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0 Centro-Oeste 26 de Novembro de 2001 Alfredo Setubal.

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1 0 Centro-Oeste 26 de Novembro de 2001 Alfredo Setubal

2 1 A Visão Itaú Ser um banco líder em performance, reconhecidamente sólido e confiável, destacando-se pelo uso agressivo do marketing, tecnologia avançada e por equipes capacitadas, comprometidas com a qualidade total e a satisfação dos clientes.

3 2 Ser um banco líder em performance, reconhecidamente sólido e confiável, destacando-se pelo uso agressivo do marketing, tecnologia avançada e por equipes capacitadas, comprometidas com a qualidade total e a satisfação dos clientes. A Visão Itaú

4 3 Líder em Performance O objetivo fundamental das estratégias que presidem a gestão do Itaú tem sido direcionado de modo a balancear crescimento com rentabilidade, visando Criar Valor para os Acionistas no longo prazo.

5 4 Ser um banco líder em performance, reconhecidamente sólido e confiável, destacando-se pelo uso agressivo do marketing, tecnologia avançada e por equipes capacitadas, comprometidas com a qualidade total e a satisfação dos clientes. Líder em Performance Lucro Líquido por Ação Margem Financeira x Capital Receita de Serviços Seguros, Previdência e Capitalização Total de Receitas

6 5 R$ Milhões CAGR = 37,7% 1.869 1.841 CAGR (1) = 34,2% (1) Utilizando o lucro recorrente Evolução do Lucro Líquido

7 6 R$ Milhões CAGR = 37,7% 1.869 1.841 CAGR (1) = 34,2% (1) Utilizando o lucro recorrente 239 394 535539 996 1.298 1.862 Lucro Recorrente Jan-Set 294 2.156 Lucro Extraordinário * Setembro de 2001

8 7 12,87 16,66 2,98 -0,67 7,46 6,04 4,95 2,88 -4,00 0,00 4,00 8,00 12,00 16,00 20,00 1995199619971998199920002001 R$ / lote de mil ações 15,85 15,99 Lucro Extraordinário Evolução do Lucro por 1000 Ações

9 8 12,87 16,66 2,98 7,46 6,04 4,95 2,88 -4,00 0,00 4,00 8,00 12,00 16,00 20,00 1995199619971998199920002001 R$ / lote de mil ações 15,85 15,99 Lucro Extraordinário Lucro Recorrente Jan-Set 2,31 2,88 3,30 9,27 6,80 16,51 1,56 19,12 -0,67 2,60 Evolução do Lucro por 1000 Ações

10 9 12,87 16,66 2,98 7,46 6,04 4,95 2,88 -4,00 0,00 4,00 8,00 12,00 16,00 20,00 1995199619971998199920002001 R$ / lote de mil ações 15,85 15,99 Lucro Extraordinário Lucro Recorrente Jan-Set Evolução do Lucro por 1000 Ações 2,31 2,88 3,30 9,27 6,80 16,51 1,56 19,12 -0,67 Crescimento Médio Anual do Lucro (%): Crescimento Médio Anual do LPA (%): Decréscimo Médio Anual do N o de Ações (%): 37,7% 39,0% -1,0% 2,60

11 10 Comparativo de Mercado – LPA Fonte: Economática (quantidades de ações ajustadas por proventos, excluindo tesouraria). (*) Em 1999 e 2000 foi utilizado o lucro líquido recorrente. Base: 1995 = 100

12 11 Ser um banco líder em performance, reconhecidamente sólido e confiável, destacando-se pelo uso agressivo do marketing, tecnologia avançada e por equipes capacitadas, comprometidas com a qualidade total e a satisfação dos clientes. Líder em Performance Lucro Líquido por Ação Margem Financeira x Capital Receita de Serviços Seguros, Previdência e Capitalização Total de Receitas

13 12 Evolução de Ativos R$ Milhões CAGR = 22,6%

14 13 24.445 32.068 46.357 48.995 51.911 69.555 81.749 12.206 14.128 16.916 16.123 19.596 27.253 33.485 0 10.000 20.000 30.000 40.000 50.000 60.000 70.000 80.000 dez/95dez/96dez/97dez/98dez/99dez/00set/01 Evolução de Operações de Crédito CAGR = 19,2% R$ Milhões

15 14 8,0% Evolução do Índice de Solvabilidade Consolidado Financeiro Consolidado Econômico-Financeiro * Em 30 de setembro de 2001

16 15 Evolução do Patrimônio Líquido R$ Milhões Setembro, 2001 Capitaliz. de Mercado R$ 18.535 Milhões Jan/95 a Set/01 DividendosR$ 3,1 Bilhões Aumento de Capital0 * 30 de Setembro de 2001

