A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Métricas e estimativas em processos de Produção de software Métricas e estimativas em.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Métricas e estimativas em processos de Produção de software Métricas e estimativas em."— Transcrição da apresentação:

1 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Métricas e estimativas em processos de Produção de software Métricas e estimativas em processos de Produção de software Aula 5

2 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Aula 5 - Ajuste da Contagem è Níveis de influência è 14 Características gerais do sistema è Determinação do Fator de Ajuste - FA è Cálculo dos Pontos por Função ajustados Conteúdo da aulaConceitoIntrodução

3 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Fator de ajuste è É baseado em 14 características gerais de sistemas; è Cada característica tem uma classificação de nível de influência (nenhuma influência - fortemente influenciado); è Ajusta a contagem de Pontos por Função brutos. No cálculo dos PF brutos não é levada em conta a tecnologia. No cálculo dos PF brutos não são levados em conta requisitos não funcionais. O Fator de ajuste

4 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Fator de ajuste - Procedimentos de avaliação e cálculo Avaliar cada uma das 14 características (escala de 0 a 5) para determinar o seu nível de influência; Adicionar cada uma das 14 pontuações produzindo o valor total do nível de influência; Usar a seguinte equação para determinar o fator de ajuste: Fator de ajuste = (NI * 0,01) + 0, nenhuma influência 1 - Influência incidental 2 - Influência moderada 3 - Influência média 4 - Influência significante 5 - Grande (forte, significante) influência

5 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Características Gerais do sistema 1 - Comunicação de dados Mede a influência da necessidade de enviar e receber dados através de dispositivos de comunicação - rede, concentradores, multiplexadores, linhas e terminais; 0-Aplicação totalmente batch ou micro stand alone; 1-Aplicação batch, mas utiliza entrada de dados remota OU impressão remota de dados; 2-Aplicação batch, mas utiliza entrada de dados remota E impressão remota de dados; 3-Aplicação inclui coleções de dados OnLine ou front ends de teleprocessamento para processamentos batchs posteriores ou sistemas de consultas; 4-Aplicação é mais do que uma entrada OnLine, mas suporta apenas um tipo de protocolo de comunicação; 5-Aplicação é mais do que uma entrada OnLine e suporta mais de um tipo de protocolo de comunicação. Níveis de influência

6 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Características Gerais do sistema 2 - Funções Distribuídas Mede o grau no qual a aplicação transfere dados entre seus componentes. 0- Aplicação não auxilia (apoia) a transferência de dados ou funções entre processadores; 1- Aplicação prepara dados para o usuário final utilizar em outro processador, tal como planilhas em PCs; 2- Aplicação prepara dados em uma plataforma e transfere-os para serem processados em outro processador (a transferência não é feita pelo usuário final); 3- Processamento distribuído e transferência de dados OnLine em apenas uma direção; 4- Processamento distribuído e transferência de dados OnLine em ambas as direções; 5- As funções de processamento são dinamicamente executadas no equipamento mais adequado. Níveis de influência:

7 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Características Gerais do sistema 3 - Performance Mede a influência como os requisitos (de desempenho e tempo de resposta), expressos pelo usuário, influenciam o trabalho de desenvolvimento. 0-Nenhum requisito especial de performance foi estabelecido pelo usuário; 1-Existem requisitos de performance e design, mas nenhuma ação especial foi estabelecida; 2-Tempo de resposta e desempenho são críticos durante horários de pico de processamento, mas nenhuma determinação especial para o processador foi estabelecida. DeadLine para o dia seguinte; 3- Desempenho crítico por todo o expediente. A data limite para comunicação com outros sistemas é um item importante. Interface crítica com outros sistemas; 4-Em adição ao item anterior, os requisitos de performance estabelecidos são tais, que requerem tarefas de análise de performance durante o projeto da aplicação; 5-Em adição, ferramentas de analise de performance, foram usadas nas fases de projeto, desenvolvimento ou implementação para atingir os requisitos estabelecidos pelo usuário final. Níveis de influência:

8 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Características Gerais do sistema 4 - Carga da máquina Mede a influência dos requisitos estabelecidos pelo usuário, sobre a configuração mínima necessária que deverá ser capaz de executar o sistema. 0-Nenhuma restrição operacional implícita ou explícita foi estabelecida ou incluída; 1-Existem pequenas (leves) restrições operacionais. Não é necessário esforço adicional (ou especial) para resolver tais restrições ou requisitos; 2-Algumas restrições de performance (desempenho e tempo de resposta) e segurança são necessárias; 3-São necessárias especificações especiais de processamentos para um módulo específico da aplicação; 4-Restrições operacionais requerem cuidados especiais no processador central ou no processador dedicado; 5-Em adição ao item anterior, existem considerações especiais na distribuição do sistema e seus componentes. Níveis de influência:

