A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROCESSADOR DE TEXTO EQUIPE: CLAUDETE BORSOI MARIA ALICE DA SILVA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROCESSADOR DE TEXTO EQUIPE: CLAUDETE BORSOI MARIA ALICE DA SILVA"— Transcrição da apresentação:

1 PROCESSADOR DE TEXTO EQUIPE: CLAUDETE BORSOI MARIA ALICE DA SILVA
SIMONE PADUAN CURSO: BIBLIOTECONOMIA DISCIPLINA: RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO PROFa: URSULA BLATTMANN UFSC – FLORIANÓPOLIS

2 PROCESSADOR DE TEXTOS Conceito: é um programa que possibilita digitar ou executar o processamento de palavras e imagens em um documento, ou seja, é um programa em que o usuário digita seus textos sem o exaustivo exercício dos rascunhos, uma vez que permite as correções e alterações necessárias, durante a própria produção do trabalho (COLLAZO, 1992, p. 21).

3 RECURSOS DO PROCESSADOR DE TEXTOS
Utiliza: recursos computacionais a fim de realizar tarefas que seriam difíceis ou mesmo impossíveis de realizar com uma máquina de escrever. (WIKIPÉDIA, 2007). Os recursos dependem, naturalmente, das potencialidades de cada tipo de processador de texto. Porém, todos permitem a manipulação de palavras e expressões, que possibilita ao usuário a produção de um texto mais elaborado e que atenda às suas necessidades e intenções.

4 FUNÇÕES ESPECIAIS DOS PROCESSADORES DE TEXTOS
As principais funções são: Memorizar e recuperar texto; Correção ortográfica e sinônimos; Documentos múltiplos e janela; Matemática; Visualização do documento final; Gráficos; Colunas e tabelas; Numeração automática de seções; Notas; Referências cruzadas; Índices automáticos; Formulários; Importação/Exportação.

5 Exemplo: processador de texto da Microsoft Word.

6 DICA: Ajuda do Microsoft Word; apostilas gratuitas na internet podem ser encontradas em: entre outras.

7 TAMANHO DOS DOCUMENTOS DE PROCESSADOR DE TEXTO
Documentos de processadores de texto são, por natureza, pequenos. Cada caractere ocupa exatamente 1 byte. Por exemplo, uma página com 70 colunas x 60 linhas de texto teria de ocupar bytes, o que caracteriza um tamanho realmente muito pequeno. Mas isso procede somente para documentos em texto puro (extensão Txt). Enquanto, documentos gerados por processadores de texto, como o Word, inserem informações adicionais, como formatação (tipo de fonte, tamanho da fonte, cor da fonte, se está em negrito, etc) e, por isso, o motivo de documentos gerados por processadores de texto serem maiores do que documentos em texto puro. (TORRES, 2002, p. 01).

8 PROGRAMAS DE PROCESSADOR DE TEXTOS
Processador Fabricante Licença Microsoft Word Microsoft Proprietária Abi Word Gnome (atualmente) Aberta(GPL) Ability Office Word Ability Proprietária Corel Wordperfect Corel Proprietária KyX comunidade Aberta(GPL) OpenOFFICE Writer OpenOffice.org Aberta(LGPL) KWodr KDE Aberta(LGPL)

9 EDITORES DE TEXTO ON-LINE
ATUALMENTE, com os novos processadores de textos, que ficam disponíveis via web, vários usuários localizados em pontos distintos podem, por exemplo, escrever e editar um texto. Os editores de texto on-line são, portanto, ideais para trabalhos colaborativos e em equipe, pois, oferecem muito mais mobilidade e agilidade. EXEMPLOS de programas de editores de texto on-line: AjaxWrite; Goffice; Rallypoint; ThinkFree Write; Writeboard; Writely (adquirida pela Google) ; Zoho Writer; etc.         