17 16 3.009 4.563 4.869 5.434 3.192 2.808 1.903 1.113 1.245 1.052 875 789 0 1.000 2.000 3.000 4.000 5.000 6.000 dez/95 mar/96 jun/96 set/96 dez/96 mar/97 jun/97 set/97 dez/97 mar/98 jun/98 set/98 dez/98 mar/99 jun/99 set/99 dez/99 mar/00 jun/00 set/00 dez/00 jun/01 set/01 Itaú (Anual) Itaú (Trimestral) R$ Milhões Evolução da Margem Financeira Resultado Bruto da Intermediação Financeira

18 17 Índice de Inadimplência (%) 3,55 3,663,77 3,74 4,21 4,45 Operações de crédito vencidas há mais de 60 dias e que não geram receitas no regime de competência / total de operações de crédito do conglomerado. Passou-se a incluir o efeito das operações de crédito do Banestado. Índice de Inadimplência com a exclusão dos valores baixados contra a Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa das parcelas vencidas e não pagas e do total de vencimentos do período. Índice de Inadimplência = vencidos de 11 a 30 dias/vencimentos no período de 11 a 30 dias. 3,72 4,25 4,39 3,80 Assunção de maiores riscos em operações de crédito massificadas, resultando em maior margem de contribuição.

19 18 Setembro de 2001 Dezembro de 2000 Qualidade da Carteira de Crédito - Consolidado

20 19 Despesa Líquida de PDD/Empréstimos Jan a Set de 2001 Despesa de PDD (A) Recuperação de Créditos (B) Saldo Final de Empréstimos no período (C) { (A + B) / C } (933)* 203 33.485 2,18% (1.390) 309 48.345 2,24% (1.161) 260 25.457 3,54% R$ Milhões (*) Não inclui o montante de R$ 77 milhões referente à provisão excedente

21 20 Ser um banco líder em performance, reconhecidamente sólido e confiável, destacando-se pelo uso agressivo do marketing, tecnologia avançada e por equipes capacitadas, comprometidas com a qualidade total e a satisfação dos clientes. Líder em Performance Lucro Líquido por Ação Margem Financeira x Capital Receita de Serviços Seguros, Previdência e Capitalização Total de Receitas

22 21 Evolução das Receitas de Prestação de Serviços R$ Milhões 3.465 CAGR = 24,7% 312240531789633537 Set. 2001 3.042

23 22 3,6 3,8 5,7 6,7 6,9 7,5 7,9 0,0 1,0 2,0 3,0 4,0 5,0 6,0 7,0 8,0 9,0 10,0 1995199619971998199920002001* Em Milhões * 30 de Setembro de 2001 CAGR = 14,6% Número de Clientes Aumento de 200 mil clientes no 3º trimestre

24 23 3,6 3,8 5,7 6,7 6,9 7,5 7,9 0,0 1,0 2,0 3,0 4,0 5,0 6,0 7,0 8,0 9,0 10,0 1995199619971998199920002001* Em Milhões * 30 de Setembro de 2001 CAGR = 14,6% 30 de Setembro de 2001 Índice de Relacionamento Pessoa Física5,1 Pessoa Jurídica4,7 Aumento de 200 mil clientes no 3º trimestre Número de Clientes

25 24 3,6 3,8 5,7 6,7 6,9 7,5 0,0 1,0 2,0 3,0 4,0 5,0 6,0 7,0 8,0 9,0 10,0 1995199619971998199920002001* 0 200 400 600 800 1.000 1.200 1.400 1.600 1.800 2.000 1.288 1.157 1.216 1.443 1.749 1.831 Transações em milhões 7,9 Em Milhões * 30 de Setembro de 2001 348 474 570 593 174 105 Receita de Tarifas de Conta Corrente (R$ Milhões) Número de Clientes

26 25 Número de Cartões de Crédito * 30 de Setembro de 2001 1.000 1.104 1.829 1.799 2.279 3.321 4.248 0 1.000 2.000 3.000 4.000 5.000 1995199619971998199920002001* Em Milhares CAGR = 28,6%

27 26 1.000 1.104 1.829 1.799 2.279 3.321 374 376 660 866 162 229 0 1.000 2.000 3.000 4.000 5.000 1995199619971998199920002001* 0 100 200 300 400 500 600 700 800 900 Receita de Serviços de Cartões de Crédito (R$ Milhões) CAGR = 39,8% 4.248 Em Milhares CAGR = 28,6% * 30 de Setembro de 2001 Número de Cartões de Crédito

