000
9
Evolução do Lucro por 1000 Ações(1)
R$ / lote de mil ações 15,99 15,85 Crescimento Médio Anual do Lucro (%): Crescimento Médio Anual do LPA (%): Decréscimo do Número de Ações (%): 30,1% 31,1% -1,0% Lucro Extraordinário 12,90 Lucro Recorrente 1º Semestre 1,99 10,91 9,27 6,80 3,30 2,88 2,31 1,56 (1) Utilizando o lucro recorrente em 2000
10
Evolução do Lucro por Ação Base: 1995 = 100
(*) Em 1999 e 2000 foi utilizado o lucro líquido recorrente. Fonte: Economática (quantidades de ações ajustadas por proventos, excluindo tesouraria).
11
Líder em Performance líder em performance, Lucro Líquido por Ação
Ser um banco líder em performance, reconhecidamente sólido e confiável, destacando-se pelo uso agressivo do marketing, tecnologia avançada e por equipes capacitadas, comprometidas com a qualidade total e a satisfação dos clientes. Líder em Performance Lucro Líquido por Ação Margem Financeira x Capital Receita de Serviços Seguros, Previdência e Capitalização Total de Receitas
12
Evolução de Ativos R$ Milhões CAGR = 22,6%
13
Evolução de Operações de Crédito
R$ Milhões CAGR = 18,5% 24.445 32.068 46.357 48.995 51.911 69.555 74.815
14
Evolução do Índice de Solvabilidade
Consolidado Econômico-Financeiro Consolidado Financeiro 8,0%
15
Evolução do Patrimônio Líquido
R$ Milhões Junho, 2001 Capitaliz. de Mercado R$ Milhões Jan/95 a Jun/01 Dividendos R$ 2,4 Bilhões Aumento de Capital 0 * 30 de Junho de 2001
16
Evolução da Margem Financeira
Resultado Bruto da Intermediação Financeira R$ Milhões
17
Índice de Inadimplência (%)
Operações de crédito vencidas há mais de 60 dias e que não geram receitas no regime de competência / total de operações de crédito do conglomerado. Passou-se a incluir o efeito das operações de crédito do Banestado. Índice de Inadimplência com a exclusão dos valores baixados contra a Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa das parcelas vencidas e não pagas e do total de vencimentos do período. Índice de Inadimplência = vencidos de 11 a 30 dias/vencimentos no período de 11 a 30 dias. 4,45 4,21 4,25 3,74 3,72 3,77 3,66 3,55
18
Qualidade da Carteira de Crédito - Consolidado
Junho de 2001 Dezembro de 2000
19
Despesa Líquida de PDD/Empréstimos 1º Semestre de 2001
R$ Milhões Despesa de PDD (A) Recuperação de Créditos (B) Saldo Final de Empréstimos no período (C) (535)* 145 31.099 { (A + B) / C } 1,25% (*) Não inclui o montante de R$ 77 milhões referente à provisão excedente Fonte: Demonstrações Contábeis Consolidadas Publicadas
20
Líder em Performance líder em performance, Lucro Líquido por Ação
Ser um banco líder em performance, reconhecidamente sólido e confiável, destacando-se pelo uso agressivo do marketing, tecnologia avançada e por equipes capacitadas, comprometidas com a qualidade total e a satisfação dos clientes. Líder em Performance Lucro Líquido por Ação Margem Financeira x Capital Receita de Serviços Seguros, Previdência e Capitalização Total de Receitas
21
Evolução das Receitas de Prestação de Serviços
R$ Milhões 3.465 1.989 210 158 353 510 413 345 1º Sem. 2001 CAGR = 27,8%
22
Evolução da Quantidade de Clientes Ativos
10,0 9,0 CAGR = 14,8% Em Milhões 8,0 7,0 7,5 7,7 6,9 6,0 6,7 5,0 5,7 4,0 3,0 3,8 3,6 2,0 1,0 0,0 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001* * 30 de Junho de 2001
23
Índice de Relacionamento
Evolução da Quantidade de Clientes Ativos 10,0 9,0 CAGR = 14,8% Em Milhões 8,0 7,0 7,5 7,7 6,9 6,0 6,7 5,0 5,7 4,0 30 de Junho de 2001 Índice de Relacionamento Pessoa Física 5,1 Pessoa Jurídica 4,7 3,0 3,8 3,6 2,0 1,0 0,0 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001* * 30 de Junho de 2001
