A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filipa Vicente Professora CFQ 1.2.4 Fenómenos acústicos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filipa Vicente Professora CFQ 1.2.4 Fenómenos acústicos."— Transcrição da apresentação:

1 Filipa Vicente Professora CFQ 1.2.4 Fenómenos acústicos

2 Filipa Vicente Professora CFQ Durante a sua “viagem”, no seu “percurso” as ondas sonoras podem: Embater numa superfície não absorvente (lisa e dura) - voltar para trás e continuar a sua “viagem” com a mesma velocidade. Reflexão Passar de um meio para outro - sofrer um desvio e continuar a sua “viagem mas com outra velocidade. Encontrar fendas, orifícios ou extremidades de objectos - espalhar-se em todas as direcções. Embater numa superfície absorvente (macia e felpuda) - terminar a “viagem”. Refração Difração Absorção

3 Filipa Vicente Professora CFQ Reflexão Refração Difração Absorção Quando as ondas sonoras, que se propagam num determinado meio, encontram uma superfície podem sofrer uma:

4 Filipa Vicente Professora CFQ Estes quatro fenómenos acontecem na tua sala de aula. Descreve cada um deles, indicando o tipo de material que a onda sonora encontra durante a sua propagação. Reflexão Acontece quando as ondas sonoras batem nas paredes de betão da sala e voltam para trás. Refracção Acontece quando as ondas sonoras atravessam as paredes de betão da sala e entram na outra sala contígua. Difracção Acontece quando as ondas sonoras atravessam o buraco da fechadura e entram na sala. Absorção Acontece quando as ondas sonoras batem na cortiça do tecto da sala de aula.

5 Filipa Vicente Professora CFQ Um eco é uma repetição de um som. Um eco é devido à reflexão do som num obstáculo. ir voltar

6 Filipa Vicente Professora CFQ d = ? m (ir) t = 0,1 s (ir e voltar) v = 340 m/ s 340 = d:0,1 s d = 34 m (ir e voltar) 34 m : 2 = 17 m

7 Filipa Vicente Professora CFQ

8 Filipa Vicente Professora CFQ O sonar é uma aplicação prática da reflexão de ultrassons. Este aparelho permite determinar a profundidade da água que fica por baixo de um barco ou a distância a que se encontra, por exemplo, um cardume.

9 Filipa Vicente Professora CFQ A ecografia, que permite obter imagens do interior do nosso corpo é outra das aplicações da reflexão de ultra- sons.

10 Filipa Vicente Professora CFQ d = ? m (ir) t = 0,4 s (ir e voltar) v = 340 m/ s 340 = d : 0,4 d = 340 x 0,4 136 m : 2 = 68 m d = 136 m R. O obstáculo está a 68 m da fonte sonora.

11 Filipa Vicente Professora CFQ FIM


Carregar ppt "Filipa Vicente Professora CFQ 1.2.4 Fenómenos acústicos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google