28 27 Recursos Administrados 8,2 11,5 13,8 17,0 25,8 36,4 47,8 4,1 6,2 5,6 5,7 2,1 2,7 3,9 Dez/95Dez/96Dez/97Dez/98Dez/99Dez/00Set/01 10,3 14,2 17,7 21,1 32,0 42,0 53,5 Fundos de Investimentos Carteiras Administradas CAGR = 33,2% R$ Bilhões

29 28 306 507 592 903 831 399 0 100 200 300 400 500 600 700 800 900 1.000 R$ Milhões Receita de Administração de Fundos (R$ Milhões) 8,2 11,5 13,8 17,0 25,8 36,4 4,1 6,2 5,6 2,1 2,7 3,9 0,0 10,0 20,0 30,0 40,0 50,0 60,0 70,0 Dez/95Dez/96Dez/97Dez/98Dez/99Dez/00Set/01 10,3 14,2 17,7 21,1 32,0 42,0 CAGR = 22,1% Fundos de Investimentos Carteiras Administradas 47,8 5,7 53,5 CAGR = 33,2% R$ Bilhões Recursos Administrados

30 29 306 507 592 903 831 399 0 100 200 300 400 500 600 700 800 900 1.000 R$ Milhões Receita de Administração de Fundos (R$ Milhões) 8,2 11,5 13,8 17,0 25,8 36,4 4,1 6,2 5,6 2,1 2,7 3,9 0,0 10,0 20,0 30,0 40,0 50,0 60,0 70,0 Dez/95Dez/96Dez/97Dez/98Dez/99Dez/00Set/01 10,3 14,2 17,7 21,1 32,0 42,0 CAGR = 22,1% Fundos de Investimentos Carteiras Administradas 47,8 5,7 53,5 CAGR = 33,2% R$ Bilhões Setembro de 2001 Varejo 39% Personnalité 6% Corporate + Middle Market 14% Investidores Institucionais 20% Private 10% Outros 11% Setembro de 2001 Varejo 39% Personnalité 6% Corporate + Middle Market 14% Investidores Institucionais 20% Private 10% Outros 11% Recursos Administrados

31 30 R$ Milhões Dez/95Dez/96Dez/97Dez/98Dez/99Dez/00Set/01 10,3 14,2 17,7 21,1 32,0 42,0 R$ Bilhões 53,5 4,6 LAM - Lloyds Asset Management Recursos Administrados

32 31 R$ Milhões Dez/95Dez/96Dez/97Dez/98Dez/99Dez/00Set/01 10,3 14,2 17,7 21,1 32,0 42,0 R$ Bilhões 53,5 4,6 LAM - Lloyds Asset Management O ágio de R$ 160 milhões decorrente da aquisição da LAM foi integralmente amortizado no 3º trimestre de 2001 Recursos Administrados

33 32 Lloyds TSB Asset Management Aquisição da Lloyds TSB Asset Management Recursos Administrados e Private Bank Manutenção das equipes (150 funcionários) e produtos do Lloyds 3.870 Clientes Private e 174 Investidores Institucionais/Corporate Vantagens Competitivas: Forte compromisso de atuação no setor de fundos de investimento; Agregar valor ao nosso cliente através da oferta de produtos diferenciados; Fortalecimento da liderança entre gestores privados de recursos. Private Investidores Institucionais Corporate 4,9 14,2 7,2 6,2 16,5 7,8 + Recursos Administrados (R$ Bilhões) Líder

34 33 Ser um banco líder em performance, reconhecidamente sólido e confiável, destacando-se pelo uso agressivo do marketing, tecnologia avançada e por equipes capacitadas, comprometidas com a qualidade total e a satisfação dos clientes. Líder em Performance Lucro Líquido por Ação Margem Financeira x Capital Receita de Serviços Seguros, Previdência e Capitalização Total de Receitas

35 34 Seguros (*) Até setembro de 2001 Margens Operacionais 1995199619971998199920002001* R$ Milhões 471 399 459 466 526 521 424 369 291 327 399 382 125 3 os Trimestres

36 35 SegurosCapitalização (*) Até setembro de 2001 Margens Operacionais 1995199619971998199920002001* R$ Milhões 471 115 399 174 459 177 466 174 526 186 521 173 424 168 369 72 291 117 327 152 399 169 399 151 382 125 3 os Trimestres

37 36 SegurosCapitalizaçãoPrevidência (*) Até setembro de 2001 Margens Operacionais 1995199619971998199920002001* R$ Milhões 471 115 11 399 174 8 459 177 16 466 174 36 526 186 47 521 173 57 424 168 50 369 72 7 291 117 327 152 399 169 399 151 382 125 6 11 26 21 42 3 os Trimestres