24
Evolução da Quantidade de Clientes Ativos
10,0 1.288 1.157 1.216 1.443 1.749 1.831 200 400 600 800 1.000 1.200 1.400 1.600 1.800 2.000 9,0 Transações em milhões Em Milhões 8,0 7,0 7,5 7,7 6,9 6,0 6,7 5,0 5,7 4,0 348 474 570 593 174 105 3,0 3,8 3,6 2,0 Receita de Tarifas de Conta Corrente (R$ Milhões) 1,0 0,0 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001* * 30 de Junho de 2001
25
Evolução da Quantidade de Cartões de Crédito
1.000 1.104 1.829 1.799 2.279 3.321 3.869 2.000 3.000 4.000 5.000 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001* Em Milhares CAGR = 27,9% * 30 de Junho de 2001
26
Evolução da Quantidade de Cartões de Crédito
CAGR = 27,9% Receita de Serviços de Cartões de Crédito (R$ Milhões) CAGR = 39,8% * 30 de Junho de 2001
27
Recursos Administrados
8,2 11,5 13,8 17,0 25,8 36,4 40,1 4,1 6,2 5,6 5,2 2,1 2,7 3,9 0,0 10,0 20,0 30,0 40,0 50,0 60,0 70,0 Dez/95 Dez/96 Dez/97 Dez/98 Dez/99 Dez/00 Jun/01 10,3 14,2 17,7 21,1 32,0 42,0 Fundos de Investimentos Carteiras Administradas 45,3 R$ Bilhões CAGR = 30,9%
28
Recursos Administrados
8,2 11,5 13,8 17,0 25,8 36,4 40,1 4,1 6,2 5,6 5,2 2,1 2,7 3,9 0,0 10,0 20,0 30,0 40,0 50,0 60,0 70,0 Dez/95 Dez/96 Dez/97 Dez/98 Dez/99 Dez/00 Jun/01 10,3 14,2 17,7 21,1 32,0 42,0 Fundos de Investimentos Carteiras Administradas 45,3 R$ Bilhões R$ Milhões CAGR = 30,9% 1.000 903 831 900 800 CAGR = 22,1% 700 592 600 507 399 500 400 306 300 200 100 Receita de Administração de Fundos (R$ Milhões)
29
Recursos Administrados
8,2 11,5 13,8 17,0 25,8 36,4 40,1 4,1 6,2 5,6 5,2 2,1 2,7 3,9 0,0 10,0 20,0 30,0 40,0 50,0 60,0 70,0 Dez/95 Dez/96 Dez/97 Dez/98 Dez/99 Dez/00 Jun/01 10,3 14,2 17,7 21,1 32,0 42,0 Fundos de Investimentos Carteiras Administradas 45,3 R$ Bilhões R$ Milhões CAGR = 30,9% 1.000 903 Junho de 2001 Varejo R$ 16,3 Bilhões (35,8%) Personnalité R$ 2,2 Bilhões (5,0%) Corporate + Middle Market R$ 13,3 Bilhões (29,4%) Investidores Institucionais R$ 9,8 Bilhões (21,6%) Private R$ 3,7 Bilhões (8,2%) 831 900 800 CAGR = 22,1% 700 592 600 507 399 500 400 306 300 200 100 Receita de Administração de Fundos (R$ Milhões)
30
Líder em Performance líder em performance, Lucro Líquido por Ação
Ser um banco líder em performance, reconhecidamente sólido e confiável, destacando-se pelo uso agressivo do marketing, tecnologia avançada e por equipes capacitadas, comprometidas com a qualidade total e a satisfação dos clientes. Líder em Performance Lucro Líquido por Ação Margem Financeira x Capital Receita de Serviços Seguros, Previdência e Capitalização Total de Receitas
31
Margens Operacionais 526 521 R$ Milhões 471 459 466 1os Semestres 399 281 268 260 254 224 225 203 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001* Seguros (*) Até junho de 2001
32
Margens Operacionais R$ Milhões 1os Semestres 281 268 259 254 224 224 203 110 106 108 100 102 85 38 (*) Até junho de 2001
33
Margens Operacionais 526 521 R$ Milhões 471 459 466 399 1os Semestres 268 259 254 281 224 224 203 186 174 177 174 173 115 110 108 106 102 100 85 57 47 38 11 36 8 16 34 30 16 7 4 15 7 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001* Seguros Capitalização Previdência (*) Até junho de 2001
34
Margens Operacionais 526 521 R$ Milhões 471 459 466 399 1os Semestres Prêmio ANSP 2001 Academia Nacional de Seguros e Previdência Premiação : Empresa com o maior índice de crescimento em 2.000 Critério : Receita de Planos Previdenciários 268 259 254 281 224 224 203 186 174 177 174 173 115 110 108 106 102 100 85 57 47 38 11 36 8 16 34 30 16 7 4 15 7 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001* Seguros Capitalização Previdência (*) Até junho de 2001