10 (fonte Biblioteca Central da Universidade Federal de Lavras)
Para saber mais... (fonte Biblioteca Central da Universidade Federal de Lavras) O ajaxWrite é semelhante ao WordPad do Windows, pode-se criar textos e salvar um arquivo DOC direto no computador; inclui recursos básicos como alinhamento, fontes, impressão, tabelas, links, listas de números e marcador texto; somente não salva o arquivo online. O gOFFICE vai além de um simples editor de textos: pode-se criar cartões de visita, cartões de aniversário e natal, cardápios de restaurante, currículos, apresentações e planilhas; inclusive, salva os arquivos direto no servidor, além de oferecer a opção de exportar os trabalhos em PDF ou HTML.

11 Para saber mais... O Rallypoint permite criar, organizar e compartilhar os textos, a partir do cadastro no site, ganha-se um endereço web para acessar rapidamente os trabalhos, com 25 MB; permite criar templates, convidar 05 outros integrantes e criar grupos de trabalho; permite editar textos, trocar a cor de fundo de tela, inserir imagens, filmes e arquivos em Flash; oferece alinhamentos, listas, hiperlinks e recursos de negrito e itálico; todos os envolvidos no mesmo trabalho, recebem uma notificação por das alterações realizadas.

12 Para saber mais... O ThinkFree, desenvolvido em Java, permite 1 GB de espaço de armazenamento e criar arquivos compatíveis com o Microsoft Office; oferece também uma ferramenta para fazer apresentações ao estilo PowerPoint e planilhas compatíveis com o Excel; apresenta duas opções: uma para Quick Edit e outra para Power Edit (a primeira é indicada para arquivos mais simples para edição rápida, e a segunda traz recursos mais sofisticados).

13 Para saber mais... O Writeboard oferece poucos recursos avançados, pois, não vai além de sinais em bold e itálico; permite salvar o trabalho no servidor em TXT ou HTML, no computador ou enviar por , a partir de um endereço para acessar o material (neste endereço, outras pessoas podem fazer comentários a respeito do que está escrito).

14 Para saber mais... O Writely é um dos mais completos editores de texto on-line:  permite editar como se estivesse usando o Word, fazer upload de um documento no Word ou outro editor de texto e ainda publicar no blog; pode-se selecionar fontes, usar estilos pré-definidos, inserir tabelas, links e imagens, salvar os arquivos no servidor e autorizar outros usuários a alterar o texto.

15 Para saber mais... O Zoho Writer permite criar e editar os documentos, compartilhar com outros usuários, publicar diretamente no blog (Blogger, Typepad e LiveJournal), exportar arquivos em documentos nos formatos DOC, PDF e SXW (OpenOffice.org); periodicamente salva os documentos, evitando assim que a pessoa perca o trabalho; inclusive, pode-se atribuir tags aos documentos para melhor localizá-lo no servidor.

16 Exemplo: editor de texto on-line da Google.

17 CONSIDERAÇÕES FINAIS Através das funções ou dos seus recursos, os processadores de textos podem gerar índices automáticos, fazer formatação condicional, verificar ortografia, editar estilos (para automatizar a formatação de documentos extensos), etc. Com o auxílio de um processador de textos, fica muito mais fácil e rápido mudar frases de lugar, apagar palavras indesejadas, alterar a cor da letra do texto, etc.

18 REFERÊNCIAS Universidade Federal de Lavras. Biblioteca Central. Editores de texto on-line. Disponível em: <http://www.biblioteca.ufla.br/index.php?option=com_content&task=view&id=28&Itemid=66>. Acesso em 29 mai COLLAZZO, Marlene S. Processador de texto: um possível aliado do professor de Português. Acesso : revista de educação e informática São Paulo : Fundacao para o Desenvolvimento da Educacao v. 5, n. 10, (jul. 1995), p TORRES, Rafael. Diminuindo o tamanho dos documentos do Word e do PowerPoint. Disponível em:<http://www.clubedohardware.com.br/artigos/529>. Acesso em: 29 de mai WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Processador de texto. Disponível em:< acesso em: 13 mai


Carregar ppt "PROCESSADOR DE TEXTO EQUIPE: CLAUDETE BORSOI MARIA ALICE DA SILVA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google