38 37 SegurosCapitalizaçãoPrevidência (*) Até setembro de 2001 Margens Operacionais 1995199619971998199920002001* R$ Milhões 471 115 11 399 174 8 459 177 16 466 174 36 526 186 47 521 173 57 424 168 50 369 72 7 291 117 327 152 399 169 399 151 382 125 6 11 26 21 42 3 os Trimestres Prêmio ANSP 2001 Academia Nacional de Seguros e Previdência Premiação : Empresa com o maior índice de crescimento em 2.000 Critério : Receita de Planos Previdenciários

39 38 Ser um banco líder em performance, reconhecidamente sólido e confiável, destacando-se pelo uso agressivo do marketing, tecnologia avançada e por equipes capacitadas, comprometidas com a qualidade total e a satisfação dos clientes. Líder em Performance Lucro Líquido por Ação Margem Financeira x Capital Receita de Serviços Seguros, Previdência e Capitalização Total de Receitas

40 39 R$ Milhões 737,4 3.209 CAGR = 25,4% Evolução do Total de Receitas (*) (*) Receitas: Resultado Bruto da Intermediação Financeira (não inclui despesas de PDD) + Receitas de Prestação de Serviços + Receitas de Seguros, Prev. e Cap. e Res. de Eq. Patrim. CAGR = 20,2%

41 40 R$ Milhões (*) Receitas: Resultado Bruto da Intermediação Financeira (não inclui despesas de PDD) + Receitas de Prestação de Serviços + Receitas de Seguros, Prev. e Cap. e REP. Comparativo do Total de Receitas (*) Anual desde 1995

42 41 (*) Quantidade de Ações ajustada por proventos e excluindo-se as ações em tesouraria Comparativo do Total de Receitas / Ação (*) Base: 1995 = 100

43 42 Evolução das Despesas 1.077 1.426 1.596 1.727 2.129 2.311 2.143 2.481 2.862 1.013 1.494 1.791 0 500 1.000 1.500 2.000 2.500 3.000 199519961997199819992000 Despesas de Pessoal Outras Despesas Administrativas Banestado 2.199 2.820 R$ Milhões

44 43 Banestado 2.199 2.820 R$ Milhões Evolução das Despesas

45 44 58,4% 56,6% 56,3% 59,7% 54,7% 55,7% 54,2% Índice de Eficiência Projeto de Redução de Custos Contratação da Consultoria Accenture Redução do Índice de Eficiência: 1ºT/00 2ºT/00 3ºT/00 4ºT/00 1ºT/01 2ºT/01 3ºT/01 49,3% Índice de Eficiência desconsiderando a Provisão adicional para fazer face a riscos futuros decorrentes de oscilações nas cotações. Índice no 3º Trimestre de 2001 inclui Provisão de R$ 82 milhões para convenção coletiva do trabalho, considerando reajuste de 5,5% e abono de R$ 1.100,00

46 45 R$ Milhões Contempla: Investimento em software e hardware, Aluguel e Manutenção de Equip., Despesa de Pessoal e Infra-estrutura, Treinamento, Desenvolvim. de Sistemas Dispêndios em Tecnologia * Total no Período (1995 – Set/2001): R$ 4,4 bilhões (*) 3º Trimestre de 2001

47 46 25.0 6.5 3.2 5.0 Depreciação em anos Ativo Permanente 2.313 1.678 207 391 37 195 762 3.270 30.09.2001 2.335 1.689 246 375 25 181 681 3.197 31.12.2000 Imobilizado Imóveis Móveis, Utensílios e Equipamentos Processamento de Dados e Comunicações Segurança e Transporte Diferido Investimento Subtotal 391 Depreciação Acelerada R$ Milhões

48 47 Evolução dos Pontos de Venda 2.118 2.109 877 857 1.067 1.060 1.244 1.7631.765 835 766 726 835 780 12.064 12.799 7.450 7.754 8.876 10.771 11.715 0 500 1.000 1.500 2.000 2.500 1995199619971998199920002001* 0 2.000 4.000 6.000 8.000 10.000 12.000 Agências PABs Caixas Eletrônicos * 30 de setembro de 2001

49 48 Itaú x Sistema Financeiro Nacional – Dez. 2000 Rede de Distribuição Itaú x Sistema Financeiro Nacional – Dez. 2000 Rio de Janeiro Minas Gerais Rio Grande do Sul Paraná Outros Estados Total 19% 27% 5% 32% 4% % Itaú / Sistema 12% 11,0% 9,8% 7,7% 6,2% 28,8% % do PIB (2) 100,0% Itaú Consolidado 2345623456 Rank. (1) (1) Estados classificados por participação no PIB(2) Fonte: IBGE (95-98) 15% 24% 3% 20% 9% % Rede Itaú 100% 10% 11% 8% 31% % Sistema 100% Agências 6% 5% 35,5% 17% 12% 15% 17% São Paulo1 Capital Interior Líder Forte Presença