35
Líder em Performance líder em performance, Lucro Líquido por Ação
Ser um banco líder em performance, reconhecidamente sólido e confiável, destacando-se pelo uso agressivo do marketing, tecnologia avançada e por equipes capacitadas, comprometidas com a qualidade total e a satisfação dos clientes. Líder em Performance Lucro Líquido por Ação Margem Financeira x Capital Receita de Serviços Seguros, Previdência e Capitalização Total de Receitas
36
Evolução do Total de Receitas (*)
R$ Milhões CAGR = 20,2% 2.715 CAGR = 26,7% 737,4 (*) Receitas: Resultado Bruto da Intermediação Financeira (não inclui despesas de PDD) + Receitas de Prestação de Serviços + Receitas de Seguros, Prev. e Cap. e Res. de Eq. Patrim.
37
Total de Receitas (*) Anual desde 1995
R$ Milhões (*) Receitas: Resultado Bruto da Intermediação Financeira (não inclui despesas de PDD) + Receitas de Prestação de Serviços + Receitas de Seguros, Prev. e Cap. e REP.
38
Total de Receitas / Ação (*) Base: 1995 = 100
(*) Quantidade de Ações ajustada por proventos e excluindo-se as ações em tesouraria
39
Evolução das Despesas R$ Milhões Banestado 2.820 2.199
40
Evolução das Despesas R$ Milhões Banestado 2.820 2.199
41
Índice de Eficiência Inclui Banestado (*) 1º Semestre de 2001
42
Dispêndios em Tecnologia
Produtividade Transações por Funcionário Em Milhares de Funcionários Dispêndios em Tecnologia No 1º Semestre de 2001 – R$ 441 milhões Acumulado de Jan/95 a Jun/01: R$ 4,1 bilhões 10.109 88,9 Número de Funcionários 45,6 1.523 Transações por Funcionário
43
Total no Período (1995 – Jun/2001):
Dispêndios em Tecnologia * R$ Milhões Total no Período (1995 – Jun/2001): R$ 4,1 bilhões Contempla: Investimento em software e hardware, Aluguel e Manutenção de Equip., Despesa de Pessoal e Infra-estrutura, Treinamento, Desenvolvim. de Sistemas (*) 1º Semestre de 2001 anualizado
44
Depreciação Acelerada
Ativo Permanente R$ Milhões Imobilizado Imóveis Móveis, Utensílios e Equipamentos Processamento de Dados e Comunicações Segurança e Transporte Diferido Investimento Subtotal 2.338 1.680 213 367 32 179 709 3.226 2.335 1.689 246 375 25 181 681 3.197 Depreciação em anos 367 25.0 6.5 3.2 5.0 Depreciação Acelerada
45
Evolução dos Pontos de Venda
Agências PABs Caixas Eletrônicos * 30 de Junho de 2001
46
Rede de Distribuição Itaú x Sistema Financeiro Nacional – Dez. 2000
Forte Presença Agências Itaú Consolidado Rank.(1) Estados % do PIB(2) % Itaú / Sistema % Rede Itaú % Sistema 1 São Paulo Capital Interior 35,5% 6% 5% 17% 12% 15% 17% Líder 2 3 4 5 6 Rio de Janeiro Minas Gerais Rio Grande do Sul Paraná Outros 11,0% 9,8% 7,7% 6,2% 28,8% 19% 27% 5% 32% 4% 15% 24% 3% 20% 9% 10% 11% 8% 31% Líder Líder Total 100,0% 12% 100% 100% (1) Estados classificados por participação no PIB (2) Fonte: IBGE (95-98)
47
PC & Internet Banking ¹ Quantidade de Transações e Clientes
Transações nos Primeiros Semestres 42 37 29 21 21 10 (1) Contempla somente transações no Bankline * Até
48
Itaú - AOL - Diferenciais Estratégicos
Maior provedor de Internet do mundo Vencedor no Brasil Competência tecnológica (etapas futuras) Reforça o vínculo cliente/Banco com a oferta de serviços diferenciados
49
Iniciativas Crescimento de Receitas Crédito PF Cartões de crédito Personnalité Novos segmentos UPE Corporate Controle de Custos
50
Evolução das Operações de Crédito PF
R$ Milhões CAGR = 36,0% (*) Operações de Crédito incluem Empréstimos, Leasing, Adiantamento sobre Contratos de Câmbio e Coobrigações expressas por Avais, Fianças e Garantias.
