A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Crédito : JEFERSON B.SANTOS. RELEVOS O relevo corresponde ao conjunto de formação apresentadas pela litosfera. Essas formas são definidas pela estrutura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Crédito : JEFERSON B.SANTOS. RELEVOS O relevo corresponde ao conjunto de formação apresentadas pela litosfera. Essas formas são definidas pela estrutura."— Transcrição da apresentação:

1 Crédito : JEFERSON B.SANTOS

2 RELEVOS O relevo corresponde ao conjunto de formação apresentadas pela litosfera. Essas formas são definidas pela estrutura geológica combinada com as ações da dinâmica interna e externa da Terra. A estrutura geológica diz respeito ao tipo de rocha — magmática, sedimentar ou metamórfica –, bem como à idade que elas apresentam — mais antigas ou mais recentes. As características tais rochas condicionam a ação dos fatores modificadores do relevo os chamados agentes de erosão.

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30 O ponto mais elevado do Brasil é o Pico da Neblina, com 2.993,78 metros acima do nível do mar. Pico da Neblina, o ponto mais elevado do Brasil Outras abordagens

31 PLANÍCIES Correspondem geneticamente às áreas predominantemente planas, decorrentes da deposição de sedimentos recentes de origem fluvial, marinha ou lacustre. Os processos de deposição superam os de desgaste. São classificadas em planícies costeiras, quando o agente de sedimentação é o mar; fluviais, quando um rio é responsável por sua formação: e planícies de origem lacustre, ou seja, formadas pela ação de um lago. Estão geralmente associadas aos depósitos quaternários, principalmente holocênicos (de 20 mil anos atrás). Nessa categoria podemos destacar: a planície do rio Amazonas, onde se situa a ilha de Marajó, a do Araguaia com a ilha de Bananal, a do Guaporé, a do Pantanal do rio Paraguai ou Mato-grossense, além das planícies das lagoas dos Patos e Mirim e as várias outras pequenas planícies e tabuleiros ao longo do litoral brasileiro.

32 Planície: é uma forma de relevo recente, sendo caracterizado por superfícies extremamente planas, com altitudes entre 0 e 100 metros. Essas áreas, em razão da baixa altitude, estão sujeitas a inundações. O Pantanal é a maior planície inundável do mundo

33 planície Essas formações são encontradas nas regiões litorâneas ou próximas de rios e lagos, como, por exemplo, nas margens do Rio Amazonas. O Pantanal, localizado nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de Bolívia e Paraguai, é a maior planície inundável do planeta.

34 DEPRESSÕES Nas depressões a altitude da superfície é mais baixa que as formas de relevo que as circundam. Classificam-se em depressões absolutas, quando estão abaixo do nível do mar, e relativas, quando estão acima. Em geral, as depressões relativas decorrem de intensos processos erosivos ocorridos nas bordas de planaltos. A região em que se encontra o mar Morto é um exemplo de depressão absoluta. Um vale em um planalto ou entre montanhas constitui uma depressão relativa de forma alongada.

35 Depressão: caracteriza-se por terrenos relativamente inclinados cuja altitude varia de 100 a 500 metros. A erosão é o principal fenômeno responsável pela formação desse tipo de relevo. Um exemplo de depressão no Brasil é a borda leste da bacia hidrográfica do Paraná.


Carregar ppt "Crédito : JEFERSON B.SANTOS. RELEVOS O relevo corresponde ao conjunto de formação apresentadas pela litosfera. Essas formas são definidas pela estrutura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google