9 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Características Gerais do sistema 5 - Volume de transações Mede a influência que o volume esperado de transações, pela sua frequência e pico, influenciam o projeto como um todo. 0-Não estão previstos períodos de pico de transações; 1-Estão previstos picos de transações (mensal, trimestral ou anual); 2-Previstos picos semanais; 3-Previstos picos diários; 4-Alto volume de transações e tempo de resposta necessário é tal que requer análise de performance na fase de projeto; 5-Em adição, existe a necessidade do uso de ferramentas de análise de desempenho no desenvolvimento ou implantação. Níveis de influência:

10 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Características Gerais do sistema 6 - Entrada de Dados OnLine Mede o total de entradas OnLine em relação ao total de funções de entradas previstas para o sistema. 0-Todas as transações são processadas no modo Batch; 1-Entre 1 e 7 % das entradas são OnLine; 2-Entre 8 e 15 % das entradas são OnLine; 3-Entre 16 e 23 % das entradas são OnLine; 4-Entre 24 e 30 % das entradas são OnLine; 5-Mais de 30% das entradas são OnLine. Níveis de influência:

11 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Características Gerais do sistema 7 - Interface com o usuário final Mede a influência com que os requisitos de usabilidade ou amigabilidade estabelecidos pelo usuário, influenciam o projeto. 0-Soma dos pesos = 0; 1-Soma dos pesos entre 1 e 3; 2-Soma dos pesos entre 4 e 5; 3-Soma dos pesos maior que 5, sem requisitos específicos do usuário; 4-Em adição ao item anterior, foram estabelecidos requisitos relevantes de amigabilidade ou eficiência do usuário final que justificam atividades especiais sobre fatores humanos a serem incluídos; 5-Em adição, requer ferramentas e processos especiais para demonstrar antecipadamente se os objetivos foram alcançados. Níveis de influência: - (referenciados por duas tabelas)

12 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Características Gerais do sistema 7 - Interface com o usuário final Tabela de Pesos: Peso / Item 1 - Auxílio a navegação 1 - Menus 1- Help OnLine 1 - Movimento automatizado de cursor 1 - Rolagem de tela (scroll) 1 - Impressão Remota (Via transação OnLine- Hard Copy) 1 - Teclas de função com significado pré-estabelecido 1 - Submmissão de jobs batch a partir de transações OnLine 1 - Seleção de dados através do cursor 1 - Uso intenso de vídeo reverso, campos brilhantes, cores etc 1 - Documentação em papel para o usuário, de transações OnLine Peso / Item 1 - Interface com Mouse 1 - Pop Up do Windows 1 - O menor número de telas para uma função do negócio do usuário 4 - Suporte a duas línguas 6 - Suporte a mais de duas línguas

13 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Características Gerais do sistema 8 - Atualização OnLine de Dados Mede a influência sobre o projeto da necessidade de atualizar de forma OnLine os arquivos do sistema. Níveis de influência: - (referenciado por duas tabelas) 0-Nenhuma atualização OnLine; 1-Atualização OnLine de 1 a 3 ALIs.O volume de atualização é baixo e a recuperação de dados é simples; 2-Atualização OnLine de mais de 3 ALIs; 3-A maioria dos ALIs são atualizados de forma OnLine; 4-Em adição ao item anterior, o projeto requer a proteção contra perdas de dados; 5-Em adição, altos volumes trazem considerações de custo no processo de recuperação de dados. Processos altamente automatizados para a recuperação de dados, com a mínima intervenção do operador, devem ser incluídos.

14 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Características Gerais do sistema 9 - Processamento complexo Mede a influência sobre o projeto das características que conferem alta complexidade ao sistema. Níveis de influência: 0-Nenhum dos itens da tabela de complexidade de processamento; 1-Um dos itens da tabela de complexidade de processamento; 2-Dois dos itens da tabela de complexidade de processamento; 3-Três dos itens da tabela de complexidade de processamento; 4-Quatro dos itens da tabela de complexidade de processamento; 5-Cinco dos itens da tabela de complexidade de processamento.