51
Evolução da Quantidade de Cartões de Crédito
1.000 1.104 1.829 1.799 2.279 3.321 3.869 2.000 3.000 4.000 5.000 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001* Em Milhares CAGR = 27,9% * 30 de Junho de 2001
52
Cartões de Crédito – Market Share por Faturamento (%)
1997 1998 1999 2000 2001* Itaucard Credicard Bradesco Banco do Brasil Unibanco 9,7% n.d. 10,2% 8,8% 9,4% n.d. 9,5% 10,1% 9,2% 10,3% 14,5% 11,1% 10,5% 8,3% 11,4% 12,7% 11,5% 8,1% 12,4% 18,2% 10,7% 11,7% 8,6% Fonte: ABECS * 30 de Junho de 2001
53
Market Share por Quantidade Particip. Itaú na Credicard de 33%
Cartões de Crédito – Market Share por Faturamento (%) Market Share por Quantidade Particip. Itaú na Credicard de 33% 1997 1998 1999 2000 2001* 2001* Itaucard Credicard Bradesco Banco do Brasil Unibanco 9,7% n.d. 10,2% 8,8% 9,4% n.d. 9,5% 10,1% 9,2% 10,3% 14,5% 11,1% 10,5% 8,3% 11,4% 12,7% 11,5% 8,1% 11,1% 11,3% 11,2% 12,4% 7,8% 12,2% 15,9% 10,7% 10,5% 19,6% Fonte: ABECS * 30 de Junho de 2001
54
Estrutura de Segmentação de Mercado
Private (Investimentos > R$ 1 milhão Grandes Corporações Faturamento Anual > R$ 100 MM Personnalité Itaú Renda > R$ 5.000 Poder Público Média Empresas R$ 4 MM < Faturamento Anual < R$ 100 MM Pessoas Físicas Renda > R$ 2.000 Premium Investidor Empresário Unidades Pequenas Empresas R$ 500 M < Faturam. Anual < R$ 4MM Micro Empresas Faturamento Anual < R$ 500 m “Individual” Portador de Cartão Empresas Pessoas Estruturas especializadas Com gerente de conta Sem gerente de conta
55
Personnalité Ano 1998 1999 2000 2001 2002 Agências 32 33 35 55 57
56
Clientes (em milhares)
Personnalité Agências Clientes (em milhares) Ano 1998 32 31,7 1999 33 36,4 2000 35 42,8 2001 55 63,0 2002 57 100,0
57
Segmentação de Negócios do Itaú
Segmentação de Canal Específico para Pequenas Empresas Segmentação de Negócios do Itaú (vendas anuais) Corporate Acima de R$ 50 MM Middle Market R$ 4 MM a 50 MM Pequenas Empresas R$ 500 mil a 4 MM Foco em Pessoa Jurídica Segmento com Spreads Relevantes Estrutura Dedicada ao Atendimento Empresas (Potencial Interno) + Novos Clientes Potencial de Acréscimo Significativo em Rentabilidade, Negócios e Relacionamento Implantado: Abril de 2001
58
Empréstimos PJ Pequenas e Médias Empresas
R$ Milhões CAGR = 19,9% (*) Operações de Crédito incluem Empréstimos, Leasing, Adiantamento sobre Contatos de Câmbio Crédito Imobiliário e Coobrigações expressas por Avais, Fianças e Garantias.