50 49 PC & Internet Banking ¹ Quantidade de Transações e Clientes 154 157 42 41 51 79 111 1.794 284 477 813 0 40 80 120 160 1995199619971998199920002001* 0 500 1.000 2.000 2.500 Transações (milhões) Clientes (mil) * Até 30.09.2001 32 35 56 80 Transações de Jan a Set de 2001 (1) Contempla somente transações no Bankline 31 1.121 1.427 1.500 113 141

51 50 Itaú - AOL - Diferenciais Estratégicos Maior provedor de Internet do mundo Vencedor no Brasil Competência tecnológica (etapas futuras) Reforça o vínculo cliente/Banco com a oferta de serviços diferenciados

52 51 Iniciativas Crescimento de Receitas Cartões de crédito Crédito PF Novos segmentos Corporate Personnalité UPE Controle de Custos

53 52 Evolução das Operações de Crédito PF (*) Operações de Crédito incluem Empréstimos, Leasing, Adiantamento sobre Contratos de Câmbio e Coobrigações expressas por Avais, Fianças e Garantias. CAGR = 30,0% R$ Milhões

54 53 Número de Cartões de Crédito * 30 de Setembro de 2001 1.000 1.104 1.829 1.799 2.279 3.321 4.248 0 1.000 2.000 3.000 4.000 5.000 1995199619971998199920002001* Em Milhares CAGR = 28,6%

55 54 Cartões de Crédito – Market Share por Faturamento (%) 19971998199920002001* Itaucard Credicard Bradesco Banco do Brasil Unibanco 9,7% n.d. 10,2% 8,8% 9,7% 9,4% n.d. 9,5% 10,1% 9,2% 10,3% 14,5% 11,1% 10,5% 8,3% 11,4% 12,7% 11,5% 8,1% 11,8% 11,2% 11,1% 12,1% 8,7% * 30 de Setembro de 2001 Fonte: ABECS

56 55 Cartões de Crédito – Market Share por Faturamento (%) Itaucard Credicard Bradesco Banco do Brasil Unibanco 9,7% n.d. 10,2% 8,8% 9,7% 9,4% n.d. 9,5% 10,1% 9,2% 10,3% 14,5% 11,1% 10,5% 8,3% 11,4% 12,7% 11,5% 8,1% 1997199819992000 12,5% 15,2% 10,4% 10,6% 19,8% 2001* Market Share por Quantidade Particip. Itaú na Credicard de 33% Fonte: ABECS 2001* 11,8% 11,2% 11,1% 12,1% 8,7% * 30 de Setembro de 2001

57 56 Estrutura de Segmentação de Mercado Grandes Corporações Faturamento Anual > R$ 100 MM Poder Público Micro Empresas Faturamento Anual < R$ 500 m Private (Investimentos > R$ 1 milhão Personnalité Itaú Renda > R$ 5.000 Pessoas Físicas Renda > R$ 2.000 Premium Investidor Empresário Individual Estruturas especializadas Com gerente de conta Sem gerente de conta Portador de Cartão Pessoas Empresas Unidades Pequenas Empresas R$ 500 M < Faturam. Anual < R$ 4MM Média Empresas R$ 4 MM < Faturamento Anual < R$ 100 MM

58 57 Personnalité Agências Ano1998 32 1999 33 2000 35 2001 55 2002 57

59 58 Agências Clientes (em milhares) Ano1998 32 31,7 1999 33 36,4 2000 35 42,8 2001 55 63,0 2002 57 100,0 Personnalité

60 59 Segmentação de Canal Específico para Pequenas Empresas Segmentação de Negócios do Itaú Foco em Pessoa Jurídica Estrutura Dedicada ao Atendimento 50.000 Empresas (Potencial Interno) + Novos Clientes Potencial de Acréscimo Significativo em Rentabilidade, Negócios e Relacionamento (vendas anuais) Corporate Acima de R$ 50 MM Middle Market R$ 4 MM a 50 MM Pequenas Empresas R$ 500 mil a 4 MM Segmento com S preads Relevantes Implantado: Abril de 2001

61 60 Empréstimos PJ Pequenas e Médias Empresas (*) Operações de Crédito incluem Empréstimos, Leasing, Adiantamento sobre Contatos de Câmbio Crédito Imobiliário e Coobrigações expressas por Avais, Fianças e Garantias. CAGR = 19,2% R$ Milhões