15 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos. Processamento de auditoria e segurança foram considerados na aplicação;. Processamento lógico extensivo;. Processamento matemático extensivo;. Processamento gerando muitas exceções, resultando em transações que devem ser processadas novamente; - Ex. Home Banking. Processamento complexo para manusear múltiplas possibilidades de entradas/saídas. Ex.: Multimídia Características Gerais do sistema 9 - Processamento complexo: Tabela de itens de complexidade

16 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Características Gerais do sistema 10 - Reusabilidade Mede o grau no qual a aplicação e seu código foi especialmente projetado, desenvolvido e suportado para ser usado em outras aplicações. 0-Nenhuma preocupação com reutilização de código ou módulos; 1-Código reutilizado somente dentro da aplicação; 2-Menos de 10% da aplicação desenvolvida com reusável; 3-10 % ou mais da aplicação desenvolvida como reusável; 4-Aplicação reusável, desenvolvida para ser customizada no código fonte; 5-Aplicação reusável, desenvolvida para ser customizada por parâmetros. Níveis de influência:

17 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Características Gerais do sistema 11 - Facilidade de implantação (instalação) Mede o grau no qual as conversões de ambientes prévios influenciam o projeto da aplicação. Verificações sobre a existência de planos ou ferramentas de conversão/instalação e se serão providas e testadas durante o projeto auxilia a identificação do nível de influência desta característica 0-Nenhuma operação especial foi estabelecida pelo usuário e nenhum procedimento especial é requerido na implantação da aplicação; 1-Nenhuma consideração especial foi estabelecida pelo usuário, mas procedimentos especiais são necessários na implantação; (Ex.: Setup, instaladores, configurações especiais da máquina) 2-Requisitos de conversão e instalação foram estabelecidos pelo usuário com seus devidos roteiros. O impacto no projeto é pouco significativo (importante); 3-Idem item anterior, mas o impacto da conversão no projeto é significante (importante); 4-Idem ao item 2, mas com conversão automática e ferramentas de implantação (providas e testadas); 5-Idem item 3, mas com conversão automática e ferramentas de implantação (providas e testadas). Níveis de influência:

18 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Características Gerais do sistema 12 - Facilidade de Operação Mede o grau com o qual a aplicação atende aspectos operacionais, tais como: Inicialização, back-up e recuperação de processos. Verificar se a aplicação minimiza o manuseio de montagens de fitas, manuseio de papel e intervenção local de operadores. 0-Nenhuma consideração especial de operação, além do processo normal de backup foi estabelecido pelo usuário; 1-Verificar as características abaixo. Cada uma delas vale um ponto, exceto se explicitado em contrário Características:. Foram desenvolvidos processos de inicialização, backup e recuperação, com intervenção do operador;. Foram desenvolvidos processos de inicialização, backup e recuperação, sem intervenção do operador - (Contar como 2 pontos);. A aplicação minimiza a montagem de fitas magnéticas;. A aplicação minimiza a necessidade de manuseio de papel. Níveis de influência: - (referenciado por duas tabelas)

19 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Características Gerais do sistema 13 - Múltiplos Locais Mede a influência sobre o projeto da necessidade de preparar o sistema para poder ser executado em diferentes locais e em diferentes ambientes de hardware e software. 0-Aplicação executada em um único local / usuário; 1-Mais de um local e ambiente de hardware e software idênticos; 2-Mais de um local e ambiente de hardware e software similares; 3-Mais de um local e ambiente de hardware e software diferentes; 4-Itens (1) e (2), mais documentação e plano de manutenção e suporte providos e testados; 5-Item (3), mais documentação e plano de manutenção e suporte providos e testados. Níveis de influência:

20 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Características Gerais do sistema 14 - Facilidade de Mudanças Mede o grau com o qual a aplicação foi desenvolvida para facilidade de modificações da sua lógica de processamento ou das suas estruturas de dados. 0-Nenhuma condição estabelecida pelo usuário; 1-Soma dos pesos da tabela de facilidades = 1; 2-Soma dos pesos da tabela de facilidades = 2; 3-Soma dos pesos da tabela de facilidades = 3; 4-Soma dos pesos da tabela de facilidades = 4; 5-Soma dos pesos da tabela de facilidades = 5. Níveis de influência: - (referenciado por duas tabelas)

21 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Peso / Item: 1 - Consulta flexível simples, lógica and / or em um único arquivo; 2 - Consulta flexível simples, lógica and / or em mais de um arquivo; 3 - consulta flexível complexa, lógica and / or em mais de um arquivo; 1 - Parâmetros mantidos pelo usuário, efetivados no dia seguinte; 2 - Parâmetros mantidos pelo usuário, efetivados imediatamente. Características Gerais do sistema 14 - Facilidade de Mudanças Tabela de itens de facilidade

22 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Ajuste da Contagem Consiste em aplicar o fator de ajuste calculado aos pontos por função brutos identificados. Então: PFajustados = PFbrutos x Fator de ajuste


Carregar ppt "Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Métricas e estimativas em processos de Produção de software Métricas e estimativas em."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google