59
Redução Total ao final de 2002: 35%
Programa de Redução de Custos – 2001 e 2002 Incorporação/Fechamento de Agências: % Redução Total ao final de 2002: 35% Lay-offs: % Integração Sinérgica de Sistemas e Processamento de Dados } Comitê de Racionalização de Processos e Custos (CRPC) ? Suporte de Empresa de Consultoria Especializada Significativos Investimentos em Automação
60
Redução Total ao final de 2002: 35%
Programa de Redução de Custos – 2001 e 2002 Incorporação/Fechamento de Agências: % Redução Total ao final de 2002: 35% Lay-offs: % Integração Sinérgica de Sistemas e Processamento de Dados } Comitê de Racionalização de Processos e Custos (CRPC) ? 5 – 10% Ex-crescimento Suporte de Empresa de Consultoria Especializada Significativos Investimentos em Automação
61
Práticas Conservadoras
R$ Milhões Lucro/(prejuízo) Não Realizado Itaú Consolidado 30 de Junho 31 de Dezembro 2001 2000 1999 Aplic. em Depós. Interfinan. Tít. e Val. Mobil. e Derivat. Operações de Crédito Participação no BPI* Outros Investimentos Dep. Interf., a Prazo e Rec. de Aceites e Emissão de Tít. Ações em Tesouraria 1 911 (88) 251 156 244 5 981 3 338 108 208 24 972 5 396 (1) 146 178 Total não Realizado 1.476 1.647 1.720 Excesso de PDD 680 602 1.018 Total 2.156 2.249 2.738 * Banco Português de Investimento
62
Banco Itaú Buen Ayre Dados Relevantes Ativos Totais
US$ Milhões 30-Jun-01 31-Mar-01 30-Jun-00 31-Mar-00 Ativos Totais Operações de Crédito Resultado Trimestral 832 417 1 728 351 (1) 820 484 (7) 761 382 (8) Unidades 30-Jun-01 31-Mar-01 30-Jun-00 31-Mar-00 Rede de Distribuição Agências PAB's ATM's Número de Funcionários 80 30 316 1.387 84 29 328 1.427 94 23 352 1.674 94 22 352 1.655
63
Exposição em Títulos Públicos Argentinos por Total de Ativos
Banco Itaú Buen Ayre Composição da Carteira por Nível de Risco Junho de 2001 11% A 40% US$ 354 milhões AA Em Pesos B 34% 25% D C E,F,G e H 75% 7% 1% 7% Em Dólares Exposição em Títulos Públicos Argentinos por Total de Ativos 1,4%
64
Consistente com Criação de Valor para os Acionistas
ADR Primeiro passo para acessar o mercado internacional Aumento de liquidez das ações 33% * ações preferenciais são de acionistas estrangeiros Maior visibilidade ao Itaú no mercado internacional Facilidade na negociação das ações para o mercado internacional, pois não há incidência de CPMF Consistente com Criação de Valor para os Acionistas * Excluindo-se Itaúsa, Itaucorp, Ações em Tesouraria e “la Caixa”
65
Emissão Externa de Dívida Subordinada
O Banco Itaú S.A., através de sua agência Grand Cayman Concluída em (03/08) Montante aproximado de US$ 343 milhões (R$ 855 milhões). A emissão foi colocada nos mercados americano, europeu e asiático, com um tranche em US Dólares e outra em Yens. A operação tem prazo de 10 anos, com pagamento de 100% do principal ao final, e juros semestrais. O cupom médio para o investidor é de 9.95% a.a. fixado para o prazo total (478 basis points sobre o US treasury). A Merrill Lynch atuou como coordenadora da operação. Os recursos levantados são considerados como base de capital (Tier 2 Capital).
66
Emissão Externa de Dívida Subordinada
Primeira emissão Tier 2 de banco brasileiro Primeira emissão desta natureza no exterior Mais longa emissão privada de empresa brasileira Mais longa emissão privada em Yens a partir da América Latina. Colocada a um "Yield" 455 basis points abaixo da curva da República brasileira para prazo equivalente. Obteve rating A3 pela agência Moody´s. Merece especial destaque o fato dessa operação, com suas características de prazo e preço, ter sido feita num momento de grande turbulência nos mercados de capitais latino- americanos. Esse fato atesta a qualidade de crédito do banco e a diferenciada percepção de risco para emissões do Banco Itaú. Por fim, vale ressaltar que se trata da primeira emissão realizada pelo Itaú no mercado americano sob a regra 144-A, permitindo acesso a uma base ampliada de investidores institucionais, pavimentando o caminho para futuras colocações dentro de estratégia de longo prazo do banco para acesso a fontes diversificadas de fundos.
