A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANÁLISE DE CONSISTÊNCIA DE DADOS PLUVIOMÉTRICOS DO ESTADO DO PARANÁ UTILIZANDO O MÉTODO DA DUPLA MASSA MODIFICADO Acadêmico: Jorge Augusto Wissmann Orientador:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANÁLISE DE CONSISTÊNCIA DE DADOS PLUVIOMÉTRICOS DO ESTADO DO PARANÁ UTILIZANDO O MÉTODO DA DUPLA MASSA MODIFICADO Acadêmico: Jorge Augusto Wissmann Orientador:"— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE DE CONSISTÊNCIA DE DADOS PLUVIOMÉTRICOS DO ESTADO DO PARANÁ UTILIZANDO O MÉTODO DA DUPLA MASSA MODIFICADO Acadêmico: Jorge Augusto Wissmann Orientador: Prof. Dr. Silvio César Sampaio

2 Estrutura da apresentação: RESUMO INTRODUÇÃO MATERIAIS E MÉTODOS RESULTADOS OBTIDOS Layout do programa Análise para estações através de gráficos CONCLUSÃO

3 RESUMO Importância de dados confiáveis. Análise de consistência de séries pluviométricas Métodos: Dupla Massa e coeficiente de Willmott. Rotina criada no software MATLAB. Levar em consideração características distintas (estudos posteriores).

4 INTRODUÇÃO Dados de precipitação devem possuir confiabilidade suficiente. Inconsistências podem ocorrer devido a problemas com os aparelhos de registro e/ou com o operador do posto. Desenvolveu-se uma rotina no software MATLAB, utilizando o método da Dupla- Massa.

5 MATERIAIS E MÉTODOS DADOS PLUVIOMÉTRICOS Vinte e duas estações pluviométricas do Estado do Paraná. Instituto Tecnológico Simepar– arquivos disponibilizados em terminação txt e posteriormente transformados para xls.

6 MATERIAIS E MÉTODOS DADOS PLUVIOMÉTRICOS ANOJaneiroFevereiroMarço... 1 Precipitação Diária (mm)

7 MATERIAIS E MÉTODOS Análise pelo método da Dupla-Massa. - Transformação dos dados diários em totais mensais. - Totais acumulados da estação em estudo e de referências. - Construção do gráfico de consistência. - Construção do gráfico de avaliação.

8 RESULTADOS OBTIDOS Observações sobre a rotina: Formatação dos dados de entrada fora feitos a mão. O preenchimento de falhas é no nível de dias. Há necessidade de conhecimento prévio do usuário. Mensagens de erros são mostradas ao usuário. Cada fase do programa está comentada.

9

10 Candido Abreu (melhor ajuste) São Miguel do Iguaçu (médio ajuste) Antonina e Londrina (piores ajustes) OBS: as demais encontram-se anexo ao trabalho Nesta apresentação serão mostrados os resultados de Cândido Abreu e Antonina. RESULTADOS OBTIDOS

11

12

13 Estação de Cândido Abreu: A consistência média ficou em torno de 0,87 com desvio padrão de 0,11. Fernandes Pinheiro, Guarapuava,Telêmaco Borba 132,45 94,57 84,75

14

15

16

17 RESULTADOS OBTIDOS Estação de Antonina: A consistência média ficou em torno de 0,06 com desvio padrão de 0,24. Pinhais, Guaraqueçaba, Cerro Azul 52,39 42,29 86,41

18

19 CONCLUSÃO Há influência direta da distância com a consistência. Necessário mais interações entre estações para determinar possível micro regiões. Considerar características distintas de regiões, como altitude, vegetação, relevo. Um exemplo de suas influências foi a Serra do Mar alterando regime pluviométricos entre cidades próximas.


Carregar ppt "ANÁLISE DE CONSISTÊNCIA DE DADOS PLUVIOMÉTRICOS DO ESTADO DO PARANÁ UTILIZANDO O MÉTODO DA DUPLA MASSA MODIFICADO Acadêmico: Jorge Augusto Wissmann Orientador:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google