62 61 Programa de Redução de Custos – 2001 e 2002 Incorporação/Fechamento de Agências: 20% Lay-offs : 50% Integração Sinérgica de Sistemas e Processamento de Dados Redução Total ao final de 2002: 35% Comitê de Racionalização de Processos e Custos (CRPC) Suporte de Empresa de Consultoria Especializada Significativos Investimentos em Automação ? }

63 62 Programa de Redução de Custos – 2001 e 2002 Incorporação/Fechamento de Agências: 20% Lay-offs : 50% Integração Sinérgica de Sistemas e Processamento de Dados Redução Total ao final de 2002: 35% Comitê de Racionalização de Processos e Custos (CRPC) Suporte de Empresa de Consultoria Especializada Significativos Investimentos em Automação ? } 5 – 10% Ex-crescimento

64 63 Práticas Conservadoras R$ Milhões 30 de Setembro 200120001999 Aplic. em Depós. Interfinan. Tít. e Val. Mobil. e Derivat. Operações de Crédito Participação no BPI* Outros Investimentos Dep. Interf., a Prazo e Rec. de Aceites e Emissão de Tít. Ações em Tesouraria 2 1.221 (34) 194 1 182 161 Total não Realizado1.7261.6471.720 * Banco Português de Investimento Itaú Consolidado Lucro/(prejuízo) Não Realizado 31 de Dezembro 5 981 3 338 5 108 208 24 972 5 396 (1) 146 178 Excesso de PDD 6806021.018 Total 2.4062.2492.738

65 64 Rede de Distribuição Agências PAB's ATM's Número de Funcionários 80 30 316 1.387 30-Jun-01 84 29 328 1.427 31-Mar-01 94 23 352 1.674 30-Jun-00 94 22 352 1.655 31-Mar-00 Ativos Totais Operações de Crédito Resultado Trimestral 30-Jun-01 832 417 1 Banco Itaú Buen Ayre Dados Relevantes 31-Mar-01 728 351 (1) 30-Jun-00 820 484 (7) 31-Mar-00 761 382 (8) US$ Milhões Unidades 80 30 319 1.385 30-Set-01 866 376 9

66 65 Composição da Carteira por Nível de Risco Banco Itaú Buen Ayre 35% 15% 34% 7% 2% 7% AA A B C D E,F,G e H US$ 359 milhões 75% 25% Em Dólares Em Pesos Exposição em Títulos Públicos Argentinos por Total de Ativos 1,2% Setembro de 2001

67 66 Primeiro passo para acessar o mercado internacional Aumento de liquidez das ações 36,5% das ações preferenciais são de acionistas estrangeiros Maior visibilidade ao Itaú no mercado internacional Facilidade na negociação das ações para o mercado internacional, pois não há incidência de CPMF ADR Consistente com a Criação de Valor para os Acionistas

68 67 Início em 02 de julho de 2001 – Nível I 1 ADR = 100 (cem) ações preferenciais do Banco Itaú S.A Negociadas com o símbolo "BITPY O Banco depositário é o Bank of New York O Banco custodiante é o próprio Banco Itaú S.A. Em processo: lançamento de ADR – Nível II Listagem na NYSE – New York Stock Exchange Demonstrações em USGAAP ADR

69 68 US$ Milhões Recursos Dívida Subordinada343 Aplicação Bonds153 Emissores Brasileiros101 Emissores Estrangeiros52 Operações de Crédito50 Depósitos Interfinanceiros140 Primeira Captação desse gênero efetuada por um banco brasileiro e a de maior prazo efetuada por uma empresa privada nacional Ampliação da captação em US$ 80 milhões em Novembro Previsto lançamento até o final do ano de Bonus de US$ 250 milhões Emissão Externa de Dívida Subordinada

70 69 Fonte : Clientes Itaú - 1998 vs. 1999 vs 2000 5678910 Atendimento rápido educado Conveniência eletrônica Tecnologia avançada Direcionado para futuro Valoriza/ respeita funcionários Forte atuação todo país Apóia educação Respeita e ouve o Cliente Transparente no relacionamento 1998 19992000 Identidade do Itaú

71 70 Fonte: Pesquisa Datafolha Novembro/2000 Público Alvo = população de 16 anos ou mais, residentes em áreas urbanas do Brasil ( 122 Municípios) Mais Admirado Mais Vai Crescer Gostaria de Ter Conta 11 10 11 1999 13 12 14 2000 Pesquisa Datafolha