67
Identidade do Itaú Fonte : Clientes Itaú - 1998 vs. 1999 vs 2000 5 6 7
10 Atendimento rápido educado Conveniência eletrônica Tecnologia avançada Direcionado para futuro Valoriza/ respeita funcionários Forte atuação todo país Apóia educação Respeita e ouve o Cliente Transparente no relacionamento 1998 1999 2000
68
Pesquisa Datafolha 14 13 12 11 10 2000 Mais Admirado Vai Crescer
Gostaria de Ter Conta 11 10 1999 Fonte: Pesquisa Datafolha Novembro/2000 Público Alvo = população de 16 anos ou mais, residentes em áreas urbanas do Brasil ( 122 Municípios)
69
As Empresas mais Admiradas
Top 10 - Geral 2000 1999 Microsoft Natura Nestlé Coca-Cola McDonald´s TAM GE-Dako Votorantim GM Itaú Pão de Açúcar 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º 1º 9º 4º 3º 7º 2º 17 º 6º 10º 29º Fonte: InterScience
70
Em relação à receita anual (%)
As Empresas mais Admiradas Ranking das marcas mais valiosas Em US$ milhões Em relação à receita anual (%) Itaú Bradesco Ambev Banco do Brasil Unibanco Embraer Varig Multibras Embratel Gradiente Sadia Tigre 970 697 667 308 303 196 187 179 177 153 128 110 17 7 28 2 9 13 8 12 6 10 Mais valiosa marca brasileira Fonte: Gazeta Mercantil (Interbrand)
71
A importância da prática dos nossos valores
Código de Ética = Pessoas Éticas Empresa Ética A importância da prática dos nossos valores Respeito ao ser humano Vocação para o desenvolvimento Transparência Legalidade Integridade Responsabilidade
72
A importância da prática dos nossos valores Compromisso unilateral do
Código de Ética = Pessoas Éticas Empresa Ética A importância da prática dos nossos valores Compromisso unilateral do Banco com a sociedade Respeito ao ser humano Vocação para o desenvolvimento Transparência Legalidade Integridade Responsabilidade
73
1º) Atrair, reter e desenvolver talentos
Desenvolvimento das Pessoas 1º) Atrair, reter e desenvolver talentos
74
1º) Atrair, reter e desenvolver talentos
Desenvolvimento das Pessoas 1º) Atrair, reter e desenvolver talentos 2º) Futuro do Banco vai depender da qualidade de executivos
75
Desenvolvimento das Pessoas
Investimentos em Programas de Desenvolvimento e Treinamento (*) (*) Em moeda constante de Dezembro de 1995 até esta data e após em Legislação Societária. Investimento total (R$ Milhões) Investimento médio por funcionário (R$) (1) Não inclui Banestado
76
Evolução do Nível de Escolaridade dos Funcionários do Banco Itaú
77
Governança Corporativa
78
Fornecer Subsídios para Interno (Banco Itaú) e Externo (Mercado)
Políticas com Direcionamento para Governança Corporativa Transparência Pró-atividade Qualidade Tempestividade Democratização Princípios Éticos Princípios Legais Fornecer Subsídios para Decisões do Mercado Direcionamento: Interno (Banco Itaú) e Externo (Mercado)
79
Conselho de Administração
Última alteração em abril/2001 Perfil dos Novos Conselheiros Independentes: Pérsio Arida Ex-Presidente do Banco Central do Brasil PhD pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) Roberto Teixeira da Costa Foi o primeiro Presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) Notória experiência e capacidade técnica Benefícios: Visão diferente da dos controladores Reconhecida competência Capacidade de contribuição importante à Administração do Banco
80
Conselho Fiscal Perfil dos Profissionais que Compõem o Conselho :
Gustavo Jorge L. Loyola Doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas Foi Presidente do Banco Central do Brasil de nov/92 a mar/93 e jun/95 a ago/97 Alberto Sozin Furugem Economista pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas Foi Diretor do Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro e Delegado do Banco Central em São Paulo Iran Siqueira Lima Mestre e Doutor em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo Foi Diretor da Área de Mercado de Capitais (1984) e Diretor da Área de Fiscalização (1985) do Banco Central do Brasil Foi Diretor Econômico-Financeiro da Telebrás e membro do Conselho de Administração do BNDES e Telesp
81
Governança Corporativa – Nível 1
Banco Itaú - Já se Antecipou à Tendência Tem demonstrado a sua crença no mercado como alternativa de financiamento É respeitado pelos investidores É exemplo de relacionamento com os investidores Tem sido premiado pela sua política de disclosure e respeito a minoritários Aval da Bovespa das boas práticas de Governança Corporativa Fortalecimento da Imagem como empresa transparente Redução da percepção de riscos dos investidores BNDES: custo favorecido para empresas com boa Governança Secretaria de Previdência Complementar: aumento do limite máximo de aplicação em empresas do N1: Contribuição Definida Demais Planos 45% 35% 30% Nível 1 Mercado Tradicional Reafirma o objetivo principal do Banco Itaú que é a Criação de Valor para seus Acionistas
82
Empresa Cidadã Instituto Itaú Cultural
Foco: Refletir e divulgar a cultura brasileira Instituto Itaú Cultural Espetáculos teatrais, musicais e de dança Exposições de arte Cinema e vídeo Banco de dados informatizado Acervo em CD e CD ROM e Outros Público visitante (2000): 220 mil pessoas Fundação Itaú Social Atuação Direta em Apoio à Escola Pública Atuação junto a Entidades não Governamentais Patrimônio Líquido de R$ 170 milhões
83
Itaú faz parte do Índice Dow Jones - SAM Group
O Banco Itaú foi, pela primeira vez, escolhido como integrante do Dow Jones Sustainability Group Index (DJSGI), juntamente com outras 236 empresas, sendo apenas duas brasileiras. Requisitos básicos das empresas que fazem parte do DJSGI: Sustentabilidade Corporativa Capacidade de Criação de Valor para o Acionista no Longo Prazo Qualidade da Administração Consciência Social, Cultural e Ambiental O DJSGI tornou-se, desde sua criação, em janeiro de 1999, uma referência importante para investidores e administradores de recursos estrangeiros, que baseiam-se em sua performance para tomar suas decisões de investimentos.
84
Profissional de Relações com Investidores 1999
Principais Reconhecimentos Revista Exame Melhor Administrador de Fundos do Brasil Melhor Administrador de Fundos de Renda Fixa Melhor Administrador de Fundos de Renda Ações MZ Consult Melhor Website de RI do Brasil – 2001/2000 Melhor Relat. Anual Online do Brasil – 2001 Revista Global Finance Melhor Banco na Internet do Brasil – 2000 Abamec - Extremo Sul Profissional de Relações com Investidores 1999 Abamec - SP Prêmios Qualidade e Prata 2000 Companhia Aberta 2000/1999/1997 Profissional de Relações com o Investidor 2000 Revista América Economia Melhor Banco na América Latina – 2000/1999 Revista Euromoney Melhor Banco da América Latina Melhor Banco Brasileiro – 2000/1999/1998 Companhia Aberta – 2000 Profissional de Relações com Investidores 1999 Abamec - NE Atlantic Rating Prêmio Transparência – 1999/1998/1997 Melhor Companhia Aberta Abamec - MG Moody´s Aaa.br, a 1a empresa do Brasil a receber o rating máximo da escala nacional da Moody´s Abamec - Nacional Companhia Aberta 1999 Profissional de Relações com o Investidor 1999
85
Evolução das Ações Preferenciais *
Evolução de US$ 100 Investidos em Junho de 1991 Evolução Anual . 10 anos (média) 36,74% . 5 anos (média) 21,43% . 12 meses (média) ,76% ,80% US$ Desvalorização do Real 2.291 Crise Russa Crise Asiática Banco Itaú * Bovespa Crise Mexicana Plano Real 530 100 * Sem reinvestimento de dividendos
86
Evolução das Ações Preferenciais *
Evolução de US$ 100 Investidos em Junho de 1991 Evolução Anual . 10 anos (média) 36,74% . 5 anos (média) 21,43% . 12 meses (média) ,76% ,80% “Maior Valor de Mercado entre os Bancos da América Latina” US$ Desvalorização do Real 2.291 Crise Russa Crise Asiática Banco Itaú * Bovespa “Segundo Maior Valor de Mercado entre Todas Empresas Brasileiras” Crise Mexicana Plano Real 530 100 * Sem reinvestimento de dividendos
87
Correlação LPA x Cotação da Ação PN
Correlação Linear Positiva: 95,532422%
88
Novo Site de RI - Lançado em Maio de 2001
89
22 de Agosto de 2001
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.