72 71 As Empresas mais Admiradas 2000 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º 1999 1º 9º 4º 3º 7º 2º 17 º 6º 10º 29º 10º Top 10 - Geral Microsoft Natura Nestlé Coca-Cola McDonald´s TAM GE-Dako Votorantim GM Itaú Pão de Açúcar Fonte: InterScience

73 72 Em US$ milhões 970 697 667 308 303 196 187 179 177 153 128 110 Em relação à receita anual (%) 17 7 28 2 9 13 8 12 6 28 10 28 Itaú Bradesco Ambev Banco do Brasil Unibanco Embraer Varig Multibras Embratel Gradiente Sadia Tigre Fonte: Gazeta Mercantil (Interbrand) Ranking das marcas mais valiosas As Empresas mais Admiradas Mais valiosa marca brasileira Mais valiosa marca brasileira

74 73 Código de Ética Empresa ÉticaPessoas Éticas = Respeito ao ser humano Vocação para o desenvolvimento Transparência Legalidade Integridade Responsabilidade A importância da prática dos nossos valores

75 74 Código de Ética Empresa ÉticaPessoas Éticas = Respeito ao ser humano Vocação para o desenvolvimento Transparência Legalidade Integridade Responsabilidade A importância da prática dos nossos valores Compromisso unilateral do Banco com a sociedade

76 75 Desenvolvimento das Pessoas 1º) Atrair, reter e desenvolver talentos

77 76 Desenvolvimento das Pessoas 1º) Atrair, reter e desenvolver talentos 2º) Futuro do Banco vai depender da qualidade de executivos

78 77 Investimento total (R$ Milhões) Investimento médio por funcionário (R$) (*) Em moeda constante de Dezembro de 1995 até esta data e após em Legislação Societária. (1) Não inclui Banestado Desenvolvimento das Pessoas Investimentos em Programas de Desenvolvimento e Treinamento (*)

79 78 Evolução do Nível de Escolaridade dos Funcionários do Banco Itaú

80 79 Governança Corporativa

81 80 Pró-atividade Qualidade Tempestividade Democratização Princípios Éticos Princípios Legais Transparência Fornecer Subsídios para Decisões do Mercado Direcionamento: Interno (Banco Itaú) e Externo (Mercado) Políticas com Direcionamento para Governança Corporativa

82 81 Perfil dos Novos Conselheiros Independentes: Conselho de Administração Pérsio Arida Ex-Presidente do Banco Central do Brasil PhD pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) Roberto Teixeira da Costa Foi o primeiro Presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) Notória experiência e capacidade técnica Visão diferente da dos controladores Reconhecida competência Capacidade de contribuição importante à Administração do Banco Benefícios: Última alteração em abril/2001

83 82 Perfil dos Profissionais que Compõem o Conselho : Conselho Fiscal Gustavo Jorge L. Loyola Doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas Foi Presidente do Banco Central do Brasil de nov/92 a mar/93 e jun/95 a ago/97 Alberto Sozin Furugem Economista pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas Foi Diretor do Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro e Delegado do Banco Central em São Paulo Iran Siqueira Lima Mestre e Doutor em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo Foi Diretor da Área de Mercado de Capitais (1984) e Diretor da Área de Fiscalização (1985) do Banco Central do Brasil Foi Diretor Econômico-Financeiro da Telebrás e membro do Conselho de Administração do BNDES e Telesp

84 83 Banco Itaú - Já se Antecipou à Tendência Tem demonstrado a sua crença no mercado como alternativa de financiamento É respeitado pelos investidores É exemplo de relacionamento com os investidores Tem sido premiado pela sua política de disclosure e respeito a minoritários Governança Corporativa – Nível 1 Aval da Bovespa das boas práticas de Governança Corporativa Fortalecimento da Imagem como empresa transparente Redução da percepção de riscos dos investidores BNDES: custo favorecido para empresas com boa Governança Secretaria de Previdência Complementar: aumento do limite máximo de aplicação em empresas do N1: Contribuição Definida Demais Planos 45% 35% 30% Nível 1Mercado Tradicional Reafirma o objetivo principal do Banco Itaú que é a Criação de Valor para seus Acionistas

85 84 Foco: Refletir e divulgar a cultura brasileira Empresa Cidadã Público visitante (2000): 220 mil pessoas Fundação Itaú Social Atuação Direta em Apoio à Escola Pública Atuação junto a Entidades não Governamentais Patrimônio Líquido de R$ 170 milhões Instituto Itaú Cultural Espetáculos teatrais, musicais e de dança Exposições de arte Cinema e vídeo Banco de dados informatizado Acervo em CD e CD ROM e Outros

86 85 Itaú faz parte do Índice Dow Jones - SAM Group O Banco Itaú foi, pela segunda vez (2000 e 2001), escolhido como integrante do Dow Jones Sustainability World Index (DJSI World), juntamente com outras 312 empresas. Sustentabilidade Corporativa Capacidade de Criação de Valor para o Acionista no Longo Prazo Consciência Social, Cultural e Ambiental Qualidade da Administração O DJSI World tornou-se, desde sua criação, em janeiro de 1999, uma referência importante para investidores e administradores de recursos estrangeiros, que baseiam-se em sua performance para tomar suas decisões de investimentos. Em 2000, Itaú e Cemig foram as duas empresas brasileiras escolhidas para participar do índice. Em 2001, além delas, mais duas empresas do Brasil obtiveram sua inclusão: Embraer e Unibanco.

87 86 Reconhecimentos – Destaques do 3º trimestre 3 prêmios dentre as 6 categorias avaliadas; 11 fundos classificados como 5 estrelas. Revista Exame - 2001 Melhor Administrador de Fundos do Brasil Melhor Administrador de Fundos de Renda Fixa Melhor Administrador de Fundos de Renda Ações (...) mais de 17 bilhões de reais dos 43 bilhões geridos obtiveram a nota máxima possível, tanto na renda fixa quanto nos fundos de ações. – Revista Exame Abrasca 2º Melhor Relatório Anual - 2000 Pelo terceiro ano consecutivo o Itaú está entre os 3 melhores Relatórios Anuais do Brasil Revista AméricaEconomia Melhor Banco na América Latina – 2000 Universo: 250 maiores bancos da América Latina; Itaú é o tricampeão no ranking. Um banco assim, além de rentável, garante uma posição extremamente confortável para os tempos econômicos atuais (...) É, definitivamente, uma das melhores empresas emergentes para Wall Street – Revista AméricaEconomia Melhor Banco Brasileiro 2001 The Banker É a 2 a edição do prêmio, e o Itaú já é bicampeão. (...) um banco dinâmico e rentável, que obteve retorno sobre o patrimônio de 28,9% no ano passado. – Revista The Banker

88 87 Principais Reconhecimentos Abamec - SP Prêmios Qualidade e Prata 2000 Companhia Aberta 2000/1999/1997 Profissional de Relações com o Investidor 2000 Companhia Aberta – 2000 Profissional de Relações com Investidores 1999 Abamec - NE Revista América Economia Melhor Banco na América Latina – 2000/1999 Atlantic Rating Prêmio Transparência – 1999/1998/1997 Revista Euromoney Melhor Banco da América Latina - 2000 Melhor Banco Brasileiro – 2000/1999/1998 MZ Consult Melhor Website de RI do Brasil – 2001/2000 Melhor Relat. Anual Online do Brasil – 2001 Melhor Companhia Aberta - 2000 Abamec - MG Moody´s Aaa.br, a 1a empresa do Brasil a receber o rating máximo da escala nacional da Moody´s Revista Global Finance Melhor Banco na Internet do Brasil – 2000 Revista Exame - 2001 Melhor Administrador de Fundos do Brasil Melhor Administrador de Fundos de Renda Fixa Melhor Administrador de Fundos de Renda Ações Abamec - Nacional Companhia Aberta 1999 Profissional de Relações com o Investidor 1999 Profissional de Relações com Investidores 1999 Abamec - Extremo Sul

89 88 Plano Real Crise Russa Crise Asiática Crise Mexicana Desvalorização do Real Evolução Anual. 10 anos (média) 36,17%. 5 anos (média) 13,35%. 12 meses (média) -26,13%. 2001 -31,86% US$ 2.041 314 * Sem reinvestimento de dividendos 100 Evolução das Ações Preferenciais * Evolução de US$ 100 Investidos em Setembro de 1991 Bovespa Banco Itaú *

90 89 0 50 100 150 200 250 mar/95 jun/95 set/95 dez/95 mar/96 jun/96 set/96 dez/96 mar/97 jun/97 set/97 dez/97 mar/98 jun/98 set/98 dez/98 mar/99 jun/99 set/99 dez/99 mar/00 jun/00 set/00 dez/00 mar/01 jun/01 set/01 0,0 2,0 4,0 6,0 8,0 10,0 12,0 14,0 16,0 18,0 Fechamento (R$/mil ações) Lucro Líquido Recorrente (R$/mil ações) Correlação LPA x Cotação da Ação PN Correlação Linear Positiva: 95,5%

91 90 Novo Site de RI - Lançado em Maio de 2001

92 91 Centro-Oeste 26 de Novembro de 2001 Alfredo